sábado, 4 de maio de 2013

Freio de arrumação

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 01/05/2013
 
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pisou no freio e promoveu um recuo estratégico da Casa em relação à PEC 37, objeto de forte lobby policial, que retira o poder de investigação criminal do Ministério Público. A comissão que ele criou para examinar a proposta e chegar a um novo texto, de consenso, tem esse objetivo. Participarão da comissão delegados, promotores, deputados e senadores, além de representantes do Ministério da Justiça.

Na manhã de ontem, Alves promoveu uma reunião, em sua residência oficial, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daielo Coimbra, para discutir o encaminhamento da questão com o relator da comissão especial que examina a PEC, deputado Fabio Frade (PMDB-MT), entre outros.

A PEC 37 está provocando verdadeira comoção no mundo jurídico. Os procuradores públicos de todo o país, em níveis federal e estadual, estão dispostos a fazer de tudo para barrá-la. Porém, a tramitação da proposta ganhou ímpeto depois do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No caso, foram condenados os deputados José Genoino (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Na Câmara dos Deputados, como todos sabem, muitos parlamentares respondem a processos no STF.

Ele e ela//

A presidente Dilma Rousseff, em seu pronunciamento de hoje, Dia do Trabalhador, exaltará a geração de empregos, o combate à miséria durante o seu mandato e o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os números são robustos: 19 milhões de novas vagas de trabalho e 20 milhões de pessoas resgatadas da miséria.

Candidatíssimo

Fernando Gabeira, do PV-RJ, está pronto para entrar na disputa eleitoral, embora continue na muda. A cúpula do PV pretende lançá-lo candidato a presidente da República no primeiro turno. O presidente do partido, José Luiz Penna (SP), é o que mais defende a candidatura para puxar a votação dos verdes. A legenda sofre as consequências da saída da ex-senadora Marina Silva, que concorreu à Presidência pelo PV em 2010 e, agora, organiza o Rede Sustentabilidade.

MORTAL
Subiu para 16 o número de mortes causadas pela dengue no Rio de Janeiro neste começo de ano, sendo que seis foram na capital. No período, foram notificados 136.472 casos suspeitos.

Sensibilidade

O PSol resolveu criar uma novo paradigma na luta interna, rompendo com a cultura de disputa entre correntes que herdou do PT. “Não existem tendências, nós temos diferentes sensibilidades políticas”, explica o sorridente Chico Alencar (foto). O deputado fluminense é um dos nomes lembrados para concorrer à Presidência da República pela legenda.

Empacou
O relatório do senador Walter Pinheiro (PT-BA) sobre a medida provisória que compensa os estados pela redução das alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sequer foi lido, ontem, no Senado. A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) apresentou requerimento para a retirada da matéria de pauta e derrubou a sessão da comissão mista especial por falta de quórum.

Aliança

A ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti desistiu da candidatura ao governo de Santa Catarina e deve concorrer ao Senado. Sua prioridade é um bom acordo com o governador Raimundo Colombo, do PSD, candidato à reeleição, para garantir o palanque da presidente Dilma Rousseff. O problema é que o PT local resiste.

Pessimista

O presidente da comissão mista que examina a mudança no ICMS e líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), alertou o governo de que haverá um “cenário de caos” se a unificação das alíquotas interestaduais for implantada sem a compensação prevista na MP 599/2012, que vence no próximo dia 16 de maio.

Sertão/
O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), programou uma maratona de viagens ao interior do estado para inaugurar sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em municípios que enfrentam dificuldades com a seca. O total de investimentos é de R$ 714 mil.

Campanha/ A presidente Dilma Rousseff escalou o ex-secretário de Direitos Humanos do governo Lula, Paulo de Tarso Vannuchi, para concorrer ao cargo de Comissário Interamericano de Direitos Humanos. Está em campanha nos Estados Unidos e no Caribe

Nenhum comentário: