quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mais dois, no mínimo

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 04/01/2012
 
 

A presidente Dilma Rousseff deve escolher mais dois ministros para o Supremo Tribunal Federal neste ano. As vagas serão abertas com as aposentadorias do atual presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, e do vice, ministro Carlos Ayres Britto, que será o próximo a assumir o comando do STF.

»   »   »

Caso o relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, após o julgamento desse rumoroso escândalo da República, peça a aposentadoria por recomendação dos médicos (ele não admite em nenhuma hipótese fazê-lo antes), a presidente Dilma poderá nomear mais um integrante da Corte.

»   »   »

Uma quarta vaga ainda pode surgir: a do ministro Celso de Mello. O decano do tribunal revelou a amigos íntimos que deseja voltar definitivamente para São Paulo. Caso isso ocorra por antecipação de sua aposentadoria, a presidente Dilma terminaria o ano tendo nomeado a maioria dos integrantes do STF — já designou dois ministros desde que tomou posse no Palácio do Planalto: Luiz Fux e Rosa Weber.

Carecas

Sósia do deputado capixaba Lelo Coimbra (PMDB), o secretário de apoio do plenário, José Lopes Cardoso, que trabalha no plenário da Câmara há mais de 30 anos, voltou a ser confundido com o parlamentar em pleno recesso. Goiano do município de Ceres, Cardosinho, como é chamado, passou a virada do ano no Espírito Santo e foi chamado de Lelo por transeuntes de Vitória e Guarabari. Aparentam a mesma altura, calvície e idade.

Juba

O secretário da Casa Civil da prefeitura de Salvador, João Leão, pré-candidato do PP à sucessão do prefeito, João Henrique (PP), desafiou o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) a se candidatar à administração local, depois de criticado pelo cacique peemedebista. "Geddel, não cutuque o Leão com vara curta. Não quero brigar com você. Agora, acho que deveria ser candidato a prefeito, porque aí iria ver o que é o Leão em sua frente. E bote quem botares para ser candidato que verás o mesmo", rugiu. Quem assiste de camarote é o deputado Nelson Pellegrino, o candidato petista, que fatura com a rixa entre os dois ex-aliados.

Telhado

Subiu no telhado a candidatura do vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do PMDB, à sucessão do governador Sérgio Cabral (PMDB), que anunciou a intenção de permanecer no cargo até o último dia de mandato e, em 2014, apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Só seria irreversível se Pezão assumisse o governo e concorresse à reeleição. Cabral abriu mão de disputar a única vaga do Senado em favor do presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, que andava estrilando.

Por fora

Quem disputa o apoio de Sérgio Cabral é o senador petista Lindbergh Farias, que lidera pesquisas de intenção de votos para o governo do Rio de Janeiro. Ele acredita que a candidatura de Pezão não vai mesmo decolar e que o surgimento de um possível "Tertius" — no caso, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame — é cada vez mais difícil. Sem partido, o "xerife" do Rio nega categoricamente a intenção de se candidatar a qualquer cargo.

Pra lá de Bagdá

Ao contrário do tratamento dado aos refugiados haitianos que invadiram o Acre, o governo resolveu jogar duro com os paquistaneses, indonésios e afegãos que atravessaram as fronteiras daquele estado. Não engoliu o pretexto de que querem trabalhar como magarefes no abate halal, ritual religioso imposto a frigoríficos brasileiros que exportam carne para países árabes. Teme-se a infiltração de terroristas da Al-Qaeda. Foram deportados 100 suspeitos

Isenções/ Com pressa, pois deixará a pasta para assumir o Ministério da Educação, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, trabalha duro desde segunda-feira. Ontem, o Diário Oficial veio recheado de portarias concedendo isenções fiscais para empresas de tecnologia beneficiadas pela nova política de reserva de mercado de informática.

Incentivos/ Quem também botou pra quebrar no Diário Oficial foi o Ministério da Cultura, que prorrogou o prazo de captação de recursos para dezenas de projetos beneficiados pela lei de incentivo à cultura. A ministra Ana de Hollanda, assim, frustrou mais uma vez os pescadores de águas turvas.

Tamborim/ Começam, no domingo, os ensaios técnicos das escolas de samba do Sambódromo, que está em obras. Neste fim de semana, a Beija-Flor de Nilópolis levará 2 mil integrantes da escola para a Avenida Marquês de Sapucaí.

Chinatown//

A China e o Japão estabeleceram acordo para as operações comerciais e financeiras em suas próprias moedas, que pode incluir em breve a Coreia do Sul, num tratado regional de livre comércio. Com os Estados Unidos escanteado, o jogo comercial do Oriente com o Ocidente muda muito. O Brasil acompanha as manobras ainda sem saber bem o que fazer.

Nenhum comentário: