sábado, 6 de abril de 2013

Cartada mineira

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 05/04/2013
 

Com aval da presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer articula a candidatura ao governo de Minas Gerais do empresário Josué Gomes da Silva, dono da Coteminas, o maior conglomerado têxtil do Brasil, que vem sendo cortejado por vários partidos. As conversas estão adiantadas e ganharam força na cúpula do PMDB com a indicação do novo ministro da Agricultura, deputado Antônio Andrade (PMDB-MG)), que é produtor rural no noroeste mineiro.

Filho do falecido vice-presidente José Alencar, Josué é o nome da preferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem a simpatia de Dilma. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, é o candidato natural do PT ao governo de Minas, mas cederia a vaga para uma composição com o PMDB caso o candidato seja Josué.

Um dos coordenadores da campanha de Dilma em 2010, Pimentel ganharia mais poder na equipe de governo: é o nome mais cotado para o lugar da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que deverá se candidatar ao governo do Paraná. A outra opção para o cargo seria o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que ainda não decidiu se será candidato ao governo de São Paulo. Pimentel e Mercadante são os ministros mais influentes do governo Dilma Rousseff.

Quem é?

Deu certo a estratégia do PMDB de tornar o vice-governador Luiz Fernando Pezão mais conhecido pela população fluminense com a polêmica campanha “Quem é Pezão”, que foi tirada do ar pela Justiça Eleitoral. Pesquisa encomendada pelo partido ao Instituto Ideia revelou que o nível de conhecimento do vice subiu de 33% para 44%, bem como suas intenções de voto. Pela pesquisa, Anthony Garotinho (PR) lidera a corrida pelo Palácio das Laranjeiras com 25%; Lindbergh Farias tem 17%; e Pezão, 16% das intenções de votos. O ex-governador Garotinho é conhecido por 99% da população, enquanto o senador Lindbergh foi citado por 92% dos entrevistados.

Municipalista


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) voltou a apontar a fragilização da Federação como causa dos problemas na saúde, segurança e educação nas cidades brasileiras. Ontem, no 57º Congresso Paulista de Municípios, em Santos (SP), Aécio disse que a centralização excessiva de decisões no governo federal favorece o desperdício e os desvios na gestão pública. “A tese do municipalismo é a tese da responsabilidade, daqueles que querem viver em uma Federação, e não em um Estado unitário.”

Pastel

Aécio Neves participou do encontro municipalista a convite do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sendo muito bem recebido pelos prefeitos. Em companhia do tucano paulista, que lhe garantirá o palanque de candidato a presidente da República no maior colégio eleitoral do país, aproveitou a viagem a Santos para comer pastel no Café Carioca, tradicional reduto político do centro histórico da cidade, que era muito frequentado pelo ex-governador Mário Covas, natural da cidade.

22,7%

da população adulta têm pressão alta, segundo levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011). A hipertensão arterial no Brasil é mais comum entre as mulheres (25,4%) do que entre os homens (19,5%).

Presente

Foi aprovado pela Câmara, em caráter terminativo, o projeto do senador Rodrigo Rollemberg, do PSB-DF, que institui a Política Nacional de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. O objetivo é conciliar o desenvolvimento econômico do meio rural com a preservação do meio ambiente. A expectativa é que o texto seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia do aniversário da Embrapa, que desenvolveu a tecnologia, em 24 de abril.

O craque// 

Com paralisia cerebral, Arthur Neto Nascimento, de 12 anos, dará o pontapé inicial na inauguração do Estádio da Fonte Nova, hoje, em Salvador, na presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner. Utilizará um traje especial desenvolvido pela Agência Espacial Russa, que lhe possibilita os movimentos. Paraense, recebe tratamento experimental na Bahia.

Arapongas/ O líder do PPS na Câmara, Rubem Bueno (PR), pediu a convocação da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito Carvalho Siqueira; e do diretor-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, para que expliquem os motivos que levaram o governo a montar um esquema de monitoramento, com a infiltração de agentes da Abin, do Porto de Suape, em Pernambuco.

Universidade/ Estudantes de medicina da Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, levaram um bolo do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que cancelou uma audiência na última hora. Eles só não perderam a viagem de ônibus para Brasília porque uma comissão de deputados assumiu o compromisso de visitar a instituição, em greve desde o início do semestre, devido ao atraso no pagamento de fornecedores e professores.

Campanhas/ Conselheiro federal da OAB, Wadih Damous defende a aprovação, no Congresso Nacional, do financiamento público de campanhas eleitorais, com a proibição de pessoas jurídicas contribuírem para partidos e candidatos. “A contribuição de pessoas jurídicas nas campanhas desequilibra a disputa eleitoral e faz prevalecer os interesses do grande capital privado contra as candidaturas que não dispõem de patrocinadores”, argumenta.

Nenhum comentário: