quinta-feira, 25 de abril de 2013

Gota d'água

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 19/04/2013
 
Já lhe dei meu corpo, minha alegria/Já estanquei meu sangue quando fervia/ Olha a voz que me resta/Olha a veia que salta/Olha a gota que falta pro desfecho da festa/Por favor/Deixe em paz meu coração/Que ele é um pote até aqui de mágoa/E qualquer desatenção, faça não/Pode ser a gota d’água.

A canção Gota d’água, de Chico Buarque — tema do famoso musical homônimo estrelado por Bibi Ferreira, de autoria do compositor e do dramaturgo Paulo Pontes, falecido precocemente —, encaixa-se como uma luva no drama político do ex-governador José Serra, que ameaça deixar o PSDB e ingressar no novo MD (fusão do PPS com o PMN) a qualquer momento.

A verdadeira gota d’água pode ter sido o desfecho da disputa pelo controle do diretório municipal do PSDB em São Paulo, na qual foi defenestrado o vereador Andrea Matarazzo, após articulação dos secretários de estado José Aníbal (Energia), Bruno Covas (Meio Ambiente) e Julio Semeghini (Planejamento). Candidato derrotado à presidência do diretório, Andrea Matarazzo já anunciou aos amigos que vai deixar a legenda. Serra perdeu todos os espaços no PSDB, até mesmo o controle do partido na capital paulista, da qual foi prefeito.

Mal na fita
Sobrou para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que assistiu ao embate entre os tucanos da capital de camarote. Serra não se conforma com essa omissão, uma vez que o governador teria liderança e poderes suficientes para enquadrar Bruno e Semeghini. Aníbal, não; esse não faz acordo com os serristas. Poderia até pegar o boné e voltar para a Câmara.

Não gostou
Alckmin tenta evitar a ruptura. Desaprovou o resultado da eleição para a presidência do diretório. “Não gostei da decisão. A minha posição sempre foi clara: deve haver entendimento, uma executiva em que todos participem. Era a oportunidade de o Andrea ser presidente do partido”, disse ontem.

Vai à feira//
A presidente Dilma Rousseff está rindo à toa: o preço do tomate desabou, a carne está caindo e outros hortifruti vão reduzir o preço. A mudança de estação favorece a produção do setor e frustra a oposição.


Vaquinha
A Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, que luta para conseguir 500 mil assinaturas, ganhou fôlego financeiro ao conseguir a liberação do seu CNPJ, que a Receita Federal havia negado. A decisão veio da 16ª Vara Federal. Agora, Marina já pode fazer campanha para levantar recursos por meio das redes sociais.

De mando
Líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg, do PSB, anunciou que ingressará com mandado de segurança preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a tramitação do projeto que dificulta a formação de partidos no Senado. A orientação veio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB.

Internacional
Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa entrou na lista das pessoas mais influentes da revista Time, com o chefe de cozinha Alex Atala. A situação da economia tirou do ranking da publicação norte-americana a presidente Dilma Rousseff, a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o empresário Eike Batista.

Domésticas
A comissão encarregada de regulamentar a lei que aumenta os direitos trabalhistas de empregados domésticos vai entregar seu projeto antes de 1º de maio. Segundo o presidente da comissão, deputado Cândido Vaccarezza, do PT-SP, uma das prioridades da proposta é a criação do Simples do empregador doméstico.

Encargos
Atualmente, o empregador doméstico paga 12% de INSS e 8% de FGTS. O plano é tentar reduzir o encargo total para 15%

Saiu da muda/ Ministro da Fazenda interino, Nelson Barbosa saiu da muda ontem e deu declarações sobre a taxa básica de juros, que subiu 0,25 ponto percentual: “É compatível com a expectativa de crescimento econômico de 3,5% prevista para este ano”. Andava meio calado por ordens do ministro Guido Mantega.

Municípios/ O senador Clésio Andrade (PMDB-MG) conseguiu aprovar ontem à tarde o Projeto de Conversão nº 4 da Medida Provisória nº 589, que parcela débitos relativos às contribuições previdenciárias dos estados e municípios. Espécie de Refis, é uma tábua de salvação para muitos prefeitos recém-empossados.

Anticrise/ O governo não vai recuar da desoneração do setor produtivo, mas pressionará os beneficiados a repassar os benefícios ao consumidor. Também cobrará dos bancos a redução dos spreads bancários. Quer buscar competitividade para a produção nacional no setor financeiro.

Nenhum comentário: