segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ser ou não ser?

Luiz Carlos Azedo - Brasília DF
Correio Braziliense - 01/07/2012

Com a crise econômica mundial, grandes empresários brasileiros estão diante do seguinte dilema: acreditar no potencial da nossa economia emergente ou passar o negócio adiante. Pelo menos três grupos nacionais já jogaram a toalha e entregaram o controle acionário aos sócios estrangeiros, o que retirou da esfera nacional as decisões sobre seus investimentos.

Fundada pelo comandante Rolim Amaro em 1976, a TAM criou um estilo novo de atendimento com o patriótico bordão "Orgulho de ser brasileiro". Após a morte do comandante Rolim, adotou outros valores e acabou fazendo uma fusão com a LAN, que transferiu a sede da empresa para Santiago, no Chile.

A Usiminas, fundada em 1956, era uma das maiores empresas do setor siderúrgico, um dos pilares da industrialização brasileira. Comprada pela Camargo Corrêa e a Votorantim, foi repentinamente vendida para a Techint, uma multinacional ítalo-argentina. Outro gigante nacional que acaba de cair sob controle estrangeiro é o Grupo Pão de Açúcar, de Abílio Diniz, que vendeu a empresa para o francês Casino. Quando se arrependeu, já era tarde. A família Diniz deixa o comando da empresa, fundada em 1948.

Pindaíba

Segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal 2010, apenas 2% (95) das prefeituras do país têm gestão excelente. Em contrapartida, 64% dos municípios receberam classificação "difícil" ou "crítica". Como 83% dos municípios não geram nem 20% de receita própria, a esmagadora maioria (98,4%) precisa de transferências da União e dos estados. Apenas 1,6% consegue pagar a folha de pessoal com dinheiro próprio. Ou seja, 83 prefeituras

Cozinha

No concorrido almoço em homenagem ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na casa do jornalista Fernando Cesar Mesquita, na sexta-feira, os ministros do Superior Tribunal de Justiça Cesar Asfor Rocha, Napoleão Nunes Maia Filho e Raul Araújo, com viagem marcada, resolveram comer na cozinha, antes dos demais, em companhia do ex-senador Heráclito Fortes (DEM-PI). O senador Pedro Simon (PMDB-RS) não perdeu a piada: "Pessoal, uma comissão de ministros do STJ provou a comida, que não está envenenada".

Nada como antes

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por sete votos a favor e quatro contra, concedeu ao PSD, de Gilberto Kassab, o direito de participar do horário eleitoral e de levantar uma baba no Fundo Partidário mexe com as outras legendas. Era quase certa a fusão do PSD com o PSB caso a decisão fosse contrária. Agora, é o DEM que ficou na berlinda, e pode ser incorporado pelo PMDB.

Indigesto

A presidente Dilma Rousseff foi aconselhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a ter uma conversa definitiva com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que armou uma cama de gato para o Palácio do Planalto na pauta da Casa. Será um almoço frugal, no começo da semana, para ninguém ter indigestão.

Complicou

A adesão do PTB à candidatura de Celso Russomanno, do PRB, indicando para vice o presidente licenciado da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D"Úrso, mudou tudo nas eleições em São Paulo, principalmente para o candidato do PT, Fernando Haddad. Isolado e quase sem tempo de televisão, mas com 24% de intenções de voto, Russomanno era visto como uma espécie de reserva eleitoral pelos petistas, que apostavam no esvaziamento de sua candidatura após o início da campanha de rádio e tevê.

No limite/ O Palácio do Planalto varre para debaixo do tapete a crise das 59 universidades federais, das quais 51 estão em greve. O movimento ganha a adesão de funcionários e professores e pode acarretar a perda do semestre para os alunos, mas revela certo esgotamento do atual modelo de universidade pública. Alguém terá que ceder.

Condor/ Presidente da Comissão da Verdade da Câmara, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) aposta no Seminário Internacional Operação Condor, marcado para 4 e 5 de julho, para esclarecer como centenas de opositores dos governos militares do Brasil, da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai sumiram ao transpor as fronteiras de seus países. Somente brasileiros, são 140 desaparecidos.

Chancelaria/ Cotada para substituir o ministro Antônio Patriota nos bastidores do Itamaraty, a embaixadora Vera Machado, sub-secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, foi designada para representar o Brasil na União Europeia. Só depende de aprovação do Senado.

No mar/ O navio Amazonas foi incorporado à Marinha brasileira na Base de Portmouth, Reino Unido. Deverá chegar ao Porto do Rio de Janeiro no início de setembro. Sua função será a de patrulhar a costa contra a pesca ilegal, o contrabando, o narcotráfico e a poluição ambiental, segundo o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Jornalista Azedo:
Muito agradecida por ter noticiado a nossa luta que se estende há 26 longos anos.
Professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).