domingo, 29 de julho de 2012

Paulicéia desvairada

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 29/07/2012
Quatro assaltantes foram surpreendidos quando roubavam uma loja de roupas em São Paulo na quinta-feira por um motociclista desconhecido, que abriu fogo e impediu o assalto. Depois de balear os quatro bandidos, sumiu. Na sexta-feira anterior, três assaltantes abordaram uma motorista e seu bebê de três meses na Zona Sul. Um motociclista assistiu à cena e atirou contra os ladrões: dois morreram no local. Desapareceu após evitar o assalto.
 Seria o mesmo "vingador"? O "Anjo de Motocicleta", como foi chamado na internet, gerou grande polêmica nas redes sociais entre defensores dos direitos humanos e a turma que prefere ver bandido morto. O tema da violência saiu da periferia de São Paulo para os Jardins em plena campanha eleitoral. A crise na segurança pública de São Paulo não tem uma explicação plausível. Enquanto o governador Geraldo Alckmin (PSDB) tenta justificar o que está acontecendo como uma reação dos bandidos à repressão policial, os homicídios continuam.

Neste ano, 41 policiais foram assassinados, dos quais apenas sete em missão. Os demais foram vítimas de ajuste de contas ou de ataques de bandidos fora do turno de trabalho. A resposta da polícia é às cegas: atirar primeiro e perguntar depois. Foi o que aconteceu com o publicitário que fugiu de uma blitz porque supostamente tinha maconha no carro e acabou morto. São muitos casos de execuções sumárias.

Crise

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas recomendou a extinção das Polícias Militares brasileiras, por causa de seu altíssimo índice de letalidade e de "execuções extrajudiciais". Instituições centenárias, são consideradas um anacronismo. A fusão da Polícia Civil com a Militar, nos padrões de uma moderna Polícia Judiciária, não tem a menor chance de ser aprovada pelo Congresso.

Rota

A tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo é a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), como é conhecido o sistema de policiamento do seu 1º Batalhão de Choque. Na madrugada de 5 de agosto do ano passado, criminosos assaltaram um supermercado na Zona Norte de São Paulo. Policiais da Rota enfrentaram os assaltantes e mataram seis deles.

Tradição

Os policiais da Rota são "caveiras" como seus colegas do Bope do Rio de Janeiro. Têm origem no antigo Batalhão de Caçadores da Força Pública de São Paulo, que combateu a Revolta da Armada (1894), participou da Guerra de Canudos (1897), da Revolução Constitucionalista (1932), do golpe militar que destituiu o presidente João Goulart (1964) e da repressão à guerrilha de Carlos Lamarca
no Vale da Ribeira (1970).

Haiti//

O governo brasileiro decidiu ajudar a estruturação das Forças de Defesa do Haiti. Estuda a formação de oficiais nas escolas militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e de policiais pela Polícia Federal. A tradição local é péssima: os presidentes formam milícias inspiradas nos Tonton Macoute do ditador Papa Doc.

A cabo

O setor de tevê por assinatura faturou mais do que a tevê aberta. A Globo, a Record, o SBT, a Band, a Rede TV! e as demais emissoras abertas faturaram, juntas, R$ 4,3 bilhões. A tevê paga faturou R$ 5,4 bilhões

Na rede

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, lançam amanhã, no perfil dos usuários do Facebook, uma espécie de campanha para doação de órgãos no Brasil. O Ministério quer reforçar a importância das redes sociais para a localização de doadores.

Otimismo

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, retornou ao Brasil mais otimista e confiante diante da crise. Participou de seminário com investidores idealizado pelo primeiro-ministro britânico, James Cameron, com Alexandre Tombini, do Banco Central, e seus pares do México, da Inglaterra e do Banco Central Europeu (BCE). "O Brasil é visto como país capaz de se superar sempre", disse.

Mensalão/ Uma caminhada no calçadão do Leblon e de Ipanema, na Zona Sul do Rio, está programada para hoje. É o início da mobilização para acompanhar o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A concentração será na praia do Leblon, às 10h. A manifestação é organizada pelo Movimento contra a Corrupção e a Impunidade.

Passagens/ As passagens de ônibus interurbanos (com até 75 km) estão 2,7% mais caras a partir de hoje.

Nenhum comentário: