sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Drogas e jogatina

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), defendeu ontem a legalização do jogo como forma de financiamento da saúde. Encheu a bola da bancada da jogatina no Congresso, que briga pela proposta já faz tempo e volta à carga sempre que há uma oportunidade. Agora, é a votação da Emenda 29, que regulamenta os recursos da saúde e está marcada para o próximo dia 28.


» » »

Segundo Cabral, a proibição do jogo no Brasil é uma hipocrisia. "Aí você vê casa de bingo ilegal sendo fechada, cassino ilegal sendo fechado. Se há demanda, vai existir oferta. Então, vamos organizar essa oferta no Congresso, com uma lei direita", argumenta. Só no Iraque, no Afeganistão, no Iêmen e na Coreia do Norte o jogo não é legalizado, comparou.

» » »

O governador fluminense enfrenta uma crise na política de segurança por causa da prorrogação da permanência do Exército no Complexo do Alemão, onde houve enfrentamento entre militares e traficantes. Considerado vitorioso, o modelo das unidades pacificadoras foi bem-sucedido nos morros da Zona Sul da cidade, mas ainda não foi implantado em grandes favelas, como o Complexo do Alemão, a Rocinha e a Maré. A legalização do jogo seria uma polêmica tentativa de separar a contravenção, que é comandada pelos bicheiros cariocas, do tráfico de drogas.

Verdade//

A presidente Dilma Rousseff realiza hoje uma audiência com o vice-presidente, Michel Temer, e todos os ministros envolvidos na criação da Comissão da Verdade. Também participam os ministros da Defesa, Celso Amorim; da Justiça, José Eduardo Cardozo; e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Outra vez

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (foto), recebe pela segunda vez em menos de um mês a visita da presidente Dilma Rousseff. Na próxima terça-feira, governos federal e paulista assinam um acordo de apoio financeiro para a construção do trecho norte do Rodoanel de São Paulo. O último encontro, quando houve a assinatura de convênio do programa Brasil Sem Miséria para a Região Sudeste, em 8 de agosto, gerou ciumeira entre os tucanos.

Salame

O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que representa um dos empresários envolvidos no mensalão, é mais um advogado peso-pesado a defender o desmembramento do processo para que os acusados sem direito a foro privilegiado sejam julgados em primeira instância, e não pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, apenas dois dos 40 réus têm direito a foro privilegiado: os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Waldemar Costa Neto (PR-SP).

Economês

Chama-se "modelo de equilíbrio geral dinâmico estocástico de médio porte" o método de análise alternativo usado pelo Banco Central para prever a desaceleração da economia decorrente da crise mundial e, em razão disso, baixar a taxa de juros de 12,5% para 12%, mesmo com a inflação de agosto em alta. A ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) não deixa claro, porém, se a inflação ficará abaixo de 6,5%. Ou seja, na margem de tolerância da meta de inflação de 4,5%.

Bye-bye

Apesar das medidas do governo, os brasileiros continuam gastando nas viagens para o exterior. Este ano, já foram expedidos pela Polícia Federal, até agosto, 1.418.639 passaportes

Saúde

Tem parlamentar da frente pela saúde preocupado com a aprovação da Emenda 29, que estabelece os gastos mínimos para a área, sem a criação de um novo imposto. A preocupação se dá pelo fato de o texto em tramitação na Câmara definir nova base de cálculo para investimentos em saúde, sem indicar a origem do novo recurso. O temor é que o Executivo manobre para não colocar em prática a nova regra, caso ela seja aprovada no Congresso.

Sem noção

Blogueiros petistas iniciaram uma ofensiva contra os participantes da marcha contra a corrupção em Brasília e em outras capitais. Caracterizam as manifestações como um movimento contra o governo Dilma Rousseff com patrocínio da oposição. De quebra, chamam os jovens que organizaram as manifestações de elitistas e sem noção de objetivos. A polêmica deve agitar as redes sociais.

Ultimato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou ao ex-prefeito de Recife João Paulo, seu amigo, que não pretende apoiá-lo caso ele deixe o PT para ser candidato a prefeito. Nem mesmo se a eleição for para o segundo turno e o prefeito João Costa, candidato à reeleição, ficar fora.

Lusitana/ O governador da Bahia, Jaques Wagner, participa hoje em Lisboa de seminário sobre oportunidade de investimentos no Nordeste. Por causa da crise europeia, empresários portugueses buscam alternativas no Brasil. A Bahia é o terceiro estado que mais exporta para o país. Wagner vai aproveitar a viagem para descansar uma semana em Portugal acompanhado da primeira-dama, Fátima Mendonça.

Concurso/ A Justiça Federal determinou, em caráter liminar, que a Aeronáutica suspenda os concursos para seleção de militares temporários em que não haja previsão de prova escrita. A decisão é resultado de ação civil pública ajuizada pelos procuradores da República Carolina de Gusmão Furtado e Edson Virgínio Cavalcante em Pernambuco.

Nenhum comentário: