terça-feira, 8 de novembro de 2011

Distância regulamentar

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com mais de 90% de aprovação na capital, pretende se manter ao largo da disputa pela prefeitura do Recife, cujo prefeito atual, João da Costa (PT), é candidato à reeleição. "Não pretendo me envolver diretamente, mas defendo a manutenção da frente e uma candidatura única."


O apoio do governador pernambucano é o sonho de qualquer dos candidatos, mesmo os de oposição, o que seria o bastante para garantir a reeleição de João da Costa. O problema é que o prefeito não tem o apoio pleno de seu partido, a começar por seu antecessor na administração local, o deputado João Paulo (PT), que pleiteia a vaga de candidato do PT.

O pior é que o deputado licenciado Maurício Rands, que já foi líder da bancada do PT na Câmara, também está na disputa pela vaga. E mesmo o líder do PT no Senado, Humberto Costa, que atua como algodão entre os cristais, sonha com a possibilidade de ser uma espécie de "tertius" no embate. A indefinição petista, porém, preocupa o governador de Pernambuco. Seu temor é de inviabilizar uma candidatura única da frente que encabeça no estado e poderia se reproduzir na capital. Não significa, entretanto, que isso possa resultar numa derrota da situação.

Firme

Pré-candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, o deputado Ricardo Tripoli se reunirá com a militância tucana neste sábado para apresentar o resultado de uma pesquisa promovida nos diretórios zonais do partido a fim de descobrir o que a população reivindica para a cidade. Tripoli disputará, em janeiro, a prévia que escolherá o candidato do partido a prefeito. Disputam a indicação os secretários Andrea Matarazzo, Bruno Covas e José Aníbal.

Fica

A JAC Motors confirmou a assinatura de protocolo de intenções para instalar montadora na Bahia, mesmo depois do aumento do IPI em 30%. A empresa ameaçava recuar, mas o governador Jaques Wagner (PT) continua buscando incentivos que facilitem a instalação da automotiva chinesa em Camaçari, onde funciona a Ford.

Precedente

Apesar da brigalhada, os petistas do Recife estão com as barbas de molho. Temem um "dedazo" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a exemplo do que ele fez ao pedir à senadora Marta Suplicy (PT-SP) que apoie a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), a prefeito de São Paulo. O desempenho administrativo de João da Costa, porém, é que decidirá o apoio de Lula à sua reeleição.

Burocracia

Na 126ª posição entre 183 economias pesquisadas, seis colocações abaixo do ano passado, o Brasil andou para trás em relação aos procedimentos burocráticos e ao tempo necessário para se cumprir as regras administrativas. Segundo pesquisa do Banco Mundial, para ser obtida uma licença para construção são necessários 469 dias

Apagão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, esteve reunido ontem com as distribuidoras de energia elétrica para discutir a revisão tarifária do setor no país. A iniciativa foi proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e prevê a retirada dos benefícios fiscais nas regiões da Sudam e da Sudene. As concessionárias ameaçam entrar na Justiça caso eles sejam suspensos. Alegam que as regiões Norte e Nordeste podem ser afetadas drasticamente.A Aneel deve bater o martelo na próxima terça-feira.

Alavanca

O deputado Gabriel Chalita, pré-candidato do PMDB a prefeito de São Paulo, acredita que vai melhorar sua posição nas pesquisas com a desistência de Marta Suplicy (PT-SP) e o sucesso de seu novo livro, O pequeno filósofo (Editora Globo), amplamente divulgado comercialmente na televisão.

Calendário/ Será em 20, 21 e 22 de junho — em vez de 4 a 7 de junho — a Rio + 20, reedição do grande encontro de cúpula internacional sobre ecologia, ocorrido há 20 anos no Rio de Janeiro.

Turismo/ O ministro do Turismo, Gastão Vieira, esteve em Aracati, no litoral cearense, para verificar a ampliação do aeroporto da cidade, que recebeu investimentos da ordem de R$ 14,5 milhões e teve a capacidade ampliada para 1,2 mil por ano.

Copa// O governo pressiona as empresas aéreas para que elas criem mais voos regionais durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. A ideia é convencer os turistas a fazerem viagens casadas para as capitais, onde serão realizados os jogos da Copa, e pequenas viagens para o interior do estado, nos intervalos entre as partidas.

Publicado sábado, dia 5 de novembro, na coluna Brasília/DF do Correio Braziliense
.

Nenhum comentário: