sábado, 27 de abril de 2013

Ofensiva contra Campos

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 25/04/2013
 A segunda frente da presidente Dilma Rousseff para viabilizar a reeleição já no primeiro turno é o Nordeste, onde executa uma operação pesada para inviabilizar ou enfraquecer a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Fomenta um “racha” no PSB, liderado pelo governador do Ceará, Cid Gomes — recebido ontem por Dilma — e pelo irmão dele, o ex-ministro Ciro Gomes.

»   »   »

Resolução do diretório regional do Ceará propõe uma consulta aos demais diretórios regionais do PSB sobre a candidatura de Eduardo Campos a presidente da República. Cid e Ciro somam-se ao presidente em exercício do partido, Roberto Amaral, e ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que ocupa o cargo por indicação de Campos, na defesa pública do apoio da legenda à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

»   »   »

A ofensiva mira também os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande; da Paraíba, Ricardo Coutinho; do Piauí, Wilson Martins; e do Amapá, Camilo Capiberibe, que estão entre a cruz e a caldeirinha. O Palácio do Planalto acena com um grande afluxo de recursos para esses estados, ao mesmo tempo em que, na política nacional, PT e PMDB descem o relho no lombo de Campos.

Ruralistas// Os ruralistas estão pintados para a guerra contra os índios. Para criação da CPI da Fundação Nacional do Índio (Funai), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) já conta com o apoio de 201 deputados, 30 a mais do que o exigido pelo Regimento da Casa. Promete arrombar a “caixa-preta” da Funai.

Reservas
Com o projeto que transfere para o Congresso a demarcação das terras indígenas, os ruralistas querem reduzir as dimensões das reservas existentes e impedir a demarcação de mais 156 reservas. Os 818 mil índios recenseados no Brasil ocupam 517 reservas, que somam uma área de
1,07 milhão de km².

Reservas
Com o projeto que transfere para o Congresso a demarcação das terras indígenas, os ruralistas querem reduzir as dimensões das reservas existentes e impedir a demarcação de mais 156 reservas. Os 818 mil índios recenseados no Brasil ocupam 517 reservas, que somam uma área de
1,07 milhão de km².

Levou/ O líder do PMDB, Eduardo Cunha, do RJ, foi o verdadeiro comandante da sessão que aprovou o texto da MP dos Portos, do relator Eduardo Braga (PMDB-AM). Ele orientou desde cedo os deputados a não assinar a folha de presença para evitar a abertura dos trabalhos, liderou a tensa reunião para fechar o acordo e, ainda, foi o autor de três das quatro emendas aceitas, num universo de 1,5 mil.

Calmante/ Para completar, Cunha ainda tentou moderar as reações da Mesa e fez troça com o nervosismo do presidente da comissão mista, José Guimarães (PT-CE). “Toma uma maracujina”, disse uma vez. “Nosso presidente Enéas”, acrescentou, ao brincar com o encaminhamento apressado.

Rompimento
O senador Pedro Simon, do PMDB-RS, era um aliado da presidente Dilma Rousseff até ontem, quando rompeu publicamente com o governo da tribuna do Senado, com um discurso à antiga, que arrancou aplauso dos colegas. Simon tomou as dores da ex-senadora Marina Silva, que tenta criar o Rede Sustentabilidade, seu novo partido, mas enfrenta dificuldades patrocinadas pelo Palácio do Planalto. Classificou de antidemocráticas as articulações de Dilma contra Marina.

Minicongresso
Líder do PSB na Câmara, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) anunciou ontem que levará ao Diretório Nacional a proposta de que todos os diretórios municipais se pronunciem sobre a candidatura própria do PSB à Presidência da República. Os articuladores da candidatura de Campos trabalham com o horizonte de setembro para decidir a questão. Caso confirme-se a candidatura, os socialistas terão que desembarcar do governo Dilma.

Fica no ninho
As conversas do ex-governador José Serra (PSDB) com o presidente do MD, Roberto Freire (SP), não evoluíram. O tucano está sendo muito pressionado por seus aliados tradicionais a permanecer no ninho tucano — um deles é o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP). O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também entrou em campo para entregar o controle do diretório regional do PSDB em São Paulo ao deputado Duarte Nogueira, aliado de Serra.

Minorias
O deputado Jean Wyllys (PSol-RJ) instala hoje a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Minorias. A ideia é realizar um encontro com o cartunista Laerte, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. Wyllys afirma que o evento foi pensado para servir como um “espelho avesso” da Comissão da Câmara presidida pelo deputado pastor Marco Feliciano (PSC).

Nenhum comentário: