domingo, 29 de julho de 2012

A chave da porta

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 28/07/2012
 
O PT perdeu o comando da prefeitura de Belo Horizonte em 2008, quando o então prefeito, Fernando Pimentel, atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, fez um acordo com Aécio Neves (PSDB) e decidiu apoiar o empresário Marcio Lacerda (PSB), que se elegeu apenas no segundo turno. Neófito em batalhas eleitorais, quase perdeu a eleição para o deputado Leonardo Quintão (PMDB).

Esse acordo foi um ponto fora da curva na disputa entre petistas e tucanos em nível nacional. A cúpula do PT nunca engoliu a aliança. Dois anos depois, Pimentel perdeu a eleição para o Senado. Os tucanos paulistas sempre viram a aliança como a "cristianização" de José Serra, então candidato a presidente da República.

Antonio Anastasia (PSDB), substituto de Aécio no governo de Minas, bateu o então senador Hélio Costa (PMDB), que tinha o apoio do PT. Lacerda apoiou Anastasia. Agora, a estranha aliança de Belo Horizonte foi dinamitada. Os petistas lançaram o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias à prefeitura. Uma eleição que parecia morna começa a pegar fogo. O que está em jogo é a chave da porta de Minas nas eleições presidenciais de 2014.

O alvo

Artífice da aliança PSB-PT-PSDB em 2008, Aécio Neves agora urdiu a implosão. Não contava, porém, com a candidatura de Patrus, articulada pela presidente Dilma Rousseff para abater no solo o projeto presidencial do ex-governador de Minas. Lacerda ainda é o favorito da disputa, com 44% das intenções de voto, mas Patrus já larga com 27%. Como Vanessa Portugal (PSTU) está em terceiro lugar, com 4%, um dos dois pode ser eleito no primeiro turno.

Trilhas

A eleição de Belo Horizonte é decisiva para as aspirações presidenciais de Aécio Neves. Reeleito, Lacerda pode ser o seu candidato ao governo de Minas. Caso Patrus seja o vitorioso, tudo se complica. O tucano poderia desistir da candidatura à Presidência para não correr o risco de perder o controle de Minas. É por isso que a presidente Dilma Rousseff meteu a colher no estado.

Na rua

Ontem, Aécio Neves já estava mergulhado de corpo e alma na campanha de Marcio Lacerda. Participou de evento que se transformou numa homenagem ao ambientalista Ilmar Bastos Santos, recentemente falecido. O cantor Luiz Carlos Sá, do trio Sá, Rodrix e Guarabyra, cantou a canção Sobradinho, um hino à defesa do meio ambiente.

Trabalhistas

Antes da recepção oferecida pela rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham, ontem à tarde, a presidente Dilma Rousseff se encontrou, no Hotel Ritz, em Londres, com Ed Miliband, líder do Partido Trabalhista e da oposição britânica.

Salários

Uma semana depois do prazo dado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os tribunais divulguem os salários de seus magistrados e servidores, das 90 Cortes do país, ainda não divulgaram a lista 30 tribunais

Tríplice

O ministro da Justiça, José Eduardo CardozO, estará hoje em Foz do Iguaçu (PR) para uma agenda de reuniões sobre a segurança pública e o desenvolvimento da região de tríplice fronteira. Devem comparecer representantes da prefeitura municipal, de Itaipu Binacional, da Fundação PTI, da Receita Federal, da Associação Comercial, da Polícia Federal, da Polícia Militar, do Parque Nacional do Iguaçu, da Infraero, do Conselho de Segurança, do Ibama e do Dnit, entre outros.

Empregos//

A General Motors, que pretende fechar a linha de montagem dos modelos Corsa, Classic e Meriva em São José dos Campos (SP), levou a presidente Dilma Rousseff ontem, em Londres, a fazer uma dura advertência às indústrias beneficiadas por incentivos fiscais: quem demitir perderá as regalias.

Do samba/ Angela Nogueira, viúva do cantor e compositor João Nogueira e mãe de Diogo Nogueira, é candidata a vereadora pelo Partido Progressista. É a presidente do bloco Clube do Samba, que ajudou a revitalizar o carnaval de rua carioca.

Homenagem/ O ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aloísio Teixeira, recentemente falecido, será homenageado no lançamento do livro Território livre da democracia — os novos debates do Teatro Casa Grande, pelo ex-senador Saturnino Braga. Será nesta segunda-feira, na Livraria da Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572).

Nenhum comentário: