quarta-feira, 28 de março de 2012

Viajou na crise

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 27/03/2012

Presidente da Câmara, o petista gaúcho Marco Maia assumiu a Presidência da República em meio à maior crise política do governo Dilma Rousseff. A base do governo no Congresso está rebelada e não vota nada a favor do governo, muito pelo contrário. Para complicar, é grande o descontentamento entre os militares por causa da Comissão da Verdade, criada para investigar os crimes cometidos contra os oposicionistas durante o regime militar, e também devido aos baixos soldos.

» » »

Esse cenário, há 50 anos, seria mais do que suficiente para uma quartelada, ainda mais com um partido de bases sindicais no poder e uma notória esquerdista na Presidência da República. Entretanto, a presidente Dilma Rousseff viajou — entre 28 e 31 de março estará na Índia, na reunião do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) — e não há o menor indício de anormalidade política. O país vive a mais robusta ordem democrática de sua história.

» » »

Não foi à toa que a presidente Dilma minimizou os efeitos institucionais da queda de braço que mantém com a própria base no Congresso na entrevista que deu à revista Veja. Na verdade, a crônica política banalizou os riscos e o próprio diagnóstico de crise político-institucional. Isso só ocorre de verdade em duas situações: quando o velho está morrendo e o novo ainda não nasceu; ou quando as elites (os de cima) não se entendem e o povo (os de baixo) já não obedece. Não vivemos nenhuma das duas situações.

Escala

A presidente Dilma Rousseff aproveitou a viagem à Índia para uma escala, ontem, em Granada, no sul da Espanha, onde visitou a Alhambra, que significa A Vermelha, em árabe. Foi a sede do Califado de Andaluzia e também abriga o Palácio de Carlos V, construído em 1.527 pelo monarca do Sacro Império Germânico Romano. Dilma almoçou num albergue e misturou-se aos demais turistas.

Cadafalso

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) entrou na linha de tiro. Terá que voltar à tribuna do Senado para se explicar novamente em razão das denúncias de suposta sociedade secreta com o contraventor goiano Carlinhos Cachoeira. Os senadores Ana Amélia (foto), do PP-RS, Jorge Viana (PT-AC) e Pedro Taques (PDT-MT) exigiram ontem da tribuna novas explicações.


Reposicionado

O ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias (foto) já admite a participação dos tucanos na coligação do PT com o PSB em torno da candidatura à reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, ao contrário do vice-prefeito petista Roberto Carvalho. Avalia que a aliança com o PSB é nacional e não pode ser rompida por uma questão paroquial, embora também preferisse os tucanos de fora da coligação.

Parceria//

A presidente Dilma Rousseff aposta no Brics como aliado estratégico na globalização — a China é nosso maior parceiro comercial —, mas começa a dar preferência à parceria com a Índia, que pode ser menos assimétrica. Na sexta-feira, será recebida pela presidente Pratibha Patil e assinará importantes acordos bilaterais.

Agressões

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) defendeu ontem, em plenário, a apuração rigorosa sobre agressões por parte de seguranças da Câmara a um grupo de mulheres que se manifestavam na última quarta-feira contra a Medida Provisória nº 557. A parlamentar e a coordenadora da Bancada Feminina, Janete Pietá (PT-SP), protocolaram ofício ao presidente da Câmara, Marco Maia, solicitando que sejam apuradas as responsabilidades.

Na defesa

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que acabou de assumir a defesa do contraventor Carlinhos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo sob acusação de liderar organização que explorava caça-níqueis em Goiás, já não tem o mesmo trânsito no Palácio do Planalto. No governo Lula, todos os indicados para os tribunais superiores passavam pelo crivo do criminalista.

Bloco

PTB e PSC anunciaram a criação de um bloco para disputar com o PDT a indicação para o Ministério do Trabalho. A presidente Dilma não quer nem saber desse assunto. O bloco tem 38 deputados.


Rio+20/ A Frente Parlamentar Ambientalista promove hoje na Câmara um debate preparatório para a Conferência Rio+20, marcada para junho, no Rio de Janeiro, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Além da ministra, serão palestrantes do evento o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Sarney Filho (PV-MA), que coordena a frente, e o chefe da Divisão de Meio Ambiente do Itamaraty, Paulino Franco.

Orçamento/ Será instalada hoje a Comissão Mista de Orçamento, formada por 31 deputados e 11 senadores. O presidente será o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). O relator da Lei Orçamentária de 2013 (LOA) será o senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-líder do governo no Senado.

Nenhum comentário: