sexta-feira, 19 de outubro de 2012

As redes e o voto

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 19/10/2012
 
As redes sociais ganharam mais importância do que nunca nestas eleições. Funcionam como uma usina de ideias, propostas e versões. Como acontece na boca maldita da política urbana, também são fábricas de intrigas e calúnias, de duras agressões. São capazes de catapultar um candidato nanico que tenha realmente algo a dizer ou obrigar um mais graúdo a passar o resto da campanha se explicando sobre o comportamento pessoal. Mas será que decidem as eleições? Ainda não.

O filósofo e professor Renato Janine Ribeiro, da Universidade de São Paulo, ontem entrou no debate das redes sociais sobre as eleições de São Paulo com um comentário muito esclarecedor sobre o voto do eleitor, endossando a tese do cientista político Alberto Carlos Almeida, para quem o eleitor é, antes de tudo, racional. "Reelege quem está bem avaliado, não reelege o mal avaliado. Transfere seu voto de um prefeito bem avaliado para seu candidato."

Essa é a explicação de Almeida para os resultados eleitorais do primeiro turno em Porto Alegre, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e no Recife. "Daí, sua convicção de que Serra perde em São Paulo", conclui Janine. Que arremata: "O importante, para além das previsões, é a tese de que o eleitor não é burro. Ele não é manipulado. Aborto, kit gay, atores da Globo remam a favor da corrente, não invertem o fluxo do rio. Se ele tem razão, é hora de enterrar o preconceito do tipo "brasileiro não sabe votar" ou "perdoe os eleitores, eles não sabem o que fazem" ."

Turbinado

Privatizado em fevereiro, para receber obras de ampliação e reforma, o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), receberá do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) R$ 1,2 bilhão

Apostas

Na reta final da campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff resolveu pagar para ver em três capitais consideradas estratégicas e enfrentará antigos desafetos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, sobe no palanque de Nelson Pelegrino, do PT, que disputa com ACM Neto (DEM) a prefeitura de Salvador. Amanhã, estará ao lado de Fernando Haddad, em São Paulo, que compete com José Serra (PSDB). Na segunda-feira, participa de comício em Manaus, onde a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) enfrenta Arthur Virgílio Neto (PSDB).

Blocão

O bloco União e Força ganhou mais um integrante, o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), que assumiu a vaga deixada por Marta Suplicy. Liderado pelo senador Gim Argello (PTB-DF), o bloco passou a contar com 14 senadores de três partidos (PTB, PR e PSC), a terceira bancada do Senado.

Pagou

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) também tomou providências para quitar a dívida na Receita Federal referente ao não recolhimento, pelo Senado, do IR sobre os 14º e 15º salários. O valor será de aproximadamente R$ 18 mil. Ou seja, optou por não ter sua dívida paga pelo Senado.

Genocídio

Líder do PV, o deputado Sarney Filho, do MA, alertou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o risco de suicídio coletivo dos índios da etnia Guarani-Kaiowá acampados na Fazenda Cambará, à margem do Rio Hovy, em Mato Grosso do Sul. O parlamentar levou o caso ao conhecimento do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, e pediu seu apoio no sentido de evitar a tragédia.

Contrato

A direção do Arquivo Nacional publicou nota na intranet da instituição, segunda-feira, ameaçando os servidores que divulgassem um contrato da Google com o órgão. Em plena vigência da Lei de Acesso à Informação, os servidores foram surpreendidos com a proibição.

Belo Monte// 

Depois de dois dias de audiências entre a diretoria da Norte Energia e comunidades indígenas, pescadores e ribeirinhos, foram retomadas ontem as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no canteiro do Sítio Pimental. A empresa construirá escolas e postos de saúde na região.

Domínio/ Todos os órgãos do Poder Legislativo passarão a utilizar o domínio .leg na internet. Lançada na quarta-feira por dirigentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União, a migração para o novo domínio será gradual e atingirá assembleias legislativas e câmaras municipais. Segundo Haroldo Tajra, o projeto foi desenvolvido pelos técnicos do Programa Interlegis, do qual é diretor.

Presídios/ Uma equipe da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) visitou os presídios femininos do Distrito Federal (Colmeia), de Luziânia e do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, em Goiás, para formatar o programa Reeducando para a Liberdade.

Comissão/A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) assumiu esta semana, interinamente, a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM).

Nenhum comentário: