sábado, 18 de agosto de 2012

As três frentes

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 18/08/2012
 
As eleições começam a pegar fogo nos municípios, mas são em três capitais apenas que o jogo é jogado pelos grandes protagonistas das eleições presidenciais de 2014: São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Vale a pena registrar a largada dessas campanhas às vésperas do início dos programas de rádio e tevê dos candidatos.

»   »   »

Pesquisa Ibope divulgada quinta-feira, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, mostra José Serra, do PSDB, e Celso Russomanno, do PRB, empatados com 26% das intenções de voto. Russomanno venceria num eventual segundo turno, no qual teria 42%, contra 35% de Serra. O candidato do PT, Fernando Haddad, subiu de 6% para 9%. Pelos cálculos de Lula, já era para o petista ter tomado os votos de Russomanno. Mas não é o que acontece.

»   »   »

Quem ganharia com uma eventual vitória do Russomanno? Por incrível que pareça, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que ontem se lançou pré-candidato a presidente da República, e a presidente Dilma Rousseff, cuja candidatura à reeleição, com a derrota de Haddad, estaria consolidada no PT. Hoje, a cúpula petista sonha com a volta ao poder do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho da candidatura de Haddad, numa espécie de revezamento com Dilma, que lhes garantiria o poder até 2022.

Exceção

Dilma Rousseff mantém sábia distância dos palanques do primeiro turno das eleições municipais. Isso não significa, porém, que esteja indiferente ao que ocorre. Mais: acompanha de perto a situação em Belo Horizonte, onde articulou a candidatura a prefeito do ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias (PT). O prefeito Marcio Lacerda (PSB), apoiado pelo senador Aécio Neves, do PSDB, até agora conseguiu aparar o golpe: com 46% das intenções de voto, segundo o Ibope, está 23 pontos à frente do petista, que tem 23%. A candidatura de Aécio Neves à Presidência depende da vitória de Lacerda.

Atropelando

Desde a vitória do socialista Miguel Arraes, em 1959, com apoio do udenista Cid Sampaio (era a Frente do Recife), uma eleição na capital pernambucana não tem tanta projeção nacional. O senador Humberto Costa, candidato pelo PT, continua em primeiro lugar, com 32% das intenções de voto, depois de uma operação comandada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para barrar o projeto nacional do governador Eduardo Campos, do PSB. O jogo está longe de uma definição: Mendonça Filho, do DEM, continua com 16%, Geraldo Júlio, do PSB, já está empatado em segundo, ao lado do democrata. O tucano Daniel Coelho aparece com 10% e o pleito caminha para um segundo turno eletrizante.

 Quartius// 

O novo presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel de Abreu Lanzarin, trabalhava havia 25 anos no Banco do Brasil, onde atuava como diretor da rede de agências. Foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para acabar com a disputa pelo cargo entre os governadores Cid Gomes (PSB-CE), Jaques Wagner (PT-BA) e Eduardo Campos (PSB-PE).


Sal da terra

A presidente Dilma Rousseff foi a Marechal Deodoro (AL) ontem para inaugurar a unidade industrial de PVC da Braskem, a maior da América Latina, graças à excelente reserva de sal-gema de Alagoas, capaz de produzir um dos melhores PVCs do mundo. O sal-gema extraído no município de Bebedouro chega à Braskem sem custo de frete, isso é, pelas águas bombeadas da lagoa Mundaú. Nos bastidores da inauguração, não houve a esperada conversa para remover a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à Presidência do Senado.

Calado/ Fernando Cavendish, dono da Delta Construções, não dará um pio em seu depoimento na CPI do Cachoeira. Seu advogado, Técio Lins e Silva, já providenciou o habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o direito de o cliente permanecer em silêncio.

Cidades/ A The Economist promoveu um seminário sobre as cidades do mundo que oferecem melhor qualidade de vida. Na América Latina, as cinco melhor classificadas são Buenos Aires (62º lugar), Santiago (63º), Montevidéu (65º), San Juan (66º) e Rio de Janeiro (92º).

Digitais/ No início de setembro, a ministra Eliana Calmon conclui o mandato na corregedoria-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e será substituída pelo ministro Francisco Falcão, colega de Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, "as digitais da ministra ficarão impressas indelevelmente no árduo esforço de levar ao Judiciário a necessária transparência administrativa".

Prejuízo

Desde que a Anatel proibiu as vendas de chips de celular, em 23 de julho, a TIM corre atrás do prejuízo: as ações da empresa despencaram 8,9%

2 comentários:

Fernando Luiz disse...

Boa análise.

Fernando Luiz disse...

Boa análise. Três eleições nacionalizadas.