sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A versão oficial

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 05/12/2012

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deu a linha adotada pelo Palácio do Planalto em relação à Operação Porto Seguro, que flagrou o envolvimento da ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo Rosemary Nóvoa de Noronha com a máfia que fraudava pareceres em órgãos oficiais.

»   »   »

Durante depoimento na Câmara, Cardozo disse que o inquérito da Polícia Federal não aponta a ex-funcionária como integrante da quadrilha, embora ela tenha se envolvido com seus integrantes. O ministro da Justiça negou a existência de qualquer interceptação telefônica envolvendo o ex-presidente Lula com a então chefe de gabinete da Presidência em São Paulo. Segundo ele, como não houve decisões judiciais nesse sentido, "não há diálogos gravados entre ela e terceiros", disse.

»   »   »

Cardozo atua como bombeiro no escândalo, ao contrário do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que pôs mais lenha na fogueira ao atacar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acusando-o de tolher a ação da PF durante o governo do tucano. Carvalho é uma espécie de porta-voz informal do ex-presidente Lula no governo Dilma.

Previdência// 

Centrais sindicais se mobilizam para aprovar no Congresso uma alternativa ao fator previdenciário. O projeto cria a chamada Regra 85/95, em que o cálculo da aposentadoria passa a levar em conta a soma da idade com o tempo de contribuição, até chegar a 85 para mulheres e 95 para homens.

Desafinado

A presidente Dilma Rousseff, a cada dia que passa, confia mais no PMDB e menos no PSB, que também faz parte da base. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), engrossou o coro das críticas à política econômica. Disse que falta ao governo federal um rumo estratégico para enfrentar a crise internacional e que as medidas adotadas até agora apenas estimulam o consumo e não são suficientes para garantir o crescimento. Pregou ainda a descentralização dos recursos da União.
 
Boa briga

Danilo Caymmi, Sandra de Sá, Jair Rodrigues, Zezé Motta e outros artistas desembarcaram ontem em Brasília para protestar contra um projeto do senador Randolfe Rodrigues (foto), do PSol-AP, que submete a arrecadação de direitos autorais à tutela do Ministério da Justiça. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, assiste à briga de camarote, mas também defende mudanças na legislação que faz do Ecad o dono absoluto do pedaço.

Confronto

O PT caminha mesmo para um confronto com o governador Sérgio Cabral (PMDB) no Rio de Janeiro. Só uma intervenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode salvar a aliança. A cúpula da legenda endossa a candidatura do senador Lindbergh Farias (PT) para o governo do estado em 2014 e Cabral não abre mão da candidatura do atual vice-governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Meio-campo

O embaixador brasileiro Luiz Alberto Figueiredo foi um dos escalados pelo presidente da Conferência do Clima, Abdullah Bin Hamad Al Attiyah, para negociar a renovação do Protocolo de Kyoto, que impõe um limite legal às emissões de dióxido de carbono (CO2). Os países desenvolvidos boicotam o acordo.

Al mare

Dilma Rousseff anunciará amanhã o programa de concessão de portos para ampliar a competitividade da indústria brasileira e do agronegócio. Em 25 anos, o investimento anunciado chegará a R$ 133 bilhões

Vadiagem/ Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de jovens que não estudam, não trabalham e não procuram emprego aumentou em 708 mil em 10 anos. A proporção passou de 16,9% para 17,2% das pessoas entre 15 e 29 anos.

Pente-fino/ Advocacia-Geral da União (AGU) está fazendo a revisão de todos os pareceres suspeitos feitos pelo ex-advogado-geral adjunto José Weber Holanda Alves. Ordem da presidente Dilma Rousseff.

Estrela/ O jornalista Rafael Casé lança hoje o livro Como essa estrela veio parar no meu peito — os 70 anos da fusão do Botafogo. Será na loja oficial do clube, ao lado da sede de General Severiano, a partir das 19h.

Nenhum comentário: