terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Alianças possíveis

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 28/02/2012
 
Ao mesmo tempo em que tenta adiar as prévias de domingo, e ganhar mais tempo para fortalecer sua pré-candidatura com os militantes do PSDB, o ex-governador José Serra acelera as articulações para fechar uma coligação eleitoral de maneira a reduzir os riscos de eventual derrota nas eleições para a prefeitura de São Paulo. Serra trabalha para restabelecer o sistema de alianças que o tornou vitorioso contra a então prefeita Marta Suplicy (PT), em 2004.

»   »   »

Para isso, tenta uma reaproximação com o DEM, que namora a candidatura de Gabriel Chalita (PMDB), e trabalha para remover a candidatura de Soninha Francine (PPS), que resiste ao assédio. Para ser bem sucedido nas articulações políticas, conta com dois aliados poderosos: o prefeito Gilberto Kassab (PSD), que passou a perna no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), sem cujo apoio sua candidatura estaria derrotada.

»   »   »

Kassab garante uma chapa de vereadores muito robusta; Alckmin, a ampliação da coligação com o PTB e o PSB, além de outros partidos menores. A aliança com DEM é uma operação casada: o PSDB precisaria apoiar a candidatura a prefeito de Mendonça Filho (DEM) em Recife; e de ACM Neto (DEM), em Salvador. Já a aliança com o PPS depende muito da vontade de Soninha Francine manter sua candidatura. Caso desista, a legenda aceita de boa.

Barulho//

A Via Campesina, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) prometem muito barulho hoje na Câmara dos Deputados. A reivindicação é a de sempre: reforma agrária.

Tertius

A mesma postura deverá ser mantida hoje no Recife, onde o prefeito João da Costa (PT), candidato à reeleição, e o deputado João Paulo (PT), pré-candidato, andam às turras. Discretamente, a cozinha do Palácio do Planalto torce para que a disputa se resolva com um tertius, o ex-líder do PT no Senado Humberto Costa. A presidente Dilma, porém, adota distância do problema. É assunto para a cúpula do PT resolver.
 
Ao largo

A presidente Dilma Rousseff ontem, durante visita a Fortaleza, não quis saber de conversa sobre as eleições na cidade, que anda elevando a temperatura política no estado. O governador Cid Gomes, do PSB, não aceita a candidatura a prefeito do líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT), seu desafeto.
 
Ajuste

Os acionistas da Oi aprovaram a reorganização societária da companhia, com a incorporação das ações da Telemar Norte Leste (TMAR), e das empresas Coari e Tele Norte Leste Participações (TNL), pela Brasil Telecom S.A., renomeada Oi S.A. Com a decisão, passará a existir apenas uma empresa listada em bolsas de valores no Brasil (BMF&Bovespa) e no exterior (New York Stock Exchange — NYSE), a Oi S.A. Mas vem aí um ajuste de custos operacionais, administrativos e financeiros.

Restos a pagar

Prefeitos de todo o país desembarcam hoje em Brasília. Cobram a liberação das despesas pendentes de realização e pagamentos do ano passado, os chamados restos a pagar do Orçamento da União de 2011, no valor de R$ 24,6 bilhões

Juros

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa hoje de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos no Senado Federal. Vai ter que explicar por que as taxas longas de juros tiveram firme valorização na semana passada. Na sexta-feira, o mercado atribuía o aumento nos prêmios de risco ao resultado da pesquisa do Banco Central (BC) sobre a taxa neutra, aquela que promove crescimento sem gerar inflação, que estaria ao redor de 5,5%. Restaria, assim, pouco espaço para o BC seguir cortando a Selic sem ver a inflação subir.


Relatório/ O deputado Vicente Cândido (PT-SP) deve apresentar hoje o seu relatório sobre a Lei Geral da Copa na Comissão Especial das Copas do Mundo e das Confederações. A polêmica da semana é a suspensão do direito de greve durante a realização dos jogos, que gera protestos das centrais sindicais.

Aeroportos/ A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado realiza audiência pública para discutir a privatização dos aeroportos, com a participação do diretor-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José Márcio Monsão Mollo, e da superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Danielle Alcântara.

Giro/ Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo desembarcou ontem em Barcelona, para um giro de sete dias pela Europa. Depois de Paris, vai à abertura da CeBit 2012, feira de soluções de informática, em Hannover, à qual também contará com a presença da presidente Dilma Roussef.

Nenhum comentário: