quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O recado de Aécio

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 11/01/2012
Muito criticado pelos aliados do ex-governador de São Paulo José Serra por sua atuação moderada na oposição ao governo Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) mandou o recado aos líderes da oposição de que não pretende mudar seu estilo de atuação. "Não professo o quanto pior melhor." Trocando em miúdos: tratará o PT como adversário e não como inimigo; fará oposição ao governo Dilma Rousseff e não aos interesses do país.
» » »
Aécio reproduz na disputa com o ex-governador de São Paulo José Serra a longa queda de braço entre dois caciques do PMDB no tempo da oposição ao regime militar: Tancredo Neves, seu avô, que acabou eleito presidente da República no colégio eleitoral; e Ulysses Guimarães, o presidente do PMDB que comandou a campanha pelas diretas já, mas não levou. Tancredo morreu antes de tomar posse; Ulysses foi excelente presidente da Constituinte, mas amargou uma derrota eleitoral acachapante nas eleições presidenciais de 1989. Secretário particular do avô, acompanhou de perto a peleja entre os dois veteranos políticos, ambos oriundos do antigo PSD.

» » »

Aécio fará uma atuação propositiva no Senado, consciente de que a correlação de forças entre o governo e a oposição é muito desfavorável. Prefere ter uma atuação silenciosa e bem-sucedida nas articulações políticas do que esbravejar e colecionar derrotas que só o desgastariam como líder político. Ao contrário de Serra, não tem obsessão pela Presidência da República. Diz que está à disposição do partido, mas o PSDB teria outros quadros para concorrer ao cargo além do seu nome e o de Serra: os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Paraná, Beto Richa; e de Goiás, Marconi Perillo.

Crise, que crise?//

O sistema de intermediação de mão de obra do estado de São Paulo (Emprega São Paulo) está com 38.806 vagas abertas em diversos setores. A maioria é para operador de telemarketing, garçom, auxiliar administrativo e atendente de comércio. Santana de Parnaíba, arrasada nas enchentes de 2007, tem 1,6 mil vagas, sendo 146 vagas para auxiliar de escritório.

Colaboração

A presidenta Dilma Rousseff se encontrará amanhã com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, para a assinatura do termo de cooperação que reforça o programa Minha Casa, Minha Vida nas cidades paulistas. Com muito dinheiro para contrapartida, o tucano pretende ampliar a construção de moradias populares em parceria com o governo federal.

Segunda frente

Presidente interino da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fabrício Fernandes dispara contra a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tomou partido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na polêmica sobre a investigação de magistrados. "Ante o caráter público da OAB, os recursos por ela administrados e a atuação dos seus membros mereceriam total atenção do Conselho Nacional da Justiça. Isso evitaria, sem sombra de dúvida, a imensa quantidade de queixas por apropriações indébitas praticadas por advogados contra os cidadãos comuns, permitindo ao CNJ punir os maus advogados".

Na terrinha

Quanto mais apanha na mídia nacional, mais fortalecido eleitoralmente fica em seu estado o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), que passou a primeiro da fila na linha de sucessão do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Políticos de vários matizes saíram em sua defesa, dentre eles os deputados federais João Paulo (PT) e Carlos Eduardo Cadoca (PSDB). Até o deputado estadual Odacy Amorim (PT), adversário do deputado federal Fernando Bezerra Filho (PSB) na disputa pela prefeitura de Petrolina (PE), saiu em defesa do ministro.

Xis do pré-sal

Antes da descoberta do pré-sal, a Petrobras localizou reservas de 20 bilhões de barris de petróleo. Caçula das petroleiras, a OGX, do megaempresário Eike Batista, já tem 10 bilhões de barris consolidados. Para se ter uma ideia dessa escala, os Estados Unidos têm 29,4 bilhões de barris de reservas. Em breve, a OGX estará produzindo 1,4 milhão de barris por dia — o mesmo que a Líbia.

No trombone

A propósito, o professor Ildo Sauer, diretor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo, em entrevista à revista da Associação dos Docentes da USP, fala cobras e lagartos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu quando relata sua passagem pela diretoria da Petrobras. Segundo ele, o governo Lula fez mais leilões de poços de petróleo na camada pré-sal do que o governo FHC.

Calotes

Segundo a empresa de consultoria Serasa Experian, em relação a 2010, a inadimplência do consumidor brasileiro no ano passado cresceu 21,5% 21,5%

Tratamento/ O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a uma nova sessão de quimioterapia hoje, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ontem, ele voltou ao trabalho depois de uma sessão de radioterapia. As sessões serão mais amenas, com doses semanais de remédios para potencializar o efeito da radiação.

Antártica/ O ministro da Defesa, Celso Amorim, aciona hoje o motogerador a etanol que garantirá energia à Estação Comandante Ferraz, criada em 1982 e gerenciada pela Marinha, através do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O comandante da Marinha, Júlio Moura Neto, e o comandante da Aeronática, Juniti Saito, acompanham a visita, que faz parte da comemoração dos 30 anos da estação.

Nenhum comentário: