quarta-feira, 28 de março de 2012

Pelas beiradas

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 28/03/2012
 

Quem anda feliz da vida com as agruras da base do governo no Congresso é o ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB-MG), que virou uma espécie de muro das lamentações dos descontentes da base aliada do governo. "Política é olho no olho, o trato pessoal é muito importante entre os políticos", explica. Segundo o senador mineiro, as conversas com os colegas do Senado e da Câmara revelam que o distanciamento adotado pela presidente Dilma Rousseff em relação ao parlamento terá um alto preço em 2014.

»   »   »

Aécio promete endurecer seu discurso oposicionista no Senado, onde vem tendo uma atuação considerada moderada e conciliadora por setores de oposição que ficaram órfãos do ex-governador José Serra (PSDB) depois que o tucano paulista resolveu concorrer à Prefeitura de São Paulo. Essa opção — consumada com a vitória nas prévias do PSDB de domingo passado — praticamente o afasta das eleições de 2014.

»   »   »

A visita de parlamentares de oposição aos canteiros de obras da Ferrovia Transnordestina e do projeto de transposição do Rio São Francisco, na sexta-feira passada, deixou Aécio animado. "O governo não está conseguindo executar os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que têm graves dificuldades de gestão", avalia. Como se sabe, a principal marca de seu período de governo em Minas foi o "choque de gestão", uma reforma gerencial que culminou com a criação da Cidade Administrativa do estado na localidade de Serra Verde, na periferia de Belo Horizonte.

Assédio

Dono de 31,2% dos votos dos militantes do PSDB que participaram das prévias, o secretario de Energia de São Paulo, José Aníbal, ainda processa a vitória apertada do ex-governador José Serra, que obteve 52,1% dos votos, apenas. O deputado federal Ricardo Tripoli obteve outros 16,7% dos votos. Aníbal e Serra trocam bicadas desde os tempos do governo Fernando Henrique Cardoso. Está sendo assediado pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), que ligou de Seul para parabenizá-lo pelo resultado.

Quero mais

Depois de elogiar a prorrogação da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca e sua ampliação aos segmentos de móveis e luminárias, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, defendeu a extensão da medida a toda a cadeia produtiva dos segmentos beneficiados. "A medida dá um fôlego aos setores, reduz custos e torna os produtos da linha branca mais competitivos diante dos similares importados, mas o aço e os plásticos não estão sendo beneficiados", disse.

Ayres Britto e o Correio

O ministro Carlos Ayres Britto, que assumirá a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) em 19 de abril, visitou ontem a sede do Correio. Em conversa com o diretor presidente do jornal, Álvaro Teixeira da Costa, reiterou sua intransigente defesa da liberdade de imprensa: "Dei ciência ao eminente jornalista da minha firme disposição de manter com a imprensa um permanente e desembaraçado canal de interlocução", disse Britto. Sergipano de 69 anos, o ministro é reconhecido pela postura liberal, tendo decidido questões de repercussão nacional no STF, como a liberação das pesquisas no Brasil com células-tronco embrionárias e o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo. O futuro presidente do STF afirmou que dará prioridade, durante sua gestão, às ações relativas ao erário. O Correio é o primeiro veículo de comunicação a receber a visita do ministro depois de sua eleição para presidente da mais alta Corte do país.

Pede pra sair//

Presidente do DEM, o senador José Agripino Maia (RN) assumiu a  liderança do DEM no lugar do senador Demóstenes Torres (GO), enrolado na Operação Monte Carlo, que investiga as atividades ilegais do contraventor Carlos Cachoeira. O parlamentar goiano pediu demissão. Nos corredores do Congresso, as apostas são de que Torres acabará renunciando ao mandato para não ser cassado pelos colegas.

Dívidas/ Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, o deputado Domingos Neto (PSB-CE), resolveu pedir à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mais esclarecimentos sobre o levantamento que a entidade fez sobre a saúde financeira das cidades. Um quinto das cidades brasileiras começam o ano devendo. O Nordeste tem os piores indicadores.

Comando/ O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou o general brasileiro Fernando Rodrigues Goulart como novo comandante da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti. Substituirá o general Luiz Ramos, que completou sua missão ontem.

De honra/ A Executiva Nacional do PPS ontem, em Brasília, aprovou a indicação de Antonio Ribeiro Granja para presidente de honra do partido. Granja, com 98 anos, vai substituir o ex-deputado Fernando Sant"Anna, que morreu no último dia 2, em Salvador (BA).

Linha branca

O governo prorrogou por três meses a desoneração do IPI para fogões, geladeiras e máquinas de lavar, zerou o imposto para móveis (que era de 5%) e laminados (antes de 15%) e diminuiu de 15% para 5% o IPI das luminárias. A medida representará uma renúncia fiscal de R$ 489 milhões

Nenhum comentário: