sábado, 19 de novembro de 2011

Morto-vivo na Esplanada

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), virou um zumbi na Esplanada. Ganhou uma sobrevida na conversa que teve ontem com a presidente Dilma Rousseff, mas mal se aguenta na pasta. Se enforcou na própria língua ao negar teatralmente na Câmara que pegou carona em um avião pago pelo empresário Adair Meira, que controla duas ONGs beneficiárias de convênios com o ministério. Supostamente durante uma viagem oficial ao Maranhão, em dezembro de 2009.

»   »   »

O ministro disse a Dilma que não andou em avião de empresário e prometeu dar esclarecimentos definitivos hoje, em audiência no Senado. Vídeo divulgado pelo site da revista Veja mostra Lupi ao lado do empresário que afirmou não conhecer.

»   »   »

Sua saída do governo já está decidida, mas não se efetivou ainda por três motivos: a presidente Dilma Rousseff não quer ser pautada pela mídia; o PDT vive uma guerra interna e não tem um nome de consenso, sem telhado de vidro, para o seu lugar; o PT quer de volta o Ministério do Trabalho.

Moeda

A reforma ministerial seria o melhor momento para a substituição de Carlos Lupi por um parlamentar petista no Ministério do Trabalho. A dança de cadeiras permitiria deslocar o PDT e manter a legenda que a presidente Dilma Rousseff ajudou Leonel Brizola a fundar na Esplanada. O PT quer voltar ao Ministério do Trabalho em razão do fortalecimento da Força Sindical em detrimento da CUT nos sindicatos de trabalhadores do setor privado.

Minado

O Senado é um terreno minado para Carlos Lupi. Os senadores do PDT estão na linha de frente dos que querem a sua saída do cargo. Seu depoimento de hoje deixa constrangido até mesmo o líder da bancada, Acir Gurgacz (RO).

 Transparência//

A presidente Dilma Rousseff sanciona amanhã a lei de Acesso a Informação. Entre as principais mudanças, mais rigor na classificação de sigilo, que apenas servidores com DAS-5 poderão fazer. Judiciário e Ministério Público também terão que adotar as normas de transparência.

Cara de frei

Careca e de bigode, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou parecido com o irmão comunista, Frei Chico. Bombardeado por telefonemas de amigos e parentes, Frei Chico, que já fez três cirurgias cardíacas, mas continua bom de garfo, ironizou o new look: "Agora, ele ficou mais parecido comigo, mas não pode comer de tudo".

Piada suja

Rola no Facebook a seguinte piada. O capitão chama seu imediato:
"Mr. Simpson, o navio fede. Mande os homens trocarem de roupa!"
"Yes, Sir!", responde Simpson. "David, troque a camisa com John. John, troque a sua com Peter. Peter, troque a sua com Alfred. Alfred, troque a sua com Fred..." Quando todos tinham feito as devidas trocas, ele retorna ao capitão: "Sir, todos já trocaram de roupa".
O capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.

Berlinda

O presidente da Câmara, Marco Maia, do PT-RS, está numa encruzilhada por causa da criação de novos cargos de natureza específica (CNEs) para o PSD. Se autorizar a contratação de pouco mais de 100 servidores, ficará mal com a opinião pública. Se redistribuir os funcionários das demais lideranças, ficará no sal com os líderes da Casa.

Fundo/ A presidente Dilma Rousseff recebe no próximo 1º de dezembro a presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Essa será a primeira visita de Lagarde a Dilma desde que tomou posse na chefia do FMI. O Brasil passou de devedor e a financiador do fundo.

No currículo/ A Comissão de Educação aprovou ontem projeto de Lei, de iniciativa de Arnaldo Jordy (PPS-PA), que introduz na grade de ensino a matéria de direitos humanos. O autor destaca que a mudança nos currículos é justificável pelo fato de o Brasil ser signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Marqueteiro/ Ben Self, o estrategista da campanha digital do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está no Brasil. Fará palestra hoje, em Brasília, e amanhã, em Goiânia, na "I Conferência Internacional de Marketing Político e Comunicação Governamental", iniciativa da Redman Group e da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg).

Publicado em 17 de novembro, quinta feira, na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense

Nenhum comentário: