sexta-feira, 1 de março de 2013

O ano que já começou

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 20/02/2013
 

Com a licença para o trocadilho, 2014 começa hoje em São Paulo com o ato comemorativo dos 10 anos de poder do PT, com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. Sob comando do marqueteiro João Saldanha, a batalha da reeleição já começou. O primeiro passo é conquistar a militância petista.
»   »    »
Ontem, a presidente Dilma anunciou a ampliação do programa Bolsa Família, que foi o carro-chefe da reeleição de Lula em 2006. Cerca de 2,5 milhões de famílias cadastradas receberão complemento para alcançar a renda mínima de R$ 70 por pessoa, considerado o patamar que supera a linha da extrema pobreza. Passarão a receber o benefício a partir de março. Com a economia em marcha lenta, o foco na agenda social é o diferencial de Dilma na reeleição.
»   »    »
No evento do PT, apenas Dilma, Lula e o presidente da legenda, Rui Falcão, farão uso da palavra. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e os deputados João Paulo Cunha (SP) e José Genoino (SP), condenados pelo mensalão, foram aconselhados a não fazer marola no evento. Se depender da militância petista, porém, serão ovacionados.

Memória fraca

A propósito das comemorações dos 10 anos do PT no poder, a Câmara dos Deputados instalou ontem, no corredor de acesso aos anexos, uma exposição fotográfica com a linha do tempo da legenda. O ex-ministro José Dirceu e o ex-líder de bancada do PT José Genoino praticamente foram ignorados. Ambos presidiram o partido.

Inclusão

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para cobrir todos os brasileiros em situação de extrema pobreza, será necessário identificar e incluir no Cadastro Único para Programas Sociais cerca de 700 mil famílias

Rumba//

 A blogueira cubana Yoani Sánchez confirmou, via Twitter, que vai à Câmara dos Deputados hoje para a exibição do documentário Conexão Cuba Honduras, do qual participa. Ela debaterá a liberdade de expressão, tema da obra cinematográfica. Yoani atendeu o convite do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).

Garantido

Vice-presidente da República, Michel Temer (foto) reassumirá o comando pleno do PMDB no próximo 2 de março, quando se realizará o congresso do partido. Licenciado do cargo desde as eleições, Temer comandará as articulações da legenda tendo em vista a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Está com um olho nas alianças estaduais e outro na própria permanência na chapa.

Tucanos/ O Congresso do PSDB de São Paulo será um ajuste de contas entre o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra, que mergulhou. No mesmo dia, o PSDB fará em Minas um ato de lançamento da candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República, com presença
do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Eleições/ A escolha dos representantes de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela no Parlamento do Mercosul (Parlasul) será por voto direto em 2014. Os eleitores escolherão os parlamentares que representarão o Brasil na entidade. O Congresso vai regulamentar a eleição.

Educação/ O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) foi indicado ontem, pelo líder da bancada do partido, Eunício Oliveira (CE), para a presidência da Comissão de Educação do Senado, uma das mais importantes da Casa.

Cruz de Malta

Palmeirense, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, desembarca hoje em São Januário, no Rio de Janeiro, para uma homenagem ao humorista Chico Anysio. Familiares do ator receberão a Medalha do Mérito Desportivo — Post Mortem. Chico era vascaíno fanático.

No calcanhar

No primeiro dia de trabalho como vereador, o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM) apresentou 25 requerimentos de informações da administração do prefeito Eduardo Paes (PMDB), seu ex-afilhado político. Na lista, pedidos de balanços financeiros de órgãos municipais, detalhamento de repasses de dinheiro à prefeitura no Orçamento, custos e cronogramas de obras e até cópias dos contratos firmados entre a prefeitura e empresas de ônibus.

Tablet

Passageiros de um voo da TAM proveniente do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tiveram que esperar aproximadamente uma hora, na manhã de ontem, para desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília. Motivo: o furto de um tablet do delegado da Polícia Federal licenciado e deputado federal Protógenes Queiroz (foto), do PCdoB-SP. Ao dar falta do equipamento após o check-in, o parlamentar acionou a Polícia Federal. Na chegada a Brasília, policiais já esperavam a aeronave na pista. Os passageiros foram levados à área de desembarque internacional e as malas rastreadas por um equipamento de raios X. O iPad não foi achado.

Nenhum comentário: