sábado, 4 de maio de 2013

Indexação da discórdia

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 02/05/2013
 
O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, rejeitou ontem a proposta de reajustes trimestrais de salário, com reposição das perdas da inflação, apresentada pelo presidente da Força Sindical , deputado Paulo Pereira da Silva (PDT). A polêmica é fruto do patamar em que se encontra a inflação, em torno do teto de 6,5% da meta estabelecida pelo Banco Central. Durante o ato comemorativo do 1º de Maio, com um milhão de pessoas, em São Paulo, o sindicalista pregou o rompimento da central sindical com o governo.

"Nós não temos condição nenhuma de aceitar, porque essa proposta é contra os trabalhadores e é contra o país, na medida em que induz a um clima de alta inflacionária", disse o ministro Carvalho. Ele recebeu instruções expressas da presidente Dilma Rousseff para rejeitar a proposta da Força Sindical.

Paulinho da Força vem se queixando de que a presidente Dilma Rousseff não atendeu as principais reivindicações do movimento sindical e ainda trabalha para que não sejam aprovadas pelo Congresso. "Desonerou o patronato em R$ 18 bilhões, mas não extinguiu o fator previdenciário a um custo de R$ 3 bilhões. Dilma não dialoga conosco", reclama. As principais reivindicações da Força Sindical são a redução da jornada de trabalho para 40 horas e o fim do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias.

Campanha
O único pré-candidato a presidente da República a comparecer ao ato da Força Sindical, promovido na Praça Campo de Bagatele, na zona norte de São Paulo, foi o senador Aécio Neves, do PSDB, que também discorda dos reajustes trimestrais por considerá-los um indexador da inflação. Aécio, porém, endossou as críticas da Força à política econômica: "Não podemos permitir que o fantasma da inflação volte a roubar a mesa do trabalhador e da trabalhadora brasileira".

Recursos
Condenado como chefe do esquema do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu apresentou recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual pede redução da pena de 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. O advogado José Luís de Oliveira Lima reivindica ainda um novo relator para o embargo de declaração. Desde que o caso chegou ao Supremo, o relator foi o atual presidente, ministro Joaquim Barbosa. Marcos Valério, condenado a 40 anos como o principal operador do esquema, também recorreu da sentença à qual foi condenado.

Conversas
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) quer mais diálogo entre os Poderes. "Vivemos atualmente um regime anárquico em termos de produção legislativa", argumenta. Propõe o mesmo procedimento adotado no governo de Itamar Franco: "Eram realizadas mensalmente reuniões das quais participavam os presidentes do STF, da Câmara, do Senado, do Tribunal de Contas da União, da Procuradoria Geral da República, o Ministro da Justiça e o líder do governo no Congresso. Nesses encontros,  buscava-se um entendimento, prevenindo o surgimento de crises ", lembra.

Vai à luta
Valter Pomar, membro do diretório nacional do PT e secretário executivo do Foro de São Paulo, anunciou que é o candidato da Articulação de Esquerda à presidência do partido, contra o deputado estadual Rui Falcão. Segundo Pomar, o PT precisa "recuperar o sentido militante" e seu "caráter popular". Além de Pomar e Falcão, o deputado federal Paulo Teixeira também é pré-candidato.

Palmadas
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pretende acelerar a votação da chamada Lei da Palmada. Aprovada por unanimidade, em dezembro de 2012, por uma Comissão Especial da Câmara de Deputados, a proposta pune os pais que castiguem fisicamente os filhos, crianças e adolescentes. Renan pretende, com isso, atender um apelo da apresentadora Xuxa Meneguel, durante evento realizado em Comandatuba, na Bahia.

Dentaduras
Enquanto as campanhas de vacinação são sucessivamente prorrogadas porque não atingem as metas, o Ministério da Saúde gastou milhões na televisão para fazer propaganda das dentaduras que distribuiu no ano passado: 303 mil próteses

Otimismo// 
O brasileiro é o povo que mais acredita na rápida recuperação da economia, aponta levantamento do instituto francês Ipsos, que ouviu mais de 18 mil pessoas em 24 países. No Brasil, 70% dos entrevistados disseram que a economia estará melhor daqui a seis meses.

Voluntários/ Quase 20 mil pessoas se inscreveram para atuar como voluntárias no elenco ou no suporte das apresentações de abertura e de encerramento da Copa das Confederações, nos dias 15 e 30 de junho. Os números foram consolidados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) depois do encerramento das inscrições, na terça-feira.

Brasília/ A cerimônia de abertura da Copa das Confederações no Estádio Nacional, em Brasília, foi a que recebeu a maior parte de inscrições de voluntários: 10.175. Mais 9.118 pessoas manifestaram interesse em se apresentar no encerramento da competição, no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: