domingo, 22 de julho de 2012

O ciclo de Dilma

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 21/07/2012
 
Economista, a presidente Dilma Rousseff está convencida de que a crise mundial é longa e que o Brasil terá de se adaptar à nova situação com as próprias pernas, sem a enxurrada de dólares de investidores estrangeiros (que bateram asas com a redução de juros) e com a redução da demanda por commodities (a China está crescendo menos). O governo já fez o que pôde para aumentar o consumo via crédito e não tem condições de alavancar sozinho os investimentos necessários para a economia voltar a crescer.

Por isso, o Palácio do Planalto prepara um pacote de privatizações (concessões) de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. Pretende direcionar os investimentos privados por meio de parcerias para o setor de infraestrutura. Para ajudar a indústria, além da redução de impostos do Plano Brasil Maior, o governo reduzirá o preço da energia elétrica na renovação das atuais concessões.

Lá no céu, quem deve estar gostando é o falecido economista Ignácio Rangel, parceiro de Celso Furtado na defesa do modelo de substituição das importações. Foi um dos primeiros a compreender a complexidade da inflação brasileira. Na década seguinte, com base na polêmica teoria dos ciclos longos de Kondratieff -Schumpetter, começou a estudar a correlação entre as crises mundiais e a economia brasileira. Foi o primeiro economista de esquerda a defender as privatizações como meio de financiar um novo ciclo de crescimento.

Otimista

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemora o relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), com a expectativa de que a economia brasileira cresça 4% no último trimestre deste ano. Apesar de o mercado financeiro prever crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2012, a equipe econômica ainda aposta numa taxa de 3%.

Pelo celular

O senador Ricardo Ferraço, do PMDB-ES, apresentou requerimento ao Senado convidando a direção da Anatel e das operadoras para uma audiência na Comissão de Infraestrutura a fim de discutir a crise no serviço de telefonia móvel e as decisões judiciais que proíbem as empresas de vender novas linhas em diversos estados. Por causa do recesso parlamentar, a audiência será em agosto.

Envelope

O sociólogo Francisco de Oliveira resumiu as dificuldades políticas da presidente Dilma Rousseff para manter a coesão da base política e social que a elegeu respondendo a uma pergunta da revista do Instituto Humanitas, da Unisinos (RS): "O governo Dilma é a amostra da impossibilidade de manter-se, no longo prazo, o tipo de conciliação ampla dos dois mandatos do governo Lula. A sociedade brasileira é cada vez mais complexa para que seus interesses contraditórios sejam envelopados numa fórmula carismática".

Mais do mesmo

Quanto à política econômica, Chico de Oliveira diz que é um governo de continuidade: "mantém o mesmo ritmo, as mesmas opções que, aliás, estão aí desde Fernando Henrique Cardoso. Lula mesmo não mudou nada das orientações neoliberais de FHC; apenas injetou mais dinheiro no BNDES, seguindo assim, as orientações da Economia da Unicamp, da qual Luciano Coutinho é um dos mais representativos."

Aliança//

O PT desistiu da candidatura própria em Aracaju, indicando a deputada estadual Conceição Vieira para vice na chapa do candidato do PSB, deputado Valadares Filho. A campanha foi lançada ontem com o apoio do governador Marcelo Déda (PT) e de toda a cúpula do PSB.

Na UTI

O ex-deputado Roberto Jefferson, do PTB-RJ, soube ontem que tem um tumor maligno no pâncreas. Passará duas semanas hospitalizado. Réu no caso do mensalão, espera se recuperar a tempo de fazer a própria defesa no Supremo Tribunal Federal (STF).

Não gostou / O senador Pedro Simon (PMDB-RS) estranhou a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) em benefício dos ex-diretores do Banco do Brasil acusados de participar do desvio de verbas publicitárias no escândalo do mensalão.

Nobel / O israelense Dan Shechtman, ganhador do último Prêmio Nobel de Química pela descoberta dos quasicristais, um material útil para proteções antiaderentes, chegará ao Brasil amanhã para participar da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será na Universidade Federal do Maranhão, em São Luís, na próxima semana.

Revitalização / Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, comemora a dragagem do Canal do Cunha, que permitirá a reativação do estaleiro Inhaúma, no Caju. Com oito metros de profundidade, permitirá a passagem de grandes navios. A zona portuária do Rio de Janeiro está sendo revitalizada.

Nenhum comentário: