sexta-feira, 23 de março de 2012

Pausa para meditação

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 23/03/2012


A piada nos corredores do Palácio do Planalto é sobre a viagem da presidente Dilma Rousseff à Índia na próxima semana. Seus auxiliares torcem para que volte imbuída do "trivarga", as três metas da vida humana, segundo o Mahabharata, o épico de 90 mil versos do hinduísmo. O texto sagrado é uma psicologia evolutiva do ser humano. Trata do karma, o desfrute sensorial; do artha, o desenvolvimento econômico; e do dharma, o código de conduta moral para quem deseja e exerce o poder.

» » »

Dilma resolveu entregar ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que assumirá a Presidência da República interinamente, a tarefa de acalmar a base do governo na Casa que comanda (o vice-presidente Michel Temer também estará viajando). Só vai tratar da suposta rebelião dos políticos governistas quando voltar do Oriente. Antes, porém, encerra esta semana com resultados muito positivos na economia, tanto em relação à inflação, quanto ao nível de emprego. Avalia que está em sintonia com a opinião pública ao não se submeter às chantagens dos políticos de própria base.

» » »

Há controvérsias na análise sobre a crise com a base do governo. A oposição pinta um cenário desastroso, no qual a governabilidade estaria comprometida pela queda de braço com as bancadas do PMDB e do próprio PT. Atribui as dificuldades para votar a Lei Geral da Copa e o Código Florestal à barbeiragem política do Palácio do Planalto, já que a oposição reúne apenas 90 deputados, contra 423 governistas.


Saudosismo// 

A presidente Dilma Rousseff tenta estabelecer as próprias regras do relacionamento com os integrantes da base de sustentação no Congresso. São diferentes do modus operandi que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou depois da crise do mensalão. Os políticos governistas já não escondem a saudade do líder petista.

O filme

A propósito, quem quiser saber mais sobre o dharma, não precisa ler o Mahabharata, pode assistir ao filme homônimo, de Peter Brook, de 1989. Narra a guerra entre Pandavas e Kauravas, duas famílias com laços de parentesco, pela posse de um reino no norte da Índia, há 5 mil anos. O trecho mais famoso do poema, conhecido como Bhagavad-Gita ("canção do divino mestre"), conta que o príncipe Arjuna, em crise de consciência por estar combatendo amigos e parentes, cogita desistir da luta, mas é convencido pelo deus Krishna de que aquela guerra faz parte do destino do povo e não pode ser evitada.




Rindo à toa

Os empresários que participaram da reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto saíram encantados do encontro. Dilma mandou seus ministros, inclusive Guido Mantega (Fazenda), falarem apenas cinco minutos e pediu aos empresários que usassem o tempo que quisessem para tratar da economia. Houve até polêmica entre o banqueiro Roberto Setúbal e a varejista Luiza Trajano sobre os níveis de crédito

Cerco
Com apoio da indústria nacional, o Palácio do Planalto quer aprovar a redução das alíquotas interestaduais do ICMS nas importações. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Eunício Oliveira
(PMDB-CE), foi avisado de que o governo pedirá urgência e levará o assunto diretamente ao plenário se o projeto em discussão não for votado na comissão na próxima semana.


Esperneio

Capixaba, o senador Ricardo Ferraço, do PMDB, encaminhou carta à presidente Dilma Rousseff, na qual afirma que a aprovação pelo Senado do Projeto de Resolução n° 72/2010, que estabelece a redução das alíquotas interestaduais do ICMS nas importações, representaria um baque de quase R$ 1 bilhão para as finanças do Espírito Santo e dos municípios. "Estudos já realizados indicam perda do PIB da ordem de 7% e de até 45 mil empregos na cadeia de serviços associada, gerados por aproximadamente 500 empresas."

Refém/ Da tribuna do Senado ontem, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) aconselhou a presidente Dilma Rousseff a não aceitar as pressões de seu próprio partido, o PMDB, e escolher os melhores técnicos para os cargos do governo. "Dilma não pode ficar refém de partidos", disse.

Inovação/ O Movimento Brasil Competitivo (MBC) promove hoje, em Brasília, o 3º Seminário Nacional MPE Brasil. Na pauta, a participação de pequenas e médias empresas na Copa de 2014 e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro,
em 2016.

Preferência

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), não esconde a torcida pela candidatura do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para a Presidência do Senado. Avalia que é a melhor alternativa para o senador José Sarney (PMDB-AP), que preferiria manter o senador Renan Calheiros (AL) na liderança do PMDB. Só falta combinar com os três caciques aliados.

Nenhum comentário: