terça-feira, 6 de setembro de 2011

A paranoia

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Há mais coisas entre a Esplanada e a suíte de hotel em que o ex-deputado José Dirceu se reunia com, digamos, seus velhos amigos e companheiros de luta, do que as imagens divulgadas recentemente pela revista Veja. Pelo menos é o que imaginam José Dirceu e a cúpula do partido.


» » »

Publicamente, o PT responsabiliza a revista pela autoria das gravações — e não apenas pela publicação das imagens —, mas sabe que não foram os repórteres da revista que instalaram as câmeras de vídeo. O hotel também nega a autoria das gravações que flagraram, nos corredores do hotel, ministros, parlamentares e dirigentes de empresas estatais.

» » »

À capela, o estado-maior petista acredita que as gravações foram feitas por profissionais da área de informação e que a divulgação das mesmas foi um recado. Desconfia-se que as conversas no interior da suíte de José Dirceu também teriam sido gravadas. Ali, se falou de muitas coisas, em segredo, inclusive a respeito da presidente Dilma Rousseff. Quem montou a operação de espionagem? A pergunta assombra José Dirceu e seus interlocutores no governo Dilma.

Pastel

A pesquisa Datafolha divulgada ontem quase pôs a pique a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad (foto), à prefeitura de São Paulo. Enquanto Marta Suplicy aparecia na frente em todas as simulações, chegando a abrir 11 pontos em relação ao tucano José Serra, Haddad aparece apenas com 2 pontos, contra todos os adversários possíveis e imagináveis. Terá que comer muito pastel de feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para subir nas pesquisas.

Energia//

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) já recolheu 55 mil assinaturas em uma campanha por energia elétrica mais barata no país. Pressiona o governo a realizar novos leilões para definir as concessionárias do setor elétrico. O Ministério de Minas e Energia sinaliza que irá renovar os contratos em vigência.

Fechou

Considerada um das melhores indústrias de bordados do país, a Fábrica de Rendas Arp, de Nova Friburgo (RJ), com 110 anos de existência, fechou as portas. Não suportou os prejuízos causados pelas enchentes e a concorrência arrasadora dos similares chineses.

Catequese

O presidente da Frente Parlamentar pela Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), não poupa elogios ao desempenho do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (foto), que seria o mais empenhado em convencer a presidente Dilma Rousseff de que é necessário aumentar os recursos gastos em saúde. Segundo Perondi, a crise da área entrou na agenda presidencial para ficar.

Aposentadorias

O Supremo Tribunal Federal julga na quinta-feira um pedido de revisão da aposentadoria de um segurado do INSS. Ele a requereu em 1980, após 34 anos de serviço, mas reivindica que o salário de benefício inicial seja recalculado desde 1979, a partir de aposentadoria proporcional, o que elevaria seu benefício. Em outubro do ano passado, o STF reconheceu a existência da repercussão geral da questão constitucional suscitada. O INSS teme uma decisão favorável aos aposentados, o que elevaria o rombo de suas contas.

Corporação/ O diretor-geral da Câmara, Rogério Ventura Teixeira, se reúne hoje com os chefes de gabinete das lideranças partidárias para discutir a reestruturação do quadro de servidores de nível médio da Casa. Teixeira quer encontrar uma alternativa para convencer os líderes das bancadas a aprovarem uma nova reestruturação na carreira dos servidores. O intuito é recuperar os salários dos funcionários de nível médio, que não teriam sido contemplados na última reestruturação.

Prazo/ O PR, partido do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, só deve oficializar o retorno à base aliada do governo em fevereiro. Na avaliação de alguns parlamentares da bancada, a pauta legislativa do segundo semestre está comprometida com a votação da Emenda 29 e, logo na sequência , com a votação da PEC que prorroga a Desvinculação de Receita da União (DRU). Em ambas, o PR jogará para a arquibancada.

Homenagem/ Por sugestão do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o Senado promoverá uma sessão comemorativa pelos 109 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek no próximo 12 de setembro. "JK foi o maior estadista da história brasileira. Ele conseguiu unir competência, dinamismo, visão de futuro e amor ao Brasil", resume o senador.

Gazeta/ O quórum da sessão extraordinária convocada ontem pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), foi baixíssimo. Até as 19h, o painel do plenário da Câmara registrava a presença de 232 deputados.

Um comentário:

Blog do QUEMEL disse...

Havia mais jornalistas e “profissionais da área de informação” do que propriamente clientes e parceiros da Intel.

Dia 29 de setembro de 2011 aconteceu no Naoum Plaza Hotel o TST Intel 2011, evento de treinamento para exposição com distribuidores e parceiros comerciais da fabricante de chip.

Mas nos bastidores a data foi marcada por outros encontros. O ápice do evento não foi o sorteio dos prêmios, mas o concurso entre os hackers de quem descobriria o maior número de “agentes disfarçados”.

Quem antecipou o evento foi o jornalista Luiz Carlos Azedo em sua coluna Brasília-DF, publicada no Correio Braziliense em 6 de setembro de 2011. Saiba mais o porquê da paranoia no Blog do Azedo.