segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Voo do tucano

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) começou ontem, por Porto Alegre e Gramado, no Rio Grande do Sul, um sobrevoo pelos principais estados do país. Já agendou viagens a Recife, Salvador e Vitória em 8, 9 e 10 de dezembro, respectivamente. Pretende completar suas visitas aos estados do Norte e do Nordeste até o fim do ano.


» » »

Objetivo: consolidar a candidatura a presidente da República com base no apoio aos candidatos a prefeito do PSDB nas eleições municipais de 2012. O raciocínio é simples: não adianta ter o controle da direção nacional da legenda, é preciso reestruturar o partido nos estados e empolgar suas bases, além de crescer nas pesquisas de intenção de voto. Se isso não ocorrer, a candidatura ficará na berlinda.

» » »

Afinal, o ex-governador de São Paulo José Serra quer concorrer pela terceira vez à Presidência da República. E não está morto. Ao mesmo tempo em que se queixa de isolamento e manda recados aos aliados do PSD e do PPS de que pode deixar o ninho tucano para ser candidato por outra legenda, também viaja pelo país. Na segunda-feira, antecipou seu regresso dos Estados Unidos para participar do seminário organizado pelo Instituto Teotônio Vilela no Rio de Janeiro. Na quinta, apareceu de surpresa na festa de aniversário do presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), no Recife.

Voltando//

O PR se prepara para voltar à Esplanada dos Ministérios. Mas não será para ocupar o lugar de Paulo Sérgio Passos no Ministério dos Transportes. Tudo caminha na direção da Secretaria dos Portos, cujo ministro, José Leônidas Cristino, virou zumbi na Esplanada. É forte candidato a ser defenestrado na reforma ministerial.

Reforma

Ontem, em Porto Alegre, Aécio Neves acusou o governo federal de privilegiar grandes empresas com financiamentos do BNDES e de não promover uma reforma tributária que facilite a vida do pequeno empreendedor e promova a descentralização das receitas. "Temos de refundar a Federação. Há uma concentração abusiva, eu diria até mesmo irresponsável de recursos tributários nas mãos da União. Temos de descentralizar. Os municípios e os estados têm que ter mais recursos para enfrentar, eles próprios, as suas dificuldades", declarou.

Autonomia

A presidente Dilma Rousseff resolveu fortalecer o papel do Ministério do Esporte na preparação da Copa de 2014. Vai dar mais autonomia ao ministro Aldo Rebelo nos preparativos do Mundial e transferir para ele as tarefas que estavam a cargo da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

No gogó

Mesmo sem poder falar em público, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu detonar as prévias do PT para a escolha do candidato da legenda a prefeito de São Paulo. Pressionados, depois das desistências dos senadores Marta e Eduardo Suplicy, os deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini também jogaram a toalha. Agora, o ministro da Educação, Fernando Haddad, terá que comer muito pastel de feira e pisar no barro para provar que é competitivo e tem condições de vencer. Lula só vai poder entrar na campanha quando acabar o tratamento contra o câncer de laringe.

Feriadão

Os paulistanos vão acelerar seus carros neste fim de semana prolongado. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no feriadão deixarão a capital de São Paulo 1,6 milhão de carros

Da prata

O deputado ACM Neto, do DEM-BA, apresentou projeto que reserva as sessões de quarta-feira da Câmara para discussão e votação no plenário da Casa e do Senado de proposições de iniciativa apenas de parlamentares. O líder do Democratas quer garantias de que os projetos prata da casa não fiquem apenas no papel, em benefício da aprovação de medidas provisórias do Executivo.

Cataratas/ As Cataratas do Iguaçu são uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, segundo levantamento da Fundação New Seven Wonders, divulgado ontem. A lista é composta ainda pela Baía Halong, no Vietnã; a Ilha Jeju, na Coreia do Sul; a Ilha Komodo, na Indonésia; o Rio Subterrâneo de Porto Princesa, nas Filipinas; e a Montanha da Mesa, na África do Sul, além da Amazônia. Houve queima de fogos na Ponte da Fraternidade, que liga Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú.

Royalties/ O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), articula com outros governadores do Nordeste e do Norte do país uma resposta à mobilização feita pelo colega do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), contra a nova lei de partilha dos royalties de petróleo. Wagner defende uma divisão inversamente proporcional ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados e municípios.

Lanche/ De olho na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, a Infraero contratou três empresas para a instalação de máquinas de venda de alimentos e bebidas em 12 aeroportos, além dos terminais de Congonhas, Santos Dumont e Pampulha. Ao todo, serão 143 pontos de vendas.

Publicado em 12 de novembro de 2011, sábado, na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense.

Nenhum comentário: