domingo, 25 de novembro de 2012

Sobre as vítimas

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 25/11/2012
Informações sobre a vítima, romance policial do ex-delegado Joaquim Nogueira, que lhe valeu um Prêmio Jabuti, começa com a morte do investigador Toninho, assassinado em seu próprio carro. Venício, outro investigador, vê como obrigação solucionar a morte do colega. Delegacias, interrogatórios de suspeitos e outras atividades de rotina tecem a saga do policial, que desnuda os bastidores da polícia paulista.

»  »  »

Tivesse lido o livro de Nogueira, talvez a ficha caísse mais cedo para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que, na sexta-feira, decidiu trocar o comando da Segurança Pública em São Paulo. Esperou a guerra entre a PM e facções criminosas ter ficado fora de controle, com um saldo de 300 mortos. Informações sobre a vítima mostra que, por trás da morte de um agente da lei, pode estar um outro policial; e o investigador que apura o caso também pode ser assassinado.

»  »  »

É mais ou menos o que estava acontecendo em São Paulo, em meio à onda de violência que começou com uma chacina de assaltantes numa operação da Rota, o marco inicial para a retaliação dos criminosos. Antonio Ferreira Pinto, secretário linha-dura, perdeu a guerra contra o crime organizado dentro dos presídios e na própria polícia, pois se constatou que as fichas criminais de algumas vítimas tinham sido manipuladas antes dos homicídios serem praticados. Resta saber se seu substituto, o ex-procurador-geral de Justiça Fernando Grella Vieira dará conta do recado nas frentes externa e interna.

Dobrou

Não é só a manipulação de fichas policiais dias antes dos assassinatos que apontam o envolvimento de policiais na onda de violência em São Paulo. Os crimes contra o patrimônio desabaram, enquanto os assassinatos na capital praticamente dobraram em relação ao mesmo mês do ano anterior, passando de 78 para 150

Aposentados//


O deputado José Antonio Reguffe (PDT-DF) apresentou requerimento ao Presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), pedindo a inclusão, na Ordem do Dia, da PEC 555/2006, que acaba com a contribuição dos inativos e está parada na Câmara. “Houve uma mudança na regra do jogo no meio do campeonato, isso não é correto”, argumenta.

Vai voar

O superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, o delegado José Alberto Iegas, anunciou em Cascavel que o Veículo Aéreo não Tripulado (Vant) da base de São Miguel do Iguaçu começará a operar ainda este ano. O equipamento israelense custou R$ 8 milhões à União e nunca saiu do chão. Foi adquirido para monitorar as fronteiras contra o contrabando de armas e tráfico de drogas.

Jabuti

O gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República foi informado da operação de busca e apreensão no gabinete presidencial de São Paulo no momento em que os agentes da Polícia Federal se apresentaram aos seguranças. A presidente Dilma Rousseff, ao tomar conhecimento do que ocorria, nem se abalou. Rosemary Nóvoa de Noronha, funcionária da Presidência ligada aos ex-presidente Lula, nunca foi das suas relações.


Na cabeça

O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, será o novo presidente do PSDB, no lugar do deputado federal Sérgio Guerra, que se recupera de um câncer. As negociações entre o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e demais integrantes da cúpula da legenda avançaram nessa direção. Boa praça, Vilela transita bem em todas as alas da sigla, inclusive os serristas. O acordo garante maior representação dos tucanos do Norte e do Nordeste no comando do partido.


Prosa

“Minas teve o maior crescimento do PIB da Região Sudeste nos anos de nosso governo. Isso mostra que seguimos o caminho certo”, comemora o senador tucano Aécio Neves. Segundo o ex-governador mineiro, o planejamento e a ousadia na aplicação de recursos em infraestrutura e nas parcerias com a iniciativa privada criaram um ambiente seguro para mais investimentos.

Câncer/ A senadora Ana Amélia (PP-RS) exaltou a sanção da lei que determina prazo máximo de 60 dias para que pacientes com câncer recebam o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi relatora do projeto no Senado. A lei entra em vigor em 180 dias.

Dúvida/ O vice-presidente Michel Temer está na maior saia justa. O PMDB quer lançar candidato próprio ao Palácio dos Bandeirantes em 2014. O deputado Gabriel Chalita e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, pleiteiam a vaga.

Vão pagar/ Os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR), Eduardo Braga (PMDB-AM), João Capiberibe (PSB-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Randolfe Rodrigues (PSol-AP), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Romero Jucá (PMDB-RR), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Walter Pinheiro (PT-BA) e Eduardo Suplicy (PT-SP) também vão devolver o dinheiro do Imposto de Renda dos 14° e 15° salários pagos pelo Senado à Receita Federal.

Nenhum comentário: