quarta-feira, 13 de março de 2013

Fora da estrada

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 13/03/2013
 
Cresce no PT a pressão para que a presidente Dilma Rousseff dê um ultimato ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, obrigando o PSB a desembarcar do governo imediatamente. Como se sabe, Campos faz uma espécie de jogo de esconde-esconde com a petista: movimenta-se como candidato à Presidência em 2014, mas critica a antecipação da campanha eleitoral. “É hora de cuidar da crise econômica”, argumenta.

»   »   »

Entre os ministros que conversam com a presidente Dilma Rousseff sobre o cenário eleitoral, a avaliação é de que não haverá muito espaço para Campos viabilizar sua candidatura com o PSB expelido logo do governo. A legenda seria empurrada para a oposição, um terreno que já é ocupado pelo senador Aécio Neves (PSDB). E Marina Silva ocupa o campo da chamada terceira via.

»   »   »

Dilma Rousseff, porém, avalia que ainda não chegou o momento de uma ruptura. Primeiro tenta manter na base do governo os setores governistas descontentes, que poderiam se somar ao governador de Pernambuco. A começar pelo PR, de Alfredo Nascimento, e pelo PDT, de Carlos Lupi. São os ex-ministros que Dilma defenestrou dos Transportes e do Trabalho, respectivamente, quando vestia o avental de faxineira.

É a seca//

Houve protestos ontem em Água Branca na visita da presidente Dilma Rousseff aos dois primeiros trechos do Canal do Sertão Alagoano, a 304 km de Maceió. Sobrou para o governador tucano Teotônio Vilela Filho, para o presidente do Senado, Renan Calheiros, e para a presidente da República.


Porteira

Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Fernando Collor de Mello (foto), do PTB-AL, mudou as regras do jogo para a nomeação dos diretores das agências reguladoras: Aneel (energia elétrica), Anatel (telecomunicações), Anac (aviação civil), ANTT (transportes terrestres), Antaq (transportes aquaviários) e Ancine (cinema e audiovisual). Agora, os indicados pelo Palácio do Planalto podem ser abatidos sem chegar ao plenário.


Pré-sal

Durante encontro com a bancada do PT, a presidente da Petrobras, Graça Foster, anunciou que a empresa deve atingiu a marca de 300 mil barris/dia no pré-sal. Segundo ela, no Golfo do México foram necessários 17 anos para se chegar a mesma produção. Estão em operação 17 poços no pré-sal.

Investimento

Segundo Foster, a Petrobras bateu recordes de investimentos no ano passado:
R$ 84,1 bilhões

Livro

O jornalista Merval Pereira lança hoje, na livraria Saraiva do Pátio Brasil, em Brasilia, o seu livro Mensalão, o julgamento do século. Será às 19h.

Na origem/
O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) propôs ontem que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativo ao petróleo seja cobrado na origem e não no destino. O Congresso discute a unificação do ICMS com alíquota de 4%. O pau quebrou ontem entre representantes dos estados ricos e estados pobres na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Atropelado/ O arquiteto ítalo-argentino-cubano Roberto Segre, por 10 anos professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, morreu anonimamente domingo, em consequência de um atropelamento em Niterói (RJ). Era o guru dos arquitetos latino-americanos.

Nenhum comentário: