sábado, 15 de dezembro de 2012

Areias escaldantes

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 14/12/2012
 

A aposta de que o país fará um voo de galinha até as eleições de 2014, o que estimula o surgimento de candidaturas alternativas tanto no campo da situação, caso do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), como na oposição, situação da ex-senadora Marina Silva (sem partido), ainda pode ser apenas uma miragem. Nas areias escaldantes do baixo crescimento econômico há uma larga distância a ser percorrida até as eleições presidenciais.

»   »   »

O chamado pibinho já está sendo mitigado. O economista Francisco Lopes, vinculado à PUC-RJ, avalia que o PIB do terceiro trimestre de 2012 estaria subestimado em razão de mudanças estruturais no setor financeiro causadas pela redução dos juros, que não teriam sido captadas pela metodologia utilizada pelo IBGE.

»   »   »

Agora, o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges, refez as contas de Lopes: caso o PIB do quarto trimestre cresça no mesmo ritmo do terceiro, a alta anual chegaria a 2%, e não apenas 1,2%. Nesse caso, com as recentes medidas adotadas pelo governo — como a desoneração da folha para 25 setores e a redução do preço da energia elétrica, dentre outras – é possível "um superaquecimento na virada de 2013 para 2014".

Popularidade

Caso as previsões otimistas em relação ao PIB se confirmem, a presidente Dilma Rousseff conseguiria manter até as eleições os atuais níveis de popularidade, que são atribuídos ao desemprego baixo, à queda da taxa de juros, ao crédito fácil e ao combate à corrupção. Culparia as dificuldades do país à crise mundial.

Sinal de fumaça

O rompimento do PSB com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), foi interpretado no Palácio do Planalto como sinal de que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente da legenda, prepara de fato sua candidatura à Presidência da República. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB), que se lança candidato de oposição, estaria preparando um palanque de visibilidade para Campos no Centro-Oeste.

Lavou as mãos// 

A presidente Dilma Rousseff disse ontem em Moscou que fez o que pôde para convencer o Congresso Nacional a manter os vetos ao projeto que altera as regras de distribuição dos royalties do petróleo. "Eu não vou impedir que ninguém vote de acordo com a sua consciência", completou.

O filho é seu

A presidente em exercício do Congresso Nacional, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), assegurou ontem que não vai convocar a sessão para votação dos vetos ao projeto de lei da divisão dos royalties. "Eu não farei convocação", disse. Rose conversará com presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), que está ocupando interinamente a Presidência do país, para que não coloque o veto em análise na semana que vem.

Detonou

Presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o senador Clésio Andrade (foto), do PMDB mineiro, lamentou a decisão do governo de licitar o trem-bala que ligará Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou ontem no Diário Oficial da União o aviso do leilão para a escolha da empresa que fornecerá a tecnologia e será a operadora do primeiro trem-bala brasileiro. Segundo a CNT, o país não tem condições de arcar com os custos da obra.

Aviação

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os sindicatos de trabalhadores do setor aéreo, em caso de greve, mantenham no trabalho 90% do pessoal

Burocracia/ Participantes da audiência pública da Comissão de Educação e Cultura que discutiu o Projeto de Lei 4372/2012 — que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes) — discordaram sobre a necessidade do novo órgão. Representante da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), Arnaldo Cardoso acredita que o projeto prejudica a autonomia da gestão acadêmica.

Sonhos/ O filme O Construtor de Sonhos, sobre o arquiteto Oscar Niemeyer, bombou na prestigiosa Universidade de Bolonha, a mais antiga da Europa, em seu Departamento de Letras, por iniciativa da professora Maria Aparecida Fontes. O documentário foi produzido pela Fundação Astrojildo Pereira, sob direção de Ivan Alves Filho e Rodolpho Villanova.

Pandeiros/ O Centro Cultural Três Pandeiros, projeto de Oscar Niemayer, foi inaugurado ontem, em João Pessoa (PB). Ex-governador que encomendou o projeto, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) comemorou a conclusão da obra.

Nenhum comentário: