sábado, 2 de abril de 2011

O charme funciona

 Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos
A presidente Dilma Rousseff, que era considerada um poste quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou sua candidatura, fechou os primeiros três meses de seu governo com a melhor avaliação já feita pela pesquisa CNI/Ibope: 56% das pessoas o consideram ótimo ou bom, segundo levantamento divulgado ontem. A pesquisa é realizada há 12 anos.

» » »

Qual a explicação para que Dilma tenha superado os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que em 2003 tinha 51% de aprovação, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com 41% em 1999? Simples: a nova presidente da República, com seu estilo — muito mais do que por uma mudança de política —, seduziu uma parte da classe média que votou na oposição.

» » »

Apenas 12% desaprovam Dilma, o que mostra como a oposição enfrenta dificuldades para combater o governo. A melhor avaliação é registrada na Região Norte/Centro-Oeste (63%), seguida do Nordeste (61%). No Sudeste e no Sul, onde Dilma enfrentou mais resistência na campanha eleitoral, a situação também é muito boa: 53% e 52%, respectivamente, aprovam o governo.

Xeque-mate
Os governadores do PSDB se reunirão hoje, a partir das 10 horas, no Hotel Ouro Minas: Antonio Anastasia (Minas Gerais), Anchieta Júnior (Roraima), Beto Richa (Paraná), Geraldo Alckmin (São Paulo), Marconi Perillo (Goiás), Simão Jatene (Pará), Siqueira Campos (Tocantins) e Teotônio Vilela Filho (Alagoas) confirmaram presença. O encontro será aberto por Anastasia, o anfitrião, e pelo presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra. Marcado para discutir segurança pública e educação, o encontro deve consolidar a candidatura à reeleição de Guerra, contra a vontade do ex-governador José Serra.

Na foto
O encontro entre o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter com o líder cubano Fidel Castro teve uma inesperada presença brasileira. Sobre a mesa em que os dois conversavam estava o livro A mosca azul, do escritor e colunista do Correio Frei Betto. O mineiro deve ter inspirado seu amigo Fidel, que chegou a declarar que considera Carter “um amigo”.

Voltou
 O senador Pedro Simon, do PMDB-RS, foi reconduzido à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. A CCJ é considerada a mais importante da Casa. Crítico do governo, ele tinha sido afastado pelo líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de quem é desafeto. Como o senador alagoano anda meio insatisfeito com o tratamento que sua bancada vem recebendo do Palácio do Planalto, decidiu dar mais espaço para a turma do contra na bancada. O primeiro contemplado foi Simon, que tem simpatia por Dilma Rousseff.

Incidente
O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) solicitou que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, cobre explicações das autoridades paraguaias sobre o suposto envolvimento de integrantes da Marinha de Guerra daquele país com atividades criminosas no lago de Itaipu. É frequente a troca de tiros entre policiais federais brasileiros e militares paraguaios. O último incidente ocorreu em 17 de março, quando a Polícia Federal apreendeu um barco com pneus contrabandeados e seus agentes foram alvos de tiros disparados por uma lancha da Marinha paraguaia.

Mais um
Virou febre a contestação de resultados eleitorais nos estados. Ontem, subiu para nove o número de governadores com mandatos questionados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além dos governadores de Tocantins, do Piauí, do Rio Grande do Norte, do Amazonas, do Acre, de Minas, do Ceará e do Maranhão, agora o governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), também é acusado de abuso de poder econômico nas eleições. O número deve chegar a 10 com um processo contra o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB).

Treinamento
O Ministério do Turismo começa a capacitar, a partir de
segunda-feira, 600 trabalhadores do setor no programa Profissional Bom de Copa. Para melhorar a qualidade do atendimento aos turistas nas 12 cidades sedes, até 2014, serão treinadas 8 mil pessoas

Chile
Estão de vento em popa as relações com o governo conservador do Chile. Ontem, para preparar a visita da ministra Dilma Rousseff ao país vizinho, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota (foto), se reuniu com o presidente chileno Sebastián Piñera, em Santiago, que reiterou o convite para a visita. O comércio entre o Chile e o Brasil atingiu, no ano passado, US$ 8,3 bilhões, um aumento de 58% em relação a 2009. O Brasil negocia o apoio de Piñera na reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e na candidatura do Brasil à direção-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Referendo
O senador Rodrigo Rollemberg , do PSB-DF, defendeu, ontem, na tribuna do Senado, a convocação de um referendo para a ratificação da proposta de reforma política em discussão no Congresso. O parlamentar candango defende o financiamento público de campanha e a fidelidade partidária.

Ministério
O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), criticou ontem a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério, uma promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, a iniciativa é contraditória com o combate à inflação. “O surto inflacionário que estamos vivendo pode colocar em risco toda a grande conquista brasileira com o Plano Real”, disse.

Nenhum comentário: