quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Beagá, Rio e Sampa

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 06/09/2012
 
A pedido do presidente do PT, Rui Falcão, a presidente Dilma Rousseff já gravou participação nos programas eleitorais de três candidatos a prefeito que fazem parte da base de apoio: Patrus Ananias (PT), em Belo Horizonte; Eduardo Paes (PMDB), no Rio de Janeiro; e Fernando Haddad (PT), em São Paulo. São as capitais do chamado Triângulo das Bermudas da política brasileira. Dilma pretende subir ao palanque dos três ainda no primeiro turno.

»   »   »

A decisão é estratégica do ponto de vista de sua própria reeleição, uma vez que a vitória nessas capitais fortaleceria sua base de apoio. São cidades populosas, politicamente muito importantes, nos principais centros dinâmicos da economia brasileira. Hoje o PT lidera a disputa em apenas duas capitais: Goiânia e Rio Branco.

»   »   »

Em Belo Horizonte, a candidatura de Patrus Ananias não consegue alcançar a do prefeito Márcio Lacerda (PSB), que caminha para a reeleição. Em compensação, o Palácio do Planalto dá como certa a ultrapassagem do tucano José Serra por Haddad, que pode chegar ao segundo turno contra Celso Russomanno (PRB) — favorito nas pesquisas. A situação mais tranquila é a do prefeito carioca Eduardo Paes (PMDB), apoiado pelo PT, que pode vencer no primeiro turno.


Plano B

Os tucanos mais pragmáticos já operam uma mudança de discurso em busca de eventual acordo com Celso Russomanno (PRB), no segundo turno. O elo do candidato do PRB com o Palácio dos Bandeirantes é o deputado estadual Campos Machado (PTB), aliado de primeira hora do governador Geraldo Alckmin. Foi o presidente regional do PTB que garantiu a Russomanno o tempo de televisão necessário para que a candidatura pudesse sobreviver.

Tucanos

A provável ultrapassagem de José Serra (PSDB) por Fernando Haddad deixou desarvorados os tucanos, embora a legenda apresente até agora o melhor desempenho nas capitais, pois pode conquistar as prefeituras de João Pessoa, Maceió, Manaus, São Luís, Teresina e Vitória. Esse seria um grande resultado, mas a perda de São Paulo, a joia da coroa, pode pôr em risco a reeleição de Geraldo Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes.
 
Calendas// 

Pela quinta vez, a extinção dos 14º e 15º salários no Congresso foi adiada pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara: faltou quórum. O deputado Federal Afonso Florence (PT-BA), relator da proposição, que defende o fim da mordomia, lamentou a omissão dos colegas.

Cocaína

O Brasil é o segundo consumidor de cocaína e crack do mundo, perde apenas para os Estados Unidos em número de usuários. No ano passado, foram 2,8 milhões de consumidores, contra 4,1 milhões registrados pelo primeiro colocado, segundo a pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Polícia

O governo enviou ao Congresso projeto de lei que cria mais 3 mil vagas na Polícia Civil do Distrito Federal. Os salários iniciais, que são os melhores do país, variam de R$ 7,5 mil (agentes) a R$ 19,6 mil (delegados e peritos).

Extermínio

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara estiveram ontem em Goiânia para investigar denúncias de grupos de extermínio. Durante reunião no Palácio Pedro Ludovico, o governador Marconi Perillo se disse surpreso com a informação de que o tenente-coronel Wellington Urzêda, um dos pivôs das denúncias, é o chefe do Comando de Missões Especiais. A vice-presidente da comissão, Erika Kokay (foto), do PT-DF, estranhou o fato.

Diversidade/ Do fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional (Abdconst), Flávio Pansieri, sobre a cena exibida hoje no programa eleitoral de Joinville, maior cidade de Santa Catarina, na qual um candidato a prefeito mostrou um beijo entre dois homens: "Desde que a cena não seja imprópria para menores, não vejo motivo para proibição. A diversidade na opção sexual merece profunda reflexão, faz parte da democracia".

Dublagem/ Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) é a favor do projeto de João Rodrigues (DEM-SC) e Miro Teixeira (PDT-RJ) contra a invasão estrangeira nas dublagens de filmes exibidos pelas emissoras do país. A maioria dos enlatados, dublados em péssimo português,
vem de países como a Índia, o México e os EUA. Luiza Erundina (PSB-SP) também concorda com a proposta.

Memória/ Dois ex-oficiais do Exército brasileiro, o coronel Jônathas de Barros Nunes e o tenente-coronel Gastão Rúbio de Sá Weyne, preparam o lançamento do livro 1964: O DNA da conspiração, em outubro. Eles narram os eventos que antecederam a destituição do presidente João Goulart em 1964 pela ótica dos oficiais que não aderiram ao golpe; por isso, foram expurgados do Exército.

Nenhum comentário: