domingo, 25 de novembro de 2012

Curar as feridas

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 21/11/2012
 
A presidente Dilma Rousseff pretende retomar as conversas com a base no Congresso nos próximos dias, de olho no comportamento de deputados e senadores em 2013, quando os comandos do Senado e da Câmara trocarão de mãos. O senador José Sarney (PMDB-AP), que deixa o cargo, é um aliado de primeira hora de Dilma, como foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também será encerrado o mandato do petista Marco Maia (RS).

                                                   »   »   » 

Representantes do PT, do PMDB, do PSB e do PP já foram recebidos pela presidente Dilma, que trabalha parar curar as feridas da campanha eleitoral. Candidatos derrotados, muitas vezes com dívidas de campanha para pagar, costumam dar trabalho aos governos depois das eleições. É o que parece estar acontecendo, principalmente na Câmara.

                                                   »   »   »   

O líder do PMDB na Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), consolida a candidatura a presidente da Casa. Até os partidos de oposição — PSDB, DEM e PPS — caminham para apoiá-lo, defendendo o princípio da proporcionalidade na eleição da Mesa. A candidatura de Júlio Delgado (PSB-MG) ainda não foi avalizada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do partido. No Senado, aparentemente, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), não enfrenta resistência no Palácio do Planalto. Mas há turbulências na bancada, na qual um grupo dissidente liderado pelo senador Jarbas Vasconcelos (PE) tenta construir uma candidatura alternativa.

Tiro no pé


O mercado financeiro entrou em pânico com a queda dos papéis da Eletrobras, que desabaram na reabertura da Bolsa de São Paulo, na segunda-feira. Ontem foram registrados a maior queda diária em 15 anos e o menor valor nominal em 10 anos: a cotação da ação preferencial da estatal se desvalorizou em 15,43% e fechou cotada a R$ 9,81. Acionistas minoritários estão pulando fora da empresa por causa da MP 579, que trata da renovação das concessões do setor elétrico e reduz os preços das tarifas.


Bandeira branca

Na primeira conversa com o governador Jaques Wagner (PT), o prefeito eleito ACM Neto (foto), do DEM, disse que não fará de Salvador uma trincheira de oposição contra o governo da Bahia e será um facilitador dos investimentos, dos projetos e das obras que o estado pretende realizar na capital baiana. ACM Neto pediu a Wagner que fosse seu interlocutor com a presidente Dilma Rousseff.

Eu, quem, cara-pálida?//

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams, transferiram para o Congresso Nacional a iniciativa de resolver a disputa por terras entre comunidades indígenas e produtores rurais. Não querem meter a mão na cumbuca.

Bolshoi


O senador Luiz Henrique, do PMDB-SC, foi convidado pela presidente Dilma Rousseff a integrar a comitiva na viagem a Moscou, onde se encontrará com o presidente russo, Vladimir Putin, em dezembro. Apesar de ter comandado a campanha do tucano José Serra no seu estado, o ex-governador de Santa Catarina declarou apoio ao governo logo após a eleição, com o argumento de que o PMDB faz parte da base do governo no Congresso. Nas negociações do novo Código Florestal, Luiz Henrique conquistou a confiança da presidente Dilma.

Pizza

O relator da CPI de Carlinhos Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), preparou um “sumário executivo” com 200 páginas do relatório. O documento oficial da investigação tem mais de 3 mil páginas

Condições

A bancada do PSDB na Câmara dos Deputados delegou, ontem, ao líder Bruno Araújo (PE) a condução das negociações sobre a composição da Mesa. Para apoiar o peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN), os tucanos querem garantias da distribuição proporcional das relatorias de medidas provisórias e a votação da PEC 70/2011, que regulamenta o procedimento de apreciação das MPs pelo Congresso Nacional.

 Palestinos/ Um grupo de 20 brasileiros pediu ajuda ao Escritório do Brasil em Ramalá, na Cisjordânia, para sair da Faixa de Gaza. Com dupla nacionalidade, eles deixarão a região por terra, em direção ao Egito, única saída possível.

Aeroporto/
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro, em audiência com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB),
autorizou a Infraero a contratar projetos de engenharia do terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória. Desde 2006, as obras estão paradas por determinação do próprio tribunal. Dia 15 de dezembro, o Exército entregará o projeto executivo do pátio e da pista.

Chegaram/ O Brasil deve receber uma nova onda de investidores chineses, depois dos muambeiros, das grandes empresas de commodities e dos fabricantes de automóveis. Estão chegando produtoras de máquinas e de equipamentos, empresas de agronegócio e instituições financeiras.

Nenhum comentário: