domingo, 14 de outubro de 2012

Pra que voltar?

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 13/10/2012
O candidato tucano José Serra lançará na segunda-feira o seu programa de governo. Será na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, local da Avenida Paulista frequentado por nove entre dez integrantes da chamada academia. Apostará na racionalidade dos eleitores paulistas e na "defesa dos valores" para tentar reverter a vantagem de onze pontos que o candidato petista Fernando Haddad conquistou na virada do primeiro para o segundo turno.

Os marqueteiros tucanos procuram mitigar a situação dramática da campanha de Serra com o argumento de que bastaria tomar seis pontos de Haddad para reverter a situação. Lembram que os dois já se revezaram na liderança e que todos os candidatos oscilaram nas pesquisas durante o primeiro turno. Nada impediria que isso se repita no segundo. Celso Russomano chegou a ser considerado imbatível e ficou pelo caminho.

O programa de governo de Serra é uma tentativa de resposta ao questionamento feito ao candidato do PSDB por seus adversários: pra que voltar à prefeitura de São Paulo? Eleito em 2004, o tucano renunciou à prefeitura para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, deixando em seu lugar Gilberto Kassab, cuja administração é mal avaliada. Dessa resposta dependeria a sorte do tucano.

Ganhou

A Justiça Eleitoral deu parecer favorável à representação feita pela coligação do tucano José Serra contra o petista Fernando Hadddad, que perdeu 1 minuto e 8 segundos do tempo do PT no primeiro programa do horário eleitoral no segundo turno. O petista usou a propaganda eleitoral dos vereadores de sua coligação indevidamente.

Estreia

O deputado Gabriel Chalita, do PMDB, fez sua estreia na campanha do petista Fernando Haddad ontem. Participou de uma missa celebrada pelo padre Rosalvino em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

Até o fim

O ministro Carlos Ayres Britto comandará o julgamento do mensalão até o fim. Sua última sessão na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) será somente em 14 de novembro, quando se aposentará por completar 70 anos.

Nota dez

Desde ontem, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, o Senai promove a Olimpíada do Conhecimento. Os estudantes são desafiados a resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Vencem aqueles que obtiverem as melhores notas. Com 2,5 milhões de alunos, foram selecionados para a competição apenas 638 estudantes.

No amor

O apoio do PMDB à candidatura de ACM Neto (DEM) em Salvador não tem compromisso com candidaturas ao governo da Bahia em 2014. O peemedebista Geddel Vieira Lima (foto), adversário do governador Jaques Wagner (PT), não exigiu nada em troca.

Arquivos

O Arquivo Histórico do Exército (AHEx), em parceria com o Arquivo Nacional, promoveu no Rio de Janeiro o encontro sobre história militar: Do Passo da Pátria a Fornovo: as duas grandes guerras do Brasil exibiu os acervos originais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Campanha da Tríplice Aliança. Perguntar não ofende: cadê os arquivos da guerrilha do Araguaia?

Pra casa

Presidente do PSDB, o deputado Sérgio Guerra (PE) recebeu alta ontem do Hospital Santa Joana, no Recife. Segundo seu médico, Gustavo Henriques Filho, ele está com o quadro clínico compensado e permanecerá sob acompanhamento de seus médicos. Guerra foi submetido a hemodiálise.

É fogo

A turma da bala bombardeou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nas redes sociais. O Projeto de Lei nº 176/2012, proposto pelo senador, proibe a comercialização e a aquisição de armas de fogo no Brasil. Mais de mil pessoas manifestaram-se contra a proposta.

Prisão

O ex-prefeito de Macapá João Henrique Pimentel foi condenado na última quinta-feira pela Justiça Federal a seis anos de prisão, por fraude em licitação e desvio de verba pública. A decisão judicial analisou os procedimentos adotados para construção do Hospital do Câncer de Macapá, orçado em mais de R$ 6 milhões.

Nenhum comentário: