terça-feira, 5 de abril de 2011

Futebol e política

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara realiza hoje uma audiência pública com o ministro do Esporte, Orlando Silva, para discutir os planos e programas para a preparação da Copa de 2014. Segundo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, os preparativos estão muito atrasados.


» » »

“O que precisam fazer é ter pressa e acelerar os preparativos. A Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã”, afirmou Blatter, na semana passada, comparando a situação atual com os preparativos da Copa de 2010 na África do Sul. Segundo o suíço, há dois problemas: um é a disputa entre governadores e prefeitos; outro, a falta de pressão da CBF sobre as autoridades.

» » »

Em nome da soberania nacional, Orlando Silva deu um chega pra lá em Blatter, mas sabe que a bola anda quadrada e exige mais iniciativa do governo federal para que os estádios fiquem prontos a tempo. Esse, aliás, foi o principal assunto da reunião do ministro com a presidente Dilma Rousseff, na quinta-feira passada. É que a Copa de 2014 ocorrerá às vésperas das eleições para governador e presidente da República. Quem vacilar terá que enfrentar as vaias das torcidas e a ira dos eleitores.

Meu bom Alah

Pra complicar ainda mais os preparativos da Copa, Joseph Blatter é novamente candidato à reeleição na Fifa, mas o presidente da Confederação Brasileira da Futebol (CBF), Ricardo Teixeira (foto), responsável pelo Comitê Organizador Local do Mundial 2014, entrou em rota de colisão com o chefão da Fifa. Apoia um daqueles príncipes árabes cheio do dinheiro, o qatariano Mohamed Bin Hammam. A eleição será em junho, mas essa não é a melhor hora de se envolver com mandatários do mundo árabe.

Frente

O deputado federal Arnaldo Jardim (foto), do PPS-SP, toma posse hoje na Presidência da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, às 20 horas, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Engenheiro formado pela Politécnica da USP e membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara, Jardim avalia que o baixo nível de investimentos públicos em relação ao PIB
(Produto Interno Bruto) limita a capacidade de expansão da infraestrutura e, consequentemente, o crescimento da economia do país de forma sustentada.

Manguezais

O PSB endossa as críticas ao relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre o novo Código Florestal, objeto de audiência pública na Comissão de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara. Segundo o deputado Antonio Balhmann (PSB-CE), o substitutivo de Rebelo possui equívocos técnicos e econômicos que poderão prejudicar a economia de toda a Região Nordeste ao incluir os manguezais e estuários dentro dos limites das bacias hidrográficas costeiras, e ao adotar a premissa de que os igarapés e gamboas possuem as mesmas funções ecológicas que as das matas ciliares da rede de drenagem continental.

Faltosos

Apesar de o eleitorado feminino ser maioria no Brasil, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que os homens são os maiores faltosos nas eleições. De acordo com a estatística do TSE, 579.259 mil mulheres não votaram nos três últimos pleitos. Já o eleitorado masculino totalizou 852.307 altas

Agenda/ A Câmara tem na pauta 16 medidas provisórias, das quais 15 estão ameaçadas de caducar. A mais importante é a MP nº 511/10, que autoriza empréstimos do BNDES de até R$ 20 bilhões para subsidiar as obras do Trem de Alta Velocidade. O governo quer aprovar o financiamento da obra amanhã.

Julgamento/ Está na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de hoje o julgamento de pelo menos cinco recursos envolvendo a campanha presidencial do ano passado. A presidente Dilma Rousseff e o ex-governador José Serra, que disputaram o segundo turno, poderão ser punidos com novas multas por supostos deslizes cometidos durante a campanha.

Celeridade/ O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, e a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, reuniram-se ontem, a portas fechadas, com a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon. Os ministros foram ao Conselho Nacional de Justiça para cobrar mais celeridade nos processos monitorados pelo programa Justiça Plena, que envolve casos de exploração sexual contra menores de idade.

Expediente/ Secretário-geral da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho reagiu às declarações do presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça, desembargador Marcus Faver, de que o calor do meio-dia inviabiliza o funcionamento dos tribunais de Justiça das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. “Todo trabalhador brasileiro se expõe ao calor e ao sol para desempenhar seu labor. Magistrados, que trabalham em salas com ar-condicionado, não podem utilizar o calor como argumento para não trabalhar”, disparou.

Procura-se//

 O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, admitiu, ontem, que o governo procura uma empresa para tocar a construção da Usina de Belo Monte, em Rondônia, hoje a cargo do consórcio Berti, cujos canteiros foram destruídos por operários revoltados. Segundo ele, além da Vale, são empresas capazes de construir Belo Monte as de Eike Batista e a Votorantim.

Nenhum comentário: