terça-feira, 16 de outubro de 2012

Para todos os gostos

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 16/10/2012
 
Começou o segundo turno em 17 capitais, das quais quatro não têm candidatos favoritos. Segundo levantamento feito pelos cientistas políticos Murillo de Aragão e Cristiano Noronha, da Arko Advice, o PT é favorito em três capitais; PSDB, PSB e PDT são os favoritos em duas capitais cada; e PP, PSD, PTC,
PSol e PPS lideram em uma.

»    »    »

As disputas mais radicalizadas, que opõem governistas e oposicionistas, são as de São Paulo, onde o tucano José Serra corre atrás do petista Fernando Haddad, e de Salvador, onde a situação se inverte: ACM Neto (DEM) larga na frente do petista Nelson Pelegrino. O pau quebra também em Manaus, onde o tucano Arthur Virgílio Neto lidera com folga a disputa com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

»    »    »

Em João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), que derrotou Cícero Lucena (PSDB) por uma diferença de 18% no primeiro turno, é o favorito. Em Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), o candidato do governador do Acre, Tião Viana (PT), enfrenta o tucano Tião Bocalom (PSDB) com pequena vantagem. Em Teresina, Firmino Filho (PSDB) venceu o primeiro turno contra Elmano Ferrer (PTB). O ex-governador Wellington Dias (PT), derrotado no primeiro turno, pode ser o fiel da balança. Ele apoia o petebista. Nas demais capitais, é um samba de doido, como diria o saudoso Stanislaw Ponte Preta, numa versão politicamente correta.


São Paulo

José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) disputam um "clássico" da política nacional. O tucano garantiu o apoio de PDT, PPS e PTB, enquanto Haddad atraiu o PMDB. No primeiro turno, Serra venceu Haddad por quase dois pontos percentuais. No segundo, pesquisa Datafolha aponta uma vantagem para o petista de 10 pontos. Fernando Haddad saltou de 28,98% para 47%, enquanto José Serra passou de 30,75% para 37%. Entre os eleitores que votaram em Russomanno no primeiro turno, 56% declararam agora voto em Haddad, e 25% em Serra. No eleitorado de Chalita, 43% declararam voto em Haddad, e 34% em Serra.

Centro-Oeste

Em Campo Grande, o favoritismo é de Alcides Bernal (PP), que abre em vantagem sobre Edson Giroto (PMDB), o candidato do bem-avaliado prefeito Nelson Trad Filho, do PMDB. Pesa contra Giroto o sentimento de mudança, pois o PMDB comanda a cidade há 16 anos. Em Cuiabá, a disputa entre PSB e PT pega fogo e promete ser bastante acirrada. O socialista Mauro Mendes venceu o petista Lúdio Cabral por menos de um ponto percentual no primeiro turno.

Sul

Em Curitiba, apesar de Ratinho Júnior (PSC) ter liderado toda a campanha e vencido o primeiro turno com uma vantagem em torno de 7%, o crescimento registrado por Gustavo Fruet (PDT) na reta final do primeiro turno, somado ao apoio dado pelo PT ao ex-deputado federal, abre espaço para que ele vire o jogo. Em Florianópolis, mesmo que a vantagem de Cesar Souza Júnior (PSD) sobre Gean Loureiro (PMDB) tenha girado ao redor de 4%, o favorito é o representante do PSD, partido do governador Raimundo Colombo.

Norte

Em Macapá, Roberto Góes (PDT) e Clécio Luis (PSol) disputam o segundo turno no mano a mano. Em Porto Velho, o cenário está indefinido entre Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB). Em São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) é o favorito na disputa contra João Castelo (PSDB).

Nordeste

Em Fortaleza, Elmano de Freitas (PT) venceu o primeiro turno contra Roberto Cláudio (PSB) por uma vantagem inferior a 2%. Há um embate entre a prefeita de Fortaleza, a petista Luizianne Lins, e o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Em Natal, o favorito é Carlos Eduardo (PDT), que larga em grande vantagem contra Hermano Morais (PMDB) no segundo turno.

Sudeste

Em Vitória, a disputa é entre dois aliados tradicionais: após liderar todo o primeiro turno, Luiz Paulo (PSDB) foi superado por Luciano Rezende (PPS), que agora é o favorito. Segundo pesquisa do Instituto Futura, Rezende tem 56,8% das intenções de voto contra 30,8% de Luiz Paulo.


Ministro/ /

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado marcou para amanhã a conclusão da sabatina de Teori Zavascki, indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga do ministro Cezar Peluso, que se aposentou.

Lavagem

O marqueteiro Duda Mendonça e a sócia, Zilmar Fernandes, foram absolvidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) das acusações de lavagem de dinheiro e de manterem ilegalmente no exterior R$ 10 milhões
 
Visita/ O governador Antonio Anastasia e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, vistoriam hoje as obras do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. Participam também da visita o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o tetracampeão brasileiro Bebeto e o mascote da Copa.

 Apoios/ Em troca do apoio de Gabriel Chalita a Fernando Haddad em São Paulo, o PT deve apoiar dois candidatos do PMDB: Renato Amary, que disputa a prefeitura de Sorocaba com o tucano Antonio Carlos Pannunzio; e Maria Antonieta de Brito, que tenta se reeleger à prefeitura do Guarujá, contra o pedetista Farid Madi como adversário.

Nenhum comentário: