quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mantega na berlinda

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 09/02/2012
O governo trabalha para blindar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Congresso Nacional. Desajeitado na política, o ministro não consegue explicar de forma convincente as razões da ascensão e da queda do ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Delucci Martins, investigado pela Polícia Federal por suposta remessa ilegal de dinheiro do exterior para o Brasil. Ele teria depositado R$ 1,8 milhão em sua conta sem comprovar a origem.

» » »

Ontem, os governistas conseguiram impedir a votação de um requerimento que convidava Mantega para uma audiência pública na Comissão Mista de Orçamento. Haverá novas tentativas de levá-lo ao Congresso para se explicar. A Comissão Mista de Orçamento se reunirá na próxima terça-feira. A oposição sentiu cheiro de animal ferido com a substituição de Élvio Gaspar, velho colaborador de Mantega, por Guilherme Lacerda numa das diretorias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Boatos no fim do ano passado de que deixaria a pasta por problemas familiares (a saúde da esposa) também fragilizaram o ministro.

» » »

Nesse episódio da Casa da Moeda, um velho fantasma assombra os governistas. O presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, afirma que seu partido foi "barriga de aluguel" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008, ao concordar com o suposto pedido do governo para assumir a indicação do economista Luiz Felipe Delucci para presidir a Casa da Moeda. Como se sabe, os embates entre Jefferson e os petistas costumam ser um jogo de perde-perde. Nesse caso, porém, o presidente do PTB não tem mais nada a perder.

Hierarquia

O general de divisão Gonçalves Dias chegou a ser comparado por seus superiores no Exército ao almirante Cândido Aragão, que confraternizou com os marinheiros amotinados às vésperas do golpe militar de 1964. Inexperiente em situações de conflito, como a greve dos policiais militares da Bahia, Dias chorou perante as câmeras de televisão ao ser homenageado pelos grevistas. Até o governador Jaques Wagner (PT), que leva as negociações na maciota, reclamou do episódio. O general foi repreendido pelos superiores, mas continua à frente das tropas na Bahia. As velhas relações com a cúpula do governo aliviaram a barra de Dias.

Escalada//

A continuidade da greve na Bahia reforça as suspeitas do Palácio do Planalto de que o movimento está mesmo articulado nacionalmente e é o estopim de uma revolta maior, com a adesão de policiais militares de outros estados, principalmente Pará, Paraná, Alagoas, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal, também há muita agitação.

Picardia

Defensor incondicional das privatizações feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador tucano Aécio Neves comemorou com ironia a privatização dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos: "Deve ser saudado como um avanço, como uma nova visão do PT. Mas, na verdade, consagra a absoluta desconexão entre o que o PT prega e defende, principalmente em campanhas eleitorais, e aquilo que pratica. Já defendíamos esse processo de concessão dos aeroportos com muita clareza há muitos anos", disparou.


Preparado

No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) já tem um plano de estado maior para o caso de uma greve de policiais militares e civis ocorrer: o Exército assumirá a segurança pública. Segundo o comandante-geral da PM, Erir Ribeiro Costa Filho, serão necessários pelo menos 7 mil homens.

Não gostou

Sérgio Ricardo Miranda Nazaré foi defenestrado ontem da diretoria de Clientes Pessoas Físicas do Banco do Brasil, na esteira de afastamento de outros dirigentes estatutários e gerentes do banco. As mudanças causaram mal-estar com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que ontem andou se estranhando com o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), durante a sessão ordinária da Casa.

Afagos

Durante encontro com os governadores do Ceará, Cid Gomes (PSB), e de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em Juazeiro (CE), a presidente Dilma Rousseff fez rasgados elogios à atuação do deputado petista José Guimarães (PT-CE) como vice-líder do governo na Câmara. Na véspera, o parlamentar havia desistido de disputar a liderança da bancada do PT com Jilmar Tatto a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Assume/ A bancada do PCdoB, acatando recomendação da Comissão Política do Partido, elegeu como líder a pernambucana Luciana Santos no lugar do deputado Osmar Júnior (PI).

Parceria/ O deputado distrital e produtor de alimentos orgânicos Joe Valle (PSB) receberá amanhã, em Brasília, uma equipe da Vale das Palmeiras, fazenda de propriedade do ator Marcos Palmeira. A equipe receberá treinamento na fazenda Malunga, propriedade do parlamentar, que é referência nacional na produção de alimentos orgânicos.

Nenhum comentário: