quarta-feira, 17 de abril de 2013

Fechar a janela

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 12/04/2013
 
Por apenas dez votos, o governo não conseguiu fechar a porta para a criação ou fusão de partidos. Sem previa consulta ao colégio de líderes, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), na noite de quarta-feira, pôs na ordem do dia o pedido de urgência para votação do projeto de lei do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), que impede a transferência do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Partidário relativos aos deputados que mudam de partido.

O governo não conseguiu aprovar o requerimento de urgência, porque precisava de 257 votos. No total, foram 247 votos a favor, 20 votos contra e 9 abstenções. O PSDB, o PSB, o PPS, o PDT e o PV entraram em obstrução. O líder do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS), disse que a votação "na cruzada da noite" iria contra a prática de acordos no Colégio de Líderes. O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), alegou não ter tido tempo de discutir a proposta com seus vice-líderes e com a bancada e defendeu a obstrução.

A proposta pegou de surpresa a oposição e somente não foi aprovada porque muitos governistas também foram surpreendidos. Na verdade, o objetivo é impedir que o novo partido de Marina Silva, o Rede Sustentabilidade, e a eventual fusão do PPS com o PMN possibilitem a abertura dessa janela para que os deputados que trocarem de partido para apoiar Marina ou Campos carreguem o tempo de televisão, como ocorreu com o PSD, cuja criação foi estimulada pelo Palácio do Planalto para enfraquecer a oposição.
Terceira via
Ontem, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, anunciou que o projeto será submetido à votação na próxima terça-feira. A ordem do Palácio do Planalto é impedir o surgimento de uma terceira via nas eleições de 2014 com tempo de televisão e recursos partidários capazes de viabilizar uma candidatura alternativa à polarização PT versus PSDB que possa deslocar o eixo da disputa.

Jogo duro

A decisão de fechar a janela aberta pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu tempo de televisão e recursos para o PSD de Gilberto Kassab, foi tomada durante uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva e o presidente do PT, Rui Falcão. A conversa sobre as eleições de 2014 durou seis horas. A decisão teve o apoio do vice-presidente Michel Temer, que cada vez mais consolida sua posição na chapa da reeleição e a liderança que exerce na legenda. Trocando em miúdos, é jogo duro com Marina e Eduardo.

Assumiu

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumiu a condição de candidato a presidente da República e subiu o tom de suas críticas ao governo. Anunciou também que vai assumir a presidência do PSDB, pleiteada pelo ex-governador de São Paulo José Serra. Foi com essa nova postura que participou da convenção do Partido Progressista (PP) e da conferência "A esquerda democrática pensa o Brasil", promovida pelo Partido Popular Socialista (PPS). "O que o PSDB vai fazer agora é construir uma alternativa para o país, esse ciclo de governança do PT se exauriu", disse.

Amor pra dar

O PPS deve reunir seu diretório nacional amanhã e convocar um congresso extraordinário a toque de caixa. Pretende criar condições institucionais para se fundir ao PMN ou outro partido e abrir espaço para a entrada de parlamentares que desejam migrar para a oposição. Roberto Freire faz charme para Aécio Neves (PSDB), namora Eduardo Campos (PSB), está de braços abertos para Marina Silva. Mas não abandonou José Serra, que ameaça deixar o ninho tucano.

Troca de guarda

O senador Ciro Nogueira (foto), do Piauí, foi aclamado ontem novo presidente do diretório nacional do Partido Progressista (PP). Ocupará o cargo deixado pelo senador Francisco Dornelles, do Rio de Janeiro, que passa agora a ser presidente de honra da sigla. O primeiro vice-presidente será o deputado Mario Negromonte, da Bahia, ex-ministro das Cidades. A mudança consolida a presença da legenda na base do governo. Dornelles é tio de Aécio.

Crack

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez duras críticas ao governo por causa da proliferação do consumo de crack. Em 2010, o Ministério da Saúde estimou em cerca de 600 mil os viciados em crack. Esse número agora é estimado em 2 milhões

Ruim de descascar//

 O maior vilão da inflação de alimentos nos últimos doze meses não é o tomate (alta de 122,13%), é a farinha de mandioca (151,39%). Também estão deixando a equipe econômica à beira de um ataque de nervos a batata inglesa (97,29%), a cebola (76,46%) e o alho (53,13%).

É, pode ser.../ José Cândido Muricy, do Escritório de Gerenciamento de Projetos do Governo do Rio de Janeiro, afirmou ontem em audiência pública na Câmara que as demolições dos estádios de atletismo, Célio de Barros, e de natação, Júlio de Lamare, no Rio de Janeiro, são compromissos decorrentes da privatização do complexo do Maracanã. Disse que, se forem necessárias obras no estádio para receber os Jogos Olímpicos 2016, não deverão ser usados recursos públicos.

Azebudsman/ O leitor Sylvio Andrade reclamou da coluna de ontem. Segundo ele, em resumo, exagerei na avaliação do favoritismo de Dilma Rousseff, desconsiderando a situação da economia.

Nenhum comentário: