domingo, 2 de setembro de 2012

Adeus às armas

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 02/09/2012
 
Na quarta-feira, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, inicia as negociações oficiais com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)para o fim da guerrilha mais antiga do continente. O "chanceler" das Farc, Rodrigo Garcia, filho do ex-chefe da guerrilha Raúl Reyes, morto num ataque das tropas do Exército colombiano, e representantes do governo se encontrarão em Oslo, na Noruega, para tratar dos termos do acordo.

»   »   »

Os governos da Noruega e de Cuba são os "garantidores" do acordo de paz, que teria ainda o apoio de Venezuela e Chile. Na pauta das negociações, iniciadas em Havana, onde Garcia se encontra, estão um cessar-fogo imediato e a incorporação dos guerrilheiros à vida civil, econômica, social e política da Colômbia. Os termos do acordo incluiriam uma espécie de reforma agrária nas áreas controladas pela guerrilha, acesso aos meios de comunicação e o reconhecimento das Farc como partido de oposição.

»   »   »

Não é a primeira vez que ocorre negociações entre o governo e as Farc, mas a guerrilha perdeu muitos de seus dirigentes, e os sobreviventes representam a ala que defendia o adeus às armas. Além disso, o fato de ex-guerrilheiros terem chegado ao poder pela via eleitoral em diversos países do continente, inclusive no Brasil, desnudou o anacronismo da luta armada da guerrilha colombiana, desgastada ainda por suas relações com os narcotraficantes.

Resgate// 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou o foco de suas atenções na campanha eleitoral. Agora, está preocupado com o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias, em Belo Horizonte; o deputado Nelson Pellegrino, em Salvador; e o senador Humberto Costa, no Recife. Todos estão em apuros.

Com dez

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma amanhã o julgamento do mensalão — Ação Penal nº 470 —, sem a presença do ministro Cezar Peluso, que completa 70 anos e que vai para a aposentadoria compulsória. O ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa, dará continuidade à leitura de seu voto sobre a imputação do crime de gestão fraudulenta de instituição financeira aos dirigentes do Banco Rural. Essa é a segunda das sete etapas do processo.

Pandora

Novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Felix Fischer defende o desmembramento de processos em que há muitos réus para que apenas aqueles com foro privilegiado sejam apreciados pela Corte. O processo da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, que desbaratou o esquema de corrupção no governo do Distrito Federal (DF), já foi desmembrado pelo ministro Arnaldo Esteves Lima, relator do caso.

Tabaco

O Brasil gastou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 para tratar doenças relacionadas ao tabaco, conforme levantamento feito pela organização não governamental Aliança do Controle do Tabagismo (ACT). O tratamento dos fumantes no ano passado custou
R$ 21 bilhões

Périplo

O vice-presidente da República, Michel Temer, resolveu intensificar sua participação na campanha eleitoral. Sabe que o resultado colhido pela legenda nas eleições será fundamental para sua permanência na chapa à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Florianópolis, Joinville e Curitiba ocuparam a agenda deste fim de semana.

Petróleo/ O atraso na aprovação da partilha dos royalties pelo Congresso está provocando a redução da área de exploração de petróleo no país, que já foi de 341 mil km² em 2009 e se reduzirá para cerca de 114 mil km² no final do ano. Investidores já estão se deslocando para África e Canadá. Se nada for feito, será de apenas 8 mil km² em 2015.

Orelhões/ A operadora Oi publicou em seu site a lista de cidades brasileiras onde os orelhões mantidos pela concessionária já deixaram de cobrar por ligações locais. De acordo com a Anatel, a medida irá beneficiar cerca de 29% da população brasileira, em 2 mil cidades.

Federais/ O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, punirá os policiais federais que boicotarem operações em retaliação à falta de acordo salarial com a categoria. Agentes, escrivães e papiloscopistas não aceitaram o reajuste de 15,8%, parcelado em três anos, e decidiram manter a greve.

Ulysses/ O Congresso Nacional fará homenagem ao deputado Ulysses Guimarães no dia 10 de setembro, às 17h, no plenário do Senado. O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) é o primeiro signatário do requerimento que propôs a sessão solene.

Nenhum comentário: