quarta-feira, 7 de novembro de 2012

De olho no Nordeste

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 07/11/2012
 
Passada a eleição, a presidente Dilma Rousseff mira o Nordeste, onde a oposição pôs a cabeça de fora em Aracaju, Maceió, Salvador e Teresina. Na sexta-feira, ativará a Adutora do Algodão, que leva água do São Francisco para Guanambi, Caetité e outros seis municípios baianos, e conclui o complexo da Adutora do São Francisco, que beneficia outros oito municípios da região de Irecê. Depois, participará de reunião com os governadores nordestinos em Salvador, tendo como anfitrião o governador Jaques Wagner (PT).

»   »   »   

O governadores reivindicam compensação à prorrogação de incentivos fiscais pelo governo federal, como o IPI para automotivos e a chamada linha branca. Somente na Bahia, a queda de arrecadação deixou 340 municípios em estado de calamidade financeira. As cidades nordestinas vivem de repasses do governo federal. Estão quebradas.

»   »   »   

A compensação é um pleito de todos os governantes nordestinos para ajudar os novos prefeitos eleitos. Para evitar um estouro da boiada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, desde ontem discute uma solução para a questão dos fundos de participação de estados e municípios.


Cidadania

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, recebe hoje, às 19h, das mãos do presidente da Câmara Legislativa, deputado Cabo Patrício (PT), o título de Cidadã Honorária de Brasília, em sessão solene promovida pelo deputado Wasny de Roure (PT). A condecoração é um reconhecimento aos mais de 20 anos de dedicação de Maria do Rosário à defesa dos Direitos Humanos.

Melhores

Dois senadores e um deputado do Distrito Federal estão entre os melhores parlamentares no 8º Prêmio Congresso em Foco. O deputado federal Reguffe (PDT) e os senadores Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) concorrem a melhor deputado e melhor senador em 2012, além de categorias especiais. A seleção foi feita por jornalistas que cobrem as atividades do Congresso, e os principais vencedores foram definidos pelos internautas. A entrega dos troféus será amanhã, em Brasília.


Relações de trabalho

A modernização das normas trabalhistas é o tema do debate promovido pelos Diários Associados hoje, na sede do Correio Braziliense, onde estarão reunidos empresários, classe sindical, governo, juristas e trabalhadores. Entre os convidados do “Seminário novas relações de trabalho para o Brasil do século 21” estão o vice-presidente da República, Michel Temer; o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen; o ministro do Trabalho, Brizola Neto; e o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão. O presidente dos Diários Associados, Álvaro Teixeira da Costa, inicia o evento às 9h.

Sucessão

Começou a disputa pela cobiçada liderança do PMDB no Senado, que ficará vaga com a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência da Casa. Larga na frente o cearense Eunício de Oliveira, mas estão de olho no cargo os colegas Vital do Rêgo (PB) e Romero Jucá (RR).

Pizza, não!

A bancada do PSDB na CPI do Cachoeira vai à Procuradoria-Geral da República protocolar representação com denúncias que não foram investigadas pela comissão. O partido quer levar ao Ministério Público todos os cruzamentos de dados feitos pela assessoria técnica da CPI e pedir que sejam quebrados e investigados os sigilos de 27 empresas que receberam recursos da construtora Delta.


Agência

Uma agência integrada de inteligência combaterá a violência em São Paulo. A decisão foi tomada ontem, em reunião entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Somente este ano, foram assassinados em São Paulo 90 policiais

Bagunça//

O Regime Diferenciado de Contratações para obras e serviços de engenharia será estendido aos sistemas públicos de saúde por meio de contrabando na Medida Provisória 580/12, que aguarda votação em plenário. Cada dia que passa, a Lei de Licitações deixa de ser regra para virar exceção.

Protecionismo/ Parecer do deputado federal Afonso Florence (PT-BA) à Medida Provisória 580/12 ampliou a exigência da presença de produtos e serviços nacionais nos editais de licitação e contratos de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) geridos por estados e municípios e com transferência obrigatória de recursos financeiros da União.

Em domicílio/ A Câmara realiza hoje o “Seminário internacional de educação domiciliar”. Será no Auditório Freitas Nobre. O Projeto de Lei n° 3.179/12, de autoria do deputado Lincoln Portela (MG), líder do PR, permitirá que os pais ou responsáveis decidam se os filhos ingressarão no sistema escolar convencional, público ou privado, ou se serão educados em casa.

Nenhum comentário: