terça-feira, 25 de setembro de 2012

Nacionais, mas nem tanto

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 25/09/2012
 
Três disputas foram "nacionalizadas" nas eleições municipais deste ano: São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Nelas está sendo posto à prova o prestígio eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff. Porém, o discurso petista que busca conquistar as prefeituras locais na base do "contra ou a favor" do governo federal não deu até agora o resultado esperado. Nem mesmo em São Paulo: petistas e tucanos se digladiam frontalmente, mas quem lidera é Celso Russomanno (PRB).

Lula e o PT estabeleceram as disputas eleitorais em São Paulo, Belo Horizonte e Recife como prioritárias em função das eleições de 2014. A presidente Dilma Rousseff foi atraída por essa estratégia, principalmente em Belo Horizonte, sua cidade natal. Entretanto, essa dimensão das eleições não tem nada a ver com as preocupações dos eleitores das três cidades.

Considerando-se o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff — ou mesmo de uma eventual volta ao poder, com seu apoio, do ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva —, seria muito importante derrotar os candidatos apoiados pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); pelo o ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB); e pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Os três são possíveis candidatos a presidente da República em 2014. Só que o eleitor não está preocupado com isso.

São Paulo

As eleições paulistanas são a prova cabal de que o discurso contra ou a favor do governo federal não decide as eleições, mesmo que tenha um peso importante. Celso Russomanno(PRB), que não é contra nem a favor, muito pelo contrário, lidera a disputa com 35%, seguido pelo tucano José Serra (PSDB), com 21%; e Fernando Haddad (PT) em terceiro, com 15%. Não há dúvida, porém, que o julgamento do mensalão exerce influência no pleito: o candidato petista está abaixo dos índices históricos de votação do PT.

Belo Horizonte

A aliança entre socialistas e tucanos em favor da reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB), que está com 44% de intenções de votos, pode decidir a eleição para a prefeitura de Belo Horizonte no primeiro turno. O candidato petista Patrus Ananias (PT) estacionou em 28% e precisará de um forte empurrão de Lula e da presidente Dilma Rousseff para ter a esperança de levar a disputa para a segunda etapa.

Recife

O petista Humberto Costa corre o risco de ficar fora de um eventual segundo turno no Recife. Geraldo Júlio (PSB), o candidato do governador Eduardo Campos à prefeitura, lidera a disputa com 39,1%. A surpresa é a ascensão do tucano Daniel Coelho (PSDB), com 18,6%, tecnicamente empatado com o petista, que tem 18,3%. Um quarto candidato, Mendonça Filho (DEM), com 6,8%, dificulta a vitória do socialista.

Pulverizado

Maceió, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Boa Vista, Palmas e Aracaju estão na lista das cidades que ainda podem decidir as eleições no primeiro turno. O PMDB elegeria dois prefeitos, enquanto PT, PSB, PDT, PSDB, DEM e PP sairiam vitoriosos em uma capital cada.

Candidatíssimo

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, cotado para se candidatar ao Palácio dos Bandeirantes, lançou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante como pré-candidato do PT a governador de São Paulo em 2014 para desfazer a versão de que vai abandonar a prefeitura daqui a dois anos. Os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Marta Suplicy (Cultura) também são candidatíssimos.

Tsunami

A presidente Dilma Rousseff faz hoje o discurso de abertura da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Mais uma vez deve criticar a estratégia dos Estados Unidos e da Alemanha para o enfrentamento da crise. Principalmente a emissão de moeda, que o governo brasileiro chama de tsunami monetário.

Apagão

A explosão de um transformador na subestação de Imperatriz (MA) foi a responsável pela interrupção do fornecimento de energia elétrica em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Tocantins e Pará. Nas regiões Norte e Nordeste, o apagão atingiu 30% da rede.

Código/ A medida provisória do Código Florestal será votada hoje no Senado. O governo tenta suprimir o texto aprovado pela Câmara, que reduz de 20m para 15m o tamanho da Área de Preservação de Permanente (APP) a ser reflorestada nas margens de rios. Se for mantido, será vetado pela presidente Dilma.

Ministro/ A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve aprovar hoje a indicação de Teori Albino Zavascki para o Supremo Tribunal Federal. Será o substituto de Cezar Peluso, que se aposentou em 3 de setembro. O nome de Zavascki também precisa ser aprovado, em sessão secreta, pelo plenário do Senado, o que deve ocorrer amanhã.

Estaleiro/ O deputado federal Chico Alencar (PSol-RJ) será operado hoje no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, para implante de pontes de safena e mamária.

Nenhum comentário: