terça-feira, 22 de setembro de 2009

A maldição holandesa


Por Luiz Carlos Azedo

luizazedo.df@diariosassociados.com.br

A enxurrada de dólares que desvaloriza o real é um sinal de alerta do que pode vir a acontecer. Há muito mais do que os royalties do petróleo entre o céu e a camada de pré-sal. Governo e oposição estão preocupados com a “doença holandesa”, na qual o aumento de receita decorrente da exportação de recursos naturais, no caso, o petróleo, provoca a desindustrialização da economia. Trocando em miúdos, devido à valorização cambial, o setor manufatureiro se torna menos competitivo em relação aos produtos externos. Essa maldição acometeu países produtores de petróleo, como Arábia Saudita, Venezuela e Iraque.

» » »

Foi por essa razão que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ex-ministro Antonio Palocci para trocar a relatoria do projeto de capitalização da Petrobras pela do Fundo Social. E o governador de São Paulo, José Serra, pediu que seus aliados deixassem a obstrução de lado para mergulhar de cabeça na regulamentação do fundo. A destinação dos recursos do Fundo Social para aplicações no exterior, utilizando apenas os rendimentos nos programas sociais, seria a alternativa para evitar a valorização exagerada do real. Sob pena de as exportações desabarem e o país ser inundado de mercadorias importadas, sobretudo chinesas. Mas não há consenso sobre o tema.

Pressa

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), telefonou ontem para o presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (SP). Tenta marcar um encontro esta semana entre os comandos partidários que sele o apoio dos peemedebistas à candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República.

Havana

O ministro da Justiça, Tarso Genro, viajou ontem para Cuba, onde se encontrará com o presidente Raúl Castro. Abrirá negociações sobre vários temas ligados à área de segurança pública, principalmente relacionados a crimes transnacionais. Um tema delicado é o da extradição. Acompanhado do diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, e do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, Tarso debaterá com Castro a regularização migratória entre os dois países.

Voto

Leitor atento, Milton Cordova Júnior comenta a nota intitulada “urna”, de domingo, sobre as dificuldades da Justiça Eleitoral para implantação do voto em trânsito na urna eletrônica: “O voto em trânsito pode ser colhido com toda a segurança mediante a retenção do Título de Eleitor. Só votaria em trânsito o eleitor que portasse o seu título. Uma vez retido, este seria entregue a partir da segunda-feira seguinte à eleição, ou enviado (não retirado pelo eleitor após o decurso de certo prazo) para as respectivas seções eleitorais”. Eleitor de Rondônia, Cordova impetrou um Mandado de Injunção (MI nº 1767) no Supremo Tribunal Federal (STF) para ter o direito de votar em trânsito em 2010.


Adendos


Esnobada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, a sueca Saab aproveitará parte do prazo adicional para entrega da proposta final do programa FX-2. Um atrativo a ser incluído pelo governo da Suécia no pacote é a garantia de produção de pelo menos metade de futuras encomendas do caça Gripen NG em solo brasileiro. A francesa Dassault e a americana Boeing já apresentaram suas propostas definitivas.



Plano B


Prevista para ser anunciada em 2 de outubro, a decisão do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) de disputar ou não o governo do Rio de Janeiro foi adiada. O acerto será feito depois de uma avaliação das mudanças e filiações partidárias no estado. Enquanto isso, o PSDB avalia a viabilidade de lançar o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, ao Palácio Guanabara.

Créditos

O governo espera que o crédito de R$ 1 bilhão para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), enviado ao Congresso Nacional, libere a pauta da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Em obstrução por conta da retenção das compensações da Lei Kandir, deputados e senadores se negam a votar créditos suplementares pendentes, que chegam a $ 6,7 bilhões.


Brasília, 50 anos/ O senador Adelmir Santana (DEM/DF) assumiu o comando da comissão do Senado encarregada de preparar as comemorações dos 50 anos de Brasília. Também é membro da comissão de autoridades formada dentro do GDF para definir as atrações da festa dos 50 anos. A primeira tarefa é um encontro da comissão com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM).

Interpol/ Pela primeira vez, uma mulher vai representar o Brasil na Interpol, a polícia criminalística internacional, em Lyon, na França. A delegada federal Vanessa Gonçalves Leite de Souza, que atuava no escritório da representação brasileira da Interpol, será também a primeira policial a ocupar esta função, criada recentemente pela PF. Vanessa ficará encarregada de fazer o intercâmbio entre o organismo internacional e as autoridades brasileiras.

Identidade/ Os documentos de identificação do brasileiro, entre eles a Carteira de Identidade, o Passaporte e o CPF, passarão a ter um único número, segundo lei aprovada pelo Senado, com base em substitutivo do senador Almeida Lima (PMDB-ES). Os documentos passarão a receber o mesmo número de registro da identidade na medida em que forem expedidos. O projeto original é do ex-deputado capixaba João Cezar Moraes (PT-ES), que exerceu o mandato como suplente por apenas 15 dias, mas não passou batido.

Filme/ O comando tucano anda incomodado com os espaços cedidos pelo governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), ao líder do governo Lula no Senado, Romero Jucá
(PMDB-RR), na administração tucana. A insatisfação cresceu depois que Anchieta dividiu o palanque com Lula em sua primeira visita ao estado em mais de seis anos de governo.


Com Guilherme Queiroz


Hoje, na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense

Nenhum comentário: