domingo, 13 de setembro de 2009

Lula surfa a marolinha


Por Luiz Carlos Azedo
Com Guilherme Queiroz

luizazedo.df@diariosassociados.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu na prancha. Recebeu informações do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de que o crescimento em 2010 deve chegar a 4,5%. Do ministro da Fazenda, Guido Mantega, veio a previsão de que serão gerados de 800 mil a 1 milhão de empregos até o fim do ano. Além disso, lidera a recuperação mundial com 1,9% de crescimento do PIB no trimestre. Foi o bastante para Lula proclamar que, graças aos pobres, a crise entre nós já passou. O Brasil virou potência mundial.


***


Nos bastidores do Palácio do Planalto, as projeções econômicas funcionaram como anabolizante para a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que refluiu alguns pontos depois do bate-boca com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira. Na defensiva desde a instalação da CPI da Petrobras, para a qual Dilma quase foi arrastada por causa da demissão de Lina, agora o governo partiu pra cima da oposição. O lançamento do pré-sal foi só começo. Lula vai chamar os governadores tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) para a briga em todas as frentes.

Janela


Antes de anunciar um vencedor definitivo do programa F-X2 da Força Aérea, o governo debaterá as propostas em duas instâncias: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social — o Conselhão, em caráter consultivo; e o Conselho Nacional de Segurança, do qual fazem parte os presidentes da Câmara e do Senado, para bater o martelo. A posição de Lula é francamente favorável aos jatos Rafale, mas os franceses terão que baixar muito os preços e comprar 10 aviões de transporte militar KC-390, um projeto em desenvolvimento pela Embraer, que construirá o Rafale em parceria com a Dassault se o acordo for consumado. Com isso, o Brasil daria um novo salto tecnológico.


Debandada


A ruptura do PMDB com o governo do PT na Bahia deflagrou o troca-troca partidário nas legendas de sustentação do governo. O PR baiano deve perder os deputados federais Márcio Marinho e Maurício Trindade para o PP, que tenta ampliar seu apoio ao governador Jaques Wagner. Em eterno litígio com o senador César Borges, presidente estadual do PR, o deputado José Carlos Araújo também tem sua saída prevista.



Zignal

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz teve uma conversa com o líder do PSB na Câmara, Rodrigo Rollemberg (DF). Foi pedir um encontro com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), candidato a presidente da República. Sem espaço na política local, procura o eixo na política nacional.



Meus garotos


O deputado Jair Bolsonaro (RJ) filiou ao PP o filho caçula, Eduardo Bolsonaro, de 25 anos, em Brasília. Eduardo será candidato a deputado federal com a benção do presidente do PP-DF, o deputado distrital licenciado Benedito Domingos, atual administrador de Taguatinga. Completam o clã político os filhos Flávio, deputado estadual fluminense, e Carlos, vereador carioca, ambos do PP.


Azarão


Quem vai esperar mais um pouco é o advogado geral da União, José Antônio Dias Toffoli, cotado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula considera prematura a indicação, por uma questão de respeito aos familiares e amigos do falecido ministro Carlos Alberto Direito. Como a vaga reservada para Toffoli era a do ministro Eros Grau, que deve se aposentar em agosto de 2010, não será surpresa se Lula decidir segurá-lo mais um pouco no governo. Nesse caso, o mais cotado é o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha (foto).


Alívio


O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (foto), já pode cabalar os votos para sacramentar sua indicação ao Tribunal de Contas da União (TCU). Se não ocorrer nenhum incêndio na base aliada, o presidente Lula deve enviar mensagem ao Congresso indicando-o para o cargo de ministro do TCU no decorrer esta semana.


Radar

Sem muito alarde, o governo incluiu no pacote do acordo com a França um novo sistema de monitoramento por satélite, que guarnecerá fronteiras terrestres e marítimas. Os equipamentos custarão US$ 2,7 bilhões



Munição/
A oposição ao governador cassado do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), prepara uma devassa nas contas de sua administração. Empossado no governo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Carlos Gaguim (PMDB) liberou o acesso ao sistema de acompanhamento das contas do Executivo desde 2006. A ordem é desgastar a candidatura de Miranda ao Senado em 2010.

Sampa/
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, inaugura amanhã, ao meio-dia, o Espaço Minas Gerais, em São Paulo. Será um centro de referência para empresas e executivos do país e do exterior, agentes e operadores de viagens. O objetivo é revelar oportunidades de negócios e potencialidades econômicas, turísticas e culturais de Minas.

Guia/Pela primeira vez, o centenário Guia Verde Michelin é dedicado à América do Sul, no caso, ao Rio de Janeiro. Com a presença do governador Sérgio Cabral, será lançado na terça-feira, em Paris. Além da Cidade Maravilhosa, as dicas de passeios, tesouros arquitetônicos e históricos, restaurantes e hotéis incluirão Niterói, Búzios, Paraty, Ilha Grande, Petrópolis e Vale do Café.

Hoje, na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense

Nenhum comentário: