domingo, 25 de novembro de 2012

Aécio tenta salvar alianças

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 22/11/2012
 
O senador mineiro Aécio Neves está disposto a fazer tudo ao alcance para manter o ex-governador paulista José Serra em uma posição de destaque no PSDB — Serra mergulhou e está com o pé fora do ninho tucano. Aécio teme que a defecção do colega leve o partido ao isolamento, mas não pretende lhe ceder a presidência da legenda, pois considera o cargo importante para consolidar a candidatura a presidente da República e as alianças que julgar necessárias.

»    »    »

Aécio está preocupado com a desarticulação da frente de oposição ao governo Dilma Rousseff após as
eleições municipais. Presidido pelo senador Agripino Maia (RN), o DEM dá sinais de que se aproxima
do governo e do PMDB, sobretudo depois da vitória do deputado ACM Neto em Salvador.

»    »    »

Outro aliado tradicional também está se descolando: o PPS iniciou entendimentos com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em busca de um posicionamento mais independente do PSDB. Mesmo em São Paulo, com a candidatura de Soninha Francine, o PPS deu sinais de que pretende mudar o plano de voo. Em Vitória, o confronto da legenda com o PSDB foi dramático, mas o PPS elegeu Luciano Rezende.

Renovação

Com o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Aécio opera um esforço para renovar a legenda do ponto de vista programático, delegando ao deputado Marcus Pestana (MG) a tarefa de coordenar a discussão de uma nova agenda partidária. Na Câmara, removeu a candidatura do deputado Domingos Sávio (MG) em favor do paulista Carlos Sampaio, que deverá ser o novo líder do PSDB na Casa.

Mais longe

A briga do ex-marido da presidente Dilma Rousseff — o advogado gaúcho Carlos Sampaio — com o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi pelo controle do PDT está empurrando a bancada do partido para longe do governo. A gestão de Brizola Neto, ungido por Sampaio, no Ministério do Trabalho, é criticada abertamente pela maioria dos deputados.

Limadas

O deputado Jilmar Tatto (PT-SP), presidente da comissão mista que analisa a Medida Provisória 579/2012, teve que avaliar 431 emendas à medida provisória que renova concessões e reduz tarifas de energia. Rejeitou, de pronto, por tratarem de outros assuntos, 49

Diversionismo

Para o deputado Miro Teixeira (foto), do PDT-RJ, membro da CPI do Cachoeira, Odair Cunha criou um "fator de distração" ao indiciar jornalistas no relatório final da comissão. Segundo Miro, como a CPI terminou em pizza maior do que o forno onde foi assada, era necessário providenciar um assunto para ocupar as discussões.

Dosimetria

O ministro Joaquim Barbosa toma posse hoje no Supremo Tribunal Federal (STF), cuja sessão de ontem presidiu interinamente. Com nove ministros efetivos no cargo, a sessão teve decisões sobre a dosimetria de penas nas quais votaram apenas cinco ministros, o que é considerado um precedente perigoso por muitos juristas, pois pode se repetir em outras instâncias judiciais.

Levante carioca

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e a maioria dos prefeitos do estado, inclusive o da capital, Eduardo Paes, vão liberar os funcionários públicos do ponto para participar da manifestação "Veta, Dilma", segunda-feira. O ato é em defesa dos royalties de petróleo para o estado fluminense.

Domésticas// A Câmara aprovou ontem, em primeira votação, a Proposta de Emenda Constitucional 478/2010, que estende às empregadas domésticas todos os direitos comuns aos demais trabalhadores. Ou seja, oito horas diárias, férias remuneradas, direito a horas extras e ao FGTS.

Agências/ Duas agências reguladoras andam tomando decisões estranhas. Uma delas é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a outra é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Ruído/ O Ecad entrou na alça de mira da ministra da Cultura, Marta Suplicy. O ruído em relação à arrecadação de direitos autorais pela entidade e ao suposto favorecimento de alguns artistas é muito grande no meio cultural.

Nenhum comentário: