sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Recuo estratégico

Quem erra de "inimigo principal" não tem a menor chance de ganhar a guerra. A estratégia tucana de bater duro na candidata do PSB, Marina Silva, não surtiu o efeito desejado no plano nacional. Aécio Neves (PSDB) continuou caindo nas pesquisas



O candidato do PSB a presidente da República, Aécio Neves, opera um recuo estratégico para que a legenda não perca o governo de Minas para o PT. Entrou com tudo na campanha do tucano Pimenta da Veiga, que corre o risco de perder as eleições para o petista Fernando Pimentel. Ontem, em Belo Horizonte, um dia depois da passagem de Dilma Rousseff pela capital mineira, começou a reorganizar a contraofensiva tucana no estado.


"Minas não merece ter o PT governando seus destinos", ressaltou ele. "Há uma percepção no Brasil inteiro hoje de que o PT, onde governa, está perdendo as eleições. Espero que Minas Gerais demonstre de forma muita clara que não temos como vocação ser, amanhã, depósito de petistas derrotados em outras partes do Brasil", afirmou. "Não há nenhuma ação estruturante do PT em Minas Gerais."


Aécio acrescentou que o PT impediu a votação do marco regulatório do minério, que traria benefícios para Minas, e não permitiu a renegociação das dívidas dos Estados.Para ele, o candidato do PT a governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, representa um partido que governou nos últimos 12 anos "de costas" para o Estado.

"O que vejo é o candidato de um partido que levou para fora de Minas Gerais investimentos que deveriam estar no Estado, na indústria automobilística, na área de acrílico e tantas outras, agora falar em desenvolvimento em Minas. É o candidato de um partido político que governou durante 12 anos de costas para os interesses de Minas Gerais. A grande verdade é essa", ressaltou.

O candidato à Presidência manifestou confiança na sua vitória e na eleição de Pimenta da Veiga para governador do Estado e na de Antonio Anastasia para senador. "Estou muito animado. Acho que vamos vencer em Minas Gerais, vamos fazer barba, cabelo e bigode."

Aécio fez essas afirmações em entrevista após se reunir com deputados estaduais e federais que o apoiam. "Nós temos um projeto para Minas Gerais, é um projeto qualificadíssimo. E nós temos que dizer a verdade para combater a mentira que é a tônica da propaganda do PT", comentou. "Vocês viram o número de parlamentares aqui presentes, federais e estaduais. E agora é pé na estrada, força total."

Pesquisas

 Na pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo", divulgada dia 04 de setembro, Fernando Pimentel lidera a disputa pelo Governo, mas com a possibilidade de um segundo turno com Pimenta da Veiga, enquanto Antonio Anastasia é o primeiro colocado para o Senado.

Pimentel tem 2% da preferência dos entrevistados, Pimenta da Veiga vem na sequência com 24%, Tarcísio Delgado aparece com 3%, Eduardo Ferreira, Professor Túlio Lopes, Fidélis e Cleide Donária receberam 1% cada. Os votos em branco ou nulo somaram 11% e os que não sabem 26%.
 Num provável segundo turno entre os dois primeiros colocados, Pimentel seria eleito com 41% das intenções de voto, contra os 28% alcançados por Pimenta da Veiga. 9% optaram pelo voto em branco ou nulo e 33% não sabem em quem votar.

Pra que tascar o balão?

Quem erra de "inimigo principal"não tem a menor chance de ganhar a guerra. A estratégia tucana de bater duro na candidata do PSB, Marina Silva, não surtiu o efeito desejado no plano nacional. Aécio Neves (PSDB) continuou caindo nas pesquisas, ajudou a aumentar a rejeição da senadora oposicionista e perdeu votos para Dilma Rousseff (PT). Pode ser que isso seja uma tática do PSDB para não perder a hegemonia da oposição, como aquele menino que grita "tasca" para os demais colegas porque não será ele a pegar o balão que está caindo. 

Nenhum comentário: