quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Faxina já!

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Uma marcha contra a corrupção está convocada pelas redes sociais para hoje, às 9h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, mais ou menos na mesma hora prevista para o desfile cívico-escolar que antecede a parada militar do Dia da Independência. Ontem, quase 30 mil pessoas haviam manifestado na internet a intenção de comparecer ao evento.


» » »

Os casos de corrupção nos ministérios dos Transportes, do Turismo e da Agricultura e a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) pela Câmara motivam a manifestação, cujo caráter é apartidário. Em São Paulo (Masp, na Avenida Paulista), no Rio de Janeiro (Cinelândia) e em outras cidades do país também estão agendados protestos.

» » »

Protagonistas da aprovação da Lei da Ficha Limpa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apoiam a marcha, que não é organizada pelos partidos de oposição. Se o número de participantes se aproximar da previsão de seus organizadores na internet, algo de novo estará acontecendo na política nacional.

Concentração

"Pinte sua cara, vista sua camisa preta, vamos mostrar nossa indignação", diz a convocação da marcha contra a corrupção, feita por meio de redes sociais na internet. A concentração será no Museu da República, ao lado da Catedral de Brasília.

Bandeiras

O fim do voto secreto no Congresso Nacional, a redução de cargos comissionados, a transparência dos gastos públicos e a declaração imediata da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que aguarda julgamento definitivo no Supremo Tribunal Federal (STF), são as bandeiras da marcha contra a corrupção.

Perfil//


A presidente Dilma Rousseff já não segue os discursos preparados para os eventos dos quais participa. Recorre a improvisos com mais frequência ao falar em público. Hoje, se limitará a autorizar o início do desfile cívico-militar. Seu pronunciamento a propósito do Dia da Independência foi feito ontem, em cadeia de rádio e tevê.

Pode quebrar

O Banco ABC Brasil e a ABC Brasil Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) S.A. entraram em parafuso. Tinham como garantia o poderio de seu acionista controlador, o Arab Banking Corporation (ABC), de propriedade da família do ditador deposto da Líbia, Muamar Kadafi. Ontem, a pedido da ONU, a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu bloquear na Justiça Federal de São Paulo as ações de titularidade do ABC, banco internacional com sede no Barein.

Troca-troca

O deputado Almeida Lima (foto), do PMDB de Sergipe, uma estrela da tropa de choque lulista, está de mala e cuia para se filiar ao PPS devido ao tratamento que recebe do governo Dilma. A propósito, o vereador carioca Paulo Pinheiro, conceituado pediatra, trocou o PPS pelo PSol no fim de semana passado. Rompeu porque a legenda decidiu participar do governo Sérgio Cabral (PMDB).

Carimbo

O governo não pode abrir mão da Desvinculação das Receitas da União (DRU) para fechar suas contas e cumprir o superavit primário no próximo ano. Deve arrecadar R$ 62 bilhões em 2012 por meio das contribuições sociais, que são verbas carimbadas. Com a renovação da DRU pelo Congresso, o Palácio do Planalto poderá remanejar 20% desse valor, ou seja, R$ 12,4 bilhões

Energia

O senador Ricardo Ferraço, do PMDB-ES, apresentou requerimento à Comissão de Infraestrutura do Senado pedindo a convocação do ministro de Minas e Energias, Edison Lobão, para explicar a posição do governo em relação à renovação das concessões do setor elétrico.

Pandora/ A complexidade do processo Caixa de Pandora, que levou à prisão o ex-governador José Roberto Arruda, fez o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, desistir de fixar um prazo para que seja apresentada a denúncia contra os investigados. Gurgel se queixa do número pequeno de procuradores para investigar o caso.

Disputa/ Animada com o resultado da última pesquisa sobre a situação da disputa pela prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) vai publicar um manifesto reforçando a sua candidatura. E pretende "pisar no barro" nos fins de semana para se manter como favorita no pleito.

Aruc/ Tradicional escola de samba de Brasília, a Aruc fechará o desfile cívico-escolar de hoje. Levará baianas, passistas e bateria.

Nenhum comentário: