terça-feira, 12 de março de 2013

Troca pró-Dilma

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 12/03/2013

Uma ala do PMDB do Rio de Janeiro sonha nos bastidores para que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, reeleito, concorra ao governo do estado no lugar do vice-governador Luiz Fernando Pezão. A substituição de candidatos levaria o PT ao comando da prefeitura do Rio, em troca da retirada da candidatura do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). O vice de Paes, Adilson Pires (PT), assumiria a Prefeitura do Rio.

»   »   »



A candidatura Pezão patina em torno dos 4% de intenções de votos nas pesquisas internas do PMDB, contra 22% de Lindbergh. Os caciques do PMDB tentam convencer o secretário de Segurança, Mariano Beltrame, a aceitar a vice na chapa do PMDB. Está difícil. Pesquisas do marqueteiro João Santana confirmam a vantagem estratégica.

»   »   »

Nove entre 10 políticos do PMDB fluminense avaliam que Cabral foi enrolado pelo Palácio do Planalto, que vetou os dispositivos da nova lei dos royalties, mas lavou as mãos na hora da derrubada do veto. E que o governador fluminense também está sendo levado na conversa pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a tese de dois palanques para a presidente Dilma Rousseff.


Em tempo, João Samtana, marqueteiro do PT, vazou ontem que Lindbergh Farias (PT) tem 28%, Anthony Garotinho (PR), 21%; o vice Luiz Fernando Pezão (PMDB), 10%, segundo o Instituto Vox Populi pesquisou na semana passada a pedido do PT. Ilimar Franco deu os números na coluna Panorama Político do Globo.

Dúvidas//
A presidente Dilma Rousseff tenta uma saída para manter o PDT na base do governo e evitar a baldeação da legenda para o projeto do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Mas ainda reluta em entregar o Ministério do Trabalho para um aliado do ex-ministro Carlos Lupi, presidente do PDT, e jogar ao mar Brizola Neto, o atual ministro.

Tá difícil/
O deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ) admitiu que a Rede Sustentabilidade não está recebendo o mesmo apoio no Congresso que o PSD, quando foi fundado pelo então prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Segundo o coordenador da campanha de Marina Silva à Presidência em 2010, a legenda que a ex-senadora está criando vem enfrentando muito mais obstáculos.

Inadimplentes/
O deputado Júnior Coimbra (PMDB-TO), na Comissão Mista Especial que analisa a Medida Provisória 589/2012 (permitindo o parcelamento de débitos previdenciários), constatou que apenas 682 municípios brasileiros não apresentam dívidas relativas à contribuição previdenciária. O calote impede o repasse de recursos federais.

Copom/ Na quinta-feira, o Banco Central divulgará a ata da reunião do Comitê de Política Monetária da semana passada, quando o colegiado decidiu manter em 7,25% a taxa básica de juros. O mercado ainda aposta que os juros vão subir.

Tudo parado
A irritação com o governo federal no PMDB do Rio de Janeiro foi catalisada pela decisão em relação aos royalties, mas não para por aí. A maioria das obras de infraestrutura programadas para a Baixada Fluminense e o interior do estado não saiu do papel, entre elas a estrada do Contorno e a duplicação da Presidente Dutra. As obras de saneamento e despoluição da baía de Guanabara também andam como caranguejos.


Pai das crianças
Estão na pauta dos governadores a unificação da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), os royalties da mineração e o novo cálculo da divisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, autor das propostas de reforma tributária que o governo discute com o Congresso, enfrenta uma audiência pública hoje no Senado.

Porteira
A bancada do PR na Câmara dos Deputados fez chegar aos ouvidos da presidente Dilma Rousseff que não deseja recuperar o comando do Ministério dos Transportes, onde já esteve o senador Alfredo Nascimento (PR), embora o líder Anthony Garotinho (RJ) não tenha desistido da pasta. A maioria dos deputados teme apanhar da mídia assim que sair a indicação e que não vale a pena o desgaste. Até por causa da exigência de Garotinho para que seja com porteira fechada, com órgãos como Dnit e na Valec. “Só o fato de voltar ao governo nos Transportes não dá resgate, só dá desgaste”, resume um cacique da legenda.

Estatal
Dilma Rousseff lançará quinta-feira o pacote de apoio à inovação nas empresas. Dos R$ 30 bilhões do programa, a recém-criada Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial e Inovação (Embrapii) receberá R$ 300 milhões


Marisco
O ministro da Secretaria de Assuntos do Longo Prazo, Moreira Franco, está cabreiro com as mudanças ministeriais em estudos no Palácio do Planalto. A troca de cadeiras no PMDB para abrigar os mineiros pode espirrá-lo da Esplanada. Moreira anda cotado para a Aviação Civil, mas teme ficar perdido no espaço. Para o seu lugar iria o atual ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB-RS).

Nenhum comentário: