quarta-feira, 7 de março de 2012

Com a benção de Temer

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 02/03/2012  

Durante jantar no Palácio do Jaburu, a cúpula do PMDB, comandada pelo vice-presidente Michel Temer, resolveu jogar pesado para garantir a candidatura de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo. Teme um ataque especulativo do PT. Participou do encontro o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, Paulo Skaf, que pretende disputar o Palácio dos Bandeirantes em 2014.

»   »   »

Chalita e Skaf andaram se estranhando, mas fecharam um acordo de apoio recíproco. A entrada de Skaf na campanha é uma garantia de que não faltará sustentação empresarial à estratégia do PMDB em São Paulo, mesmo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com apoio do Palácio do Planalto, jogue pesado para secar o projeto eleitoral peemedebista.

»   »   »

O acordo, de certa forma, ajuda o candidato do PSDB, José Serra, duplamente: primeiro, porque Chalita sempre foi visto como uma espécie de plano B para o governador tucano Geraldo Alckmin; segundo, porque o tempo de televisão do PMDB, caso Chalita desistisse, aumentaria em muito o tempo de televisão da coligação liderada pelo PT.

Bloquinho//

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, ainda não conseguiu entender os objetivos da aliança do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). Por isso, quer discutir o futuro da aliança PSB-PTB-PCdoB na Câmara. O incômodo é provocado pela entrada iminente do PSD de Kassab no bloquinho.

Na política

O governador Jaques Wagner (PT) decidiu que o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli (foto) será o novo secretário de Planejamento do governo da Bahia. Zezéu Ribeiro, que ocupa o cargo, reassumirá o mandato de deputado federal, do qual estava licenciado. Wagner só anunciará oficialmente a mudança após o retorno da Alemanha, para onde viajará no sábado, na comitiva da presidente Dilma Rousseff, aproveitando para promover o Parque Tecnológico de Salvador aos empresários europeus, na Feira de Hannover.

No banco

Com a volta de Zezéu para a Câmara, Acelino Popó Freitas (PRB-BA) perderá a cadeira e ficará, novamente, na condição de suplente da coligação.

Royalties

O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) desceu o malho no presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), por causa da participação no encontro dos 10 governadores de estados não produtores de petróleo na casa da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), anteontem, em Brasília: "É lamentável que exista uma "terceira casa", que é a casa da governadora do Maranhão. O presidente do Senado atua em causa própria, já que o Maranhão é o estado que vai receber mais se a nova distribuição dos royalties for aprovada", disse Garotinho.

Caserna

A presidente Dilma Rousseff está uma onça com os 100 militares da reserva que assinaram o manifesto com críticas ao governo e à Comissão da Verdade, mas ninguém foi preso até agora. Todos serão punidos com penas brandas, de acordo com os regulamentos disciplinares. Caso haja envolvimento de gente da ativa, porém, a reação dos comandantes das três Forças será pôr no xadrez o indisciplinado.

Escorpião

A velha piada do sapo e do escorpião é a melhor explicação que os petistas encontram para justificar a forma como o ex-presidente Luiz Inácio da Silva entrou no jogo do prefeito Gilberto Kassab (foto), do PSD, ao articular a candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Como se sabe, o escorpião convenceu o sapo a carregá-lo nas costas durante a travessia do lago com o argumento de que morreria afogado se o atacasse. No meio do caminho, deu uma ferroada no batráquio. E disse-lhe que isso era da sua própria natureza, traiçoeira.

Fica pra depois/ Por causa das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) desmarcou a reunião de prestação de contas do mandato, que estava marcada para segunda-feira, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

Estrada/ Os três senadores por Rondônia, Acir Gurgacz (PDT), Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP), cobram do diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, que tape os buracos ao longo dos 700 quilômetros da BR-364, que liga o município de Vilhena à capital, Porto Velho.

Saúde

Saiu o resultado do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), criado pelo governo federal para medir o acesso do usuário e a qualidade dos serviços da rede pública. Santa Catarina (6,29), Paraná (6,23) e Rio Grande do Sul (5,9) são os primeiros colocados. Pará (4,1) Rondônia (4,49) e o Rio de Janeiro (4,58) estão na lanterninha. De 1 a 10, a média do país é 5,47

Nenhum comentário: