quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A nova classe nos aviões

Por Luiz Carlos Azedo
luizazedo.df@dabr.com.br


As companhias de aviação estão prevendo um crescimento de 18% no número de passageiros em 2010, ou seja, mais de três vezes o PIB projetado para este ano. Há uma mudança estrutural no mercado, com a ampliação da baixa classe média e do seu poder aquisitivo. Simultaneamente, houve o barateamento do transporte aéreo. Executivos da Gol e da Webjet, que hoje disputam passageiros nesse segmento, comemoram a mudança e apostam na expansão da aviação comercial.

» » »

A Gol, que surgiu no mercado vendendo passagens pela internet, abriu uma agência de verdade no Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, sudoeste de São Paulo, por onde circula 1 milhão de pessoas por dia, muitos das quais de origem nordestina. Concorrente direta, a Webjet não faz por menos: depois de instalar uma loja na Feira de São Cristóvão e outra em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, pretende abrir a terceira na Zona Sul do Rio. Nada de Ipanema ou Leblon — será na Rocinha. A chave para o sucesso é a venda programada de passagens para quem nunca viajou de avião, parcelada no cartão ou no crediário, em até 36 vezes, o que hoje já representa 10% do movimento de passageiros dessas empresas.

Aeroportos

Se não houver mudança no câmbio ou uma nova crise do petróleo, o céu é de brigadeiro para a expansão da aviação comercial. O problema fica em terra: os aeroportos já não suportam a expansão do número de passageiros e de aviões em operação. Não são apenas os passageiros que sofrem com as acomodações precárias nos aeroportos. Não há espaço nos balcões de embarque para as novas companhias, como a Webjet e a Azul, por exemplo. Falta lugar até para o pernoite dos aviões nos pátios dos aeroportos.

Passageiros

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os voos atrasam menos: média de 11% no ano passado. Em 2007, os atrasos foram de 28,6%. Em 2008, de 17,5%. Segundo a Anac, foram 126 milhões de embarques e desembarques em 2009, o que representa quase 13 milhões a mais do que em 2008. Comparado com 2007, o acréscimo em dois anos foi de 15,4 milhões

Festança

O prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias, do PT, resolveu enterrar todas as diferenças com o governador Sérgio Cabral (PMDB) e prepara uma grande festa na Baixada Fluminense para anunciar seu apoio à reeleição do peemedebista. Avalia que isso vai ajudar a consolidar sua candidatura ao Senado, ameaçada pelas pretensões da ex-governadora Benedita da Silva (PT), que integra o secretariado de Cabral. Vai aproveitar uma das inaugurações de obras do PAC para incluir o evento na agenda do presidente Lula.

Anistias

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça julga, hoje, 16 processos de filhos de políticos perseguidos durante o regime militar. Entre eles estão os de Neusa, José Vicente e João Otávio, todos filhos do ex-governador Leonel Brizola. Quando crianças, os três tiveram que deixar o país e acompanhar o pai durante os exílios no Uruguai, Estados Unidos e Portugal. Também será julgado o processo de Luiz Carlos Ribeiro Prestes, filho do ex-secretário do PCB Luiz Carlos Prestes, além de Magnólia de Figueiredo e Cláudia Cavalcanti, filha e neta do líder comunista pernambucano Paulo Cavalcanti, acusado de subversão. Entre os casos a serem analisados estão também os de Adilson, Angela e Denise, que viram o pai ser morto a tiros e depois foram banidos do país, com a mãe, Damaris Oliveira Lucena, militante da VPR.

Guardião

O juiz federal Fausto De Sanctis, de São Paulo, autorizou a Polícia Federal a abrir mais 19 inquéritos para investigar obras públicas, pessoas e empresas. Além disso, foram encaminhados pedidos de abertura de investigação a várias pessoas que apareceram durante a fase de análise dos materiais colhidos durante a Operação Castelo de Areia. Pelo menos cinco procedimentos policiais estão relacionados a obras de grande porte em diversas partes do país.

Enchentes/ A bancada gaúcha no Congresso Nacional desembarcou ontem em Brasília acompanhada de 40 prefeitos para pedir a liberação de pelo menos R$ 300 milhões aos municípios atingidos pelas enchentes desta virada de ano. Liderados pelo deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), foram recebidos pela secretária nacional da Defesa Civil, Ivone Valente, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

Posse/ O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, desembarca hoje em Moçambique, representando o presidente Lula, para prestigiar a posse do presidente da ex-colônia portuguesa na África, Armando Guebuza (Frelimo), que foi reeleito. A Fiocruz vai instalar uma fábrica de remédios usados no tratamento da Aids em Moçambique, sua primeira unidade fora do Brasil.

Drogas/ A Argentina desistiu de lançar um candidato a secretário-executivo do escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Ao mesmo tempo, enviou uma carta ao secretário-geral da ONU, Ban-Ki-Moon, apoiando para o cargo o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay.

Copa

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), governadores e prefeitos de 11 estados e capitais e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), assinam hoje o caderno de encargos dos investimentos para a Copa de 2014.

Nenhum comentário: