quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A conta de luz

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 12/12/2012

A cúpula do PMDB, sob o comando do vice-presidente Michel Temer, ao votar a favor da medida provisória que renova as concessões de energia e reduz as tarifas das contas de luz, na comissão mista que examina o assunto, dá lição de profissionalismo à base aliada. Constrói a marca do "partido-solução", enquanto o PT, por exemplo, não sai do noticiário político como "partido-problema".
»    »    »
O PMDB caminha para manter o comando do Senado, ao viabilizar a eleição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para a sucessão de José Sarney (PMDB-AP). Também consolida o favoritismo de seu líder na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para ocupar a cadeira de petista Marco Maia (RS) na presidência da Casa. Com isso, cria condições mais robustas para pleitear o Ministério dos Transportes, que sempre foi uma pasta reivindicada pela legenda, e garantir a vaga de vice na chapa da reeleição de Dilma em 2014. Essa é a conta.
»    »    »
Enquanto isso, o PT atrai todos os raios da conjuntura. Há meses seus dirigentes históricos José Dirceu, José Genoino e João Paulo Cunha estão no banco dos réus. A Operação Porto Seguro da Polícia Federal acaba de indiciar por formação de quadrilha a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, a petista Rosemary Nóvoa de Noronha. E, para completar a ceia de Natal, vaza o depoimento de Marcos Valério com acusações de suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o mensalão.
Depoimento// O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e o líder do partido na Câmara, Rubens Bueno (PR), pretendem pedir ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, hoje, cópia da íntegra do depoimento que o publicitário Marcos Valério prestou a um grupo de procuradores.
Vai em frente
O presidente do Supremo Tribunal Federal e relator da Ação Penal 470, ministro Joaquim Barbosa, disse ontem que apoia uma investigação do ex-presidente Lula pelo Ministério Público, com base no depoimento de Marcos Valério ao próprio MP, cujo teor foi publicado ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo. Todas as tentativas de incluir o ex-presidente na Ação Penal 470, até agora, foram rejeitadas pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e pelo próprio Barbosa.
Lado a lado
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), cotados para concorrer à Presidência da República, estarão hoje em Brasília, ao lado do empresário Jorge Gerdau, para debater o tema Cenário Brasileiro, a partir das 9h. O evento foi organizado pela Frente Parlamentar Mista da Gestão Pública. "Têm exemplos concretos de gestão pública eficiente e podem ajudar muito na elaboração de uma proposta global para o Brasil", explica o presidente da frente, deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF).
Transitou
O presidente do PTB, Roberto Jefferson, condenado à prisão em regime aberto pelo STF, saiu em defesa do ex-presidente Lula em seu blog, refutando as acusações de Marco Valério: "Magoado, ele (Valério) envolve Lula diretamente no esquema de seus empréstimos, inclui o caso do prefeito Celso Daniel na história e tempera tudo com uma ameaça de morte que teria recebido do PT. A credibilidade do carequinha, no entanto, já transitou em julgado: é zero."
Exegese
Manda o rito democrático: quem faz as leis, não as interpreta. Vem daí o equilíbrio entre o Legislativo e o Judiciário. Essa é a essência do voto do ministro Celso de Mello, que decidirá a questão da cassação imediata dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Na avaliação dos líderes, a definição, qualquer que seja a posição final do STF, será anunciada pela Câmara depois do recesso legislativo. Ou seja, na prática, é mais complicado.
Inflação
De acordo com o IBGE, de janeiro a novembro, a inflação acumulada pelo IPCA ficou em 5,01%. O mercado financeiro estima que feche o ano em 5,58%
Submarino/ Decano da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) evita se pronunciar sobre qualquer assunto polêmico. Aos mais próximos, se compara a um submarino: "Subo, dou uma espiada, respiro e mergulho novamente".
Verdade/ No Pelourinho, durante a primeira Mostra de Cinema e Direitos Humanos na Rua, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e a ministra Maria do Rosário assinaram ato de criação da Comissão da Verdade na Bahia e assistiram a filmes sobre o tema. Serão investigados os casos de Lamarca, Mariguela e Teodomiro Romeiro dos Santos, entre outros.
Expectativa
A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a perda de mandatos dos deputados condenados no mensalão, que deve ocorrer hoje, será acompanhada em tempo real pelos deputados na Câmara. O presidente da Casa, Marco Maia, do PT-RS, não se cansa de repetir que não pretende cumprir uma decisão de cassação imediata de mandatos. "Da forma como está sendo desenhado lá, vai colocar em conflito o Parlamento com o Judiciário", disse.

Nenhum comentário: