terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cabral baixa a bola


Por Luiz Carlos Azedo

Com Guilherme Queiroz
luizazedo.df@diariosassociados.com.br

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), resolveu “recuar os half para evitar catástrofe”, como diria o Neném Prancha, famoso personagem do futebol carioca. Ontem, em Paris, onde recebeu a Légion d’Honneur (Legião de Honra), a mais alta condecoração do governo francês, Cabral baixou a bola e elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O presidente da República, mais uma vez respeitando a tradição democrática, ouviu as partes e retirou o regime de urgência. E (…) tem dado reiteradas provas de seu compromisso com a democracia brasileira”, disse, se referindo à tramitação dos projetos do pré-sal no Congresso.

» » »


Cabral se deu conta de que os adversários partiram para cima dele, aproveitando o contencioso com Lula. De olho no Palácio Guanabara, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) classifica como um tiro no pé o apoio incondicional de Cabral à candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Faria, aproveita o estresse de Cabral com Lula e desafia a cúpula do PT como candidato a governador. E o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), aproveita para tirar uma casquinha e ameaça lançar a candidatura do apresentador Wagner Montes, o segundo colocado nas pesquisas de opinião sobre as eleições de 2010 no Rio de Janeiro.


Xadrez//

Entre os manifestantes detidos durante protesto contra a primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Roraima estava o fazendeiro Paulo César Quartiero, ex-prefeito de Pacaraima e líder dos arrozeiros desalojados da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Filiado ao DEM, ele é um dos mais ferrenhos opositores ao governo Lula no estado.


Falência


Cabral defende a tese de que a Constituição garante participação especial aos estados produtores de petróleo e que o governo federal deve redistribuir a riqueza do petróleo utilizando os royalties que cabem à União. No Rio de Janeiro, os recursos dos royalties vão para a Previdência e para o meio ambiente, como o saneamento da Lagoa Rodrigo de Freitas, ícone da Cidade Maravilhosa. “Sem esses recursos, a Previdência quebra”, adverte.

Sumiço

Termina segunda-feira o prazo para que o Palácio do Planalto envie à Câmara dos Deputados as fitas do sistema de segurança que mostrariam as visitas da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira ao gabinete da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O DEM faz a contagem regressiva.


Esquentou


A disputa pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) pega fogo. A chapa Ordem da Casa, encabeçada pelo advogado Esdras Dantas, contesta o resultado da pesquisa divulgada na coluna de sábado, de responsabilidade da chapa Questão de Ordem, de Francisco (Kiko) Caputo. Realizada pelo Instituto Global, a sondagem confirmou o alto índice de indecisos: 67,26% dos advogados. Kiko continuaria na liderança, com 13,27% das intenções de votos, havendo um empate técnico entre Esdras Dantas (8,85%) e Ulisses Borges (7,96%) na pesquisa espontânea. Ibaneis Rocha, da chapa Unidos pela Ordem, aparece com 2,65%.


Pindaíba


A decisão de reduzir o expediente dos quartéis de todo o país, que vão funcionar como o Congresso (da tarde de segunda-feira à manhã de sexta), por medida de economia, não foi uma manifestação de protesto do comandante da Força Terrestre, general Enzo Peri. Falta mesmo o rancho para a tropa. Enquanto o presidente Lula negocia pessoalmente a compra dos caças franceses Rafale, completando o pacote bilionário da parceria militar com a França, o armamento convencional do Exército está sucateado. Não há sequer munição suficiente para os quase sexagenários fuzis FAL utilizados no adestramento.

Repeteco

A inauguração da ponte sobre o Rio Tacutu, na fronteira com a Guiana Francesa, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi a terceira cerimônia do tipo promovida por autoridades brasileiras. Em abril, o governador Anchieta Júnior (PSDB) cortou a fita para, em seguida, a via ser interditada pelo governo do país vizinho. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (foto), do PMDB-RR, também já fez as honras federais na obra.

Créditos

Os parlamentares da Comissão Mista de Orçamento (CMO) estão em obstrução em protesto contra a retenção das compensações da Lei Kandir devidas aos estados exportadores. O governo pressiona a base governista na CMO a fim de garantir a aprovação de uma operação de crédito suplementar de R$ 4,9 bilhões para a capitalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



Diploma/ O deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) proporá a formação de uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados para a elaboração de uma proposta de emenda constitucional (PEC) ou de um projeto de lei (PL) que resgate a obrigatoriedade de diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A ideia é unificar todas as iniciativas apresentadas sobre o assunto no Congresso Nacional.

Patrimônio/
A Comissão de Assuntos Especiais da Câmara dos Deputados vota, nesta terça-feira (15/09), às 14h, no plenário 11, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150/01, que destina parte dos tributos federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal para a preservação do patrimônio cultural brasileiro e para a produção cultural.

Azenbudsman/ O deputado Benedito Domingos (PP) retornou à Câmara Legislativa do Distrito Federal e não é mais o administrador de Taguatinga, como foi publicado sábado nesta coluna.

Um comentário:

Tiago Albineli Motta disse...

Bom, até agora o sérgio cabral ta pior que o lindberg nas avaliações do aplicativo Web Democracia do Orkut. Coisa que acho estranha. Eu particularmente não gosto de nenhum dos dois, mas o segundo pra mim tem uma tragetória que me levanta sérias desconfianças.