quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Foi para o telhado

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 26/01/2012
 A eleição do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), para a Presidência da Câmara subiu no telhado. Apesar de ser um decano da Casa, na qual ingressou em 1971 — ou seja, há mais de 40 anos —, o parlamentar caiu numa armadilha ao esticar a corda com o Palácio do Planalto em defesa de seu afilhado político, Elias Fernandes Neto, que a presidente Dilma Rousseff supostamente desejaria afastar do comando do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

» » »

Ontem, trocando mensagens pelo Twitter, o líder do PMDB desafiou o Palácio do Planalto ao exigir publicamente a comprovação das denúncias feitas contra Fernandes Neto pela Controladoria-Geral da República (CGU) no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo a CGU, o diretor-geral do Dnocs teria causado prejuízos ao erário público da ordem de R$ 312 milhões.

» » »

"Com respeito aos que me pediam explicações, dou essa palavra inicial. Aguardo sereno o julgamento do TCU sobre a atuação do Dnocs. Apenas isso", postou o líder do PMDB. A saída de Fernandes Neto já foi até anunciada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), que promove um expurgo na pasta depois de quase dançar do próprio cargo. Por que a eleição para a Presidência da Câmara subiu no telhado? Porque muitos no PT querem apenas um pretexto para romper o acordo de revezamento no comando da Câmara, pelo qual Alves substituiria o petista Marco Maia (RS), que hoje preside a Casa.


Linchamento

Cacique da bancada do PMDB, o deputado fluminense Eduardo Cunha defende a atitude do líder Henrique Eduardo Alves. Ao exigir o direito ao contraditório para o diretor-geral do Dnocs, argumenta, estaria procedendo da mesma forma como agiu nos casos do deputado Danilo Fortes (PMDB-CE), quando era presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e do próprio ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, mais recentemente. "É a mesma situação, ele também tem direito a se defender do linchamento." Fortes e Bezerra pedem a cabeça de Fernandes Neto.

Transparência//

A consultoria de Orçamento do Senado prepara uma versão turbinada do Siga Brasil. O sistema, que já permite que qualquer cidadão acompanhe como os órgãos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário — em nível nacional e estadual — aplicam os recursos públicos, contará também com informações dos convênios firmados com prefeituras. As câmaras municipais continuarão de fora.

Descartada

Não é nada confortável a situação da senadora Marta Suplicy  no PT. Primeiro, foi escanteada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente Dilma Rousseff da disputa eleitoral em São Paulo em favor da candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad. Agora, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), quer que Marta renuncie ao cargo de vice-presidente da Casa em benefício do atual líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (CE), a pretexto de um acordo que não existiria. Além disso, fora da Esplanada dos Ministérios, ela acompanha de mãos atadas o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o recém-nomeado ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se posicionarem para disputar a vaga de candidato do PT ao governo de São Paulo em 2014.

Juízes

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) saiu em defesa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cujos poderes de investigação defende integralmente como parte das atribuições previstas no artigo 103-B da Constituição Federal. Também reconhece "a grande importância do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, para identificar operações atípicas não apenas de alguns poucos juízes, mas de qualquer pessoa, desde que observadas as regras constitucionais e legais", segundo o presidente da entidade, Gabriel Wedy.

Casal 20

Não são apenas intrigas do baixo escalão petista as especulações de que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), estaria pensando em deixar a Esplanada. A hierarquia na nova equipe de governo, na qual a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, está cada vez mais poderosa, inverteu o equilíbrio político na vida do casal. Antes, a ministra cuidava da política regional e o ministro, das suas conexões nacionais. Agora, a mulher é quem manda e a base política do casal no Paraná está à matroca. A família, porém, vai bem, obrigado.

A pagar

Presidente do PSDB, o deputado Sérgio Guerra (PE) considera um desrespeito às necessidades da população o acúmulo de restos a pagar do governo federal. "O valor, empurrado para 2012, mostra a dificuldade do Planalto em executar a tempo as metas aprovadas pelo Legislativo", critica. O Orçamento da União de 2012 tem R$ 140,9 bilhões de restos a pagar

Holofotes/ O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se reúne hoje pela primeira vez desde a eclosão da crise desencadeada pela concessão, em 19 de dezembro, de duas liminares que esvaziaram os poderes do órgão. O clima da reunião será tenso. O conselheiro Gilberto Martins questiona a licitação para a compra de um banco de dados pelo CNJ, conduzida pelo secretário-geral, Fernando Marcondes.

Reclame/ Começou ontem a distribuição aos estados da Carta SUS, nova ferramenta do Ministério da Saúde que permitirá aos usuários avaliar o atendimento e os serviços prestados nos hospitais da rede pública ou unidades conveniadas. Além das críticas ou dos elogios, por meio da carta os cidadãos poderão denunciar irregularidades, como a cobrança de procedimentos nos hospitais do SUS.

Arrais/ A Marinha finalmente adotou mais rigor na habilitação de condutores de jet skis e embarcações de esporte e recreio: comprovação de quatro horas de aulas práticas de jet ski para exame de motonauta e 10 horas de aulas práticas em embarcações de esporte e recreio para a prova de arrais amador, além de idade mínima de 18 anos para ambos. Os novos critérios serão exigidos na renovação das carteiras vencidas.

Nenhum comentário: