domingo, 24 de abril de 2011

Riscos do paraíso

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

Estrela do debate político desde que passou a ser a grande preocupação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso — para quem, com toda razão, o “povão” é governista quando a economia vai bem —, a nova classe média virou uma dor de cabeça também para o governo Dilma.

***

Teme-se perder apoio da emergente classe C por causa da alta da inflação ou das medidas para combatê-la. “A preocupação do governo hoje é exatamente manter um ambiente de continuidade de crescimento com distribuição. Aí, a questão do salário é importante. A gente sabe que essa chamada nova classe média é um pouco polêmica porque não tem uma posição ainda consolidada, são novos empregos”, justifica o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

***

Sabe-se que o nível de endividamento dessa nova classe média é muito alto, sobretudo por causa da aquisição de imóveis, automóveis e eletrodomésticos. O governo mira não só a preservação do novo padrão de consumo, mas também da capacidade de pagamento dessas dividas.

Berlinda

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior (foto), vai à Comissão Mista de Orçamento do Congresso na terça-feira. Enfrenta um bombardeio da base governista por causa dos cortes no orçamento, principalmente nas emendas parlamentares embutidas nos restos a pagar de 2008, 2009 e 2010. Já a oposição critica o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 por causa de dispositivo que reduz a margem de manobra do Congresso e do Tribunal de Contas da União (TCU) para fiscalizar os investimentos do governo.

A troca

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (foto), do PSDB, prepara a substituição do vice-governador Afif Domingos (PSD) na Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, cargo que caberia ao DEM. O deputado Rodrigo Garcia (DEM-SP) é o mais cotado para a vaga, mas pode trocar a pasta pela Secretaria de Agricultura. É um pedido de Alckmin.

Guerra

É sangrenta a disputa entre o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB-SP, e o deputado José Aníbal, do mesmo partido, secretário de Energia do governo de São Paulo. Ambos pleiteiam a vaga de candidato tucano a prefeito do estado, mas o segundo levou a melhor com a debandada de vereadores do PSDB da capital para o PSD, partido criado pelo prefeito Gilberto Kassab. Aloysio é ligado ao ex-governador José Serra (PSDB), cujo grupo está isolado na legenda.

Perdido

O governo resolveu degolar o anexo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O corte chega a R$ 10,3 bilhões. Foram prejudicados os programas de Segurança de Voo e Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, e de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher; órgãos como a Embrapa e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); e o Ministério de Ciência e Tecnologia. Relator do projeto da LDO, o deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) não sabe o que fazer.

Gripe

Começa amanhã a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados. A vacina também protege contra a influenza A (H1N1), vírus da chamada gripe suína. Serão imunizadas 23,8 milhões de pessoas

Internet/ Com 14 medidas provisórias vencidas na pauta de votação, a Câmara retoma os trabalhos nesta semana com a lei que destina recursos do Fundo de Universalização dos Serviços Comunicação (Fust) para a banda larga da internet na ordem do dia. Depende só de um acordo de lideranças para aprovação.

Bandeira/ Se depender da senadora Kátia Abreu (TO), que deve presidir a legenda, as cores da bandeira do novo PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, serão verde, amarelo e azul.

Dançou/ Salvador (BA) perdeu a liderança do turismo no Nordeste para Fortaleza (CE), que se tornou a capital mais visitada pelos turistas nacionais.

Lado a lado//

A cúpula do PT está preocupada com o possível descolamento de imagem entre a da presidente Dilma Rousseff e a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela mídia, que supostamente teria a intenção de desconstruir o “mito” Lula. Por essa razão, uma das inserções de tevê e rádio que a legenda pretende colocar no ar a partir do próximo domingo terá por objetivo colar o governo Dilma ao do líder petista.

Nenhum comentário: